ISEP - DM – Engenharia Civil
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEP - DM – Engenharia Civil by Subject "Abastecimento de água"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação de ferramentas de simulação estocástica na área de planeamento de uma empresa de abastecimento de águaPublication . Costa, Ana Raquel Santos; Silva, JaimeNo presente trabalho procura-se evidenciar algumas soluções para aplicação de simulação estocástica num contexto de gestão dos ativos, aplicado a um sistema de abastecimento de água, tirando partido da informação disponível sobre a manutenção que vem realizando, ao longo dos anos. Procura-se também descrever como estas metodologias podem ser aplicadas noutros casos, futuramente, beneficiando ainda da recolha de informação de colaboradores da empresa, com experiência no cargo e com elevado conhecimento do funcionamento das infraestruturas. A simulação estocástica é uma área cujas ferramentas podem dar uma preciosa ajuda no processo de tomada de decisão. Por outro lado, as organizações preocupam-se, cada vez mais, com o tema da gestão de ativos e com os custos a si associados, começando a investir mais tempo e dinheiro nessa matéria com o objetivo de delinearem estratégias para aumentar o período de vida útil dos seus ativos e otimizarem os seus investimentos de renovação. Nesse contexto, evidencia-se que um adequado plano de intervenções de manutenção e operação é uma boa metodologia, para garantir a redução de falhas no sistema de abastecimento de uma empresa desse setor, bem como garantir que as infraestruturas se encontram em condições de funcionamento. Contudo, esta abordagem tradicional não será suficiente para garantir as melhores práticas e os objetivos que se pretendem alcançar com uma gestão de ativos atual. O trabalho inclui, ainda, um estudo de caso com que se aplicaram as ferramentas estudadas a um caso real de um grupo de bombagem, de uma das Estações Elevatórias da empresa.
- Definição e validação de zonas de monitorização e controlo de perdas de água num sistema de abastecimento em altaPublication . Moreira, Carlos Miguel Tavares; Vivas, Eduardo Bruno de FreitasA água, recurso essencial à vida, apresenta-se como um fator fulcral ao desenvolvimento socioeconómico de uma sociedade, demonstrando a sua importância como recurso estratégico e estruturante. Desta forma, compreende-se a necessidade e crescente preocupação das entidades responsáveis, pelo sector da água, na redução, dentro do possível, dos volumes de água perdidos nos sistemas de abastecimento. Para controlo e redução das perdas de água é imprescindível um processo de monitorização de todo o sistema de abastecimento de água, desde o processo de captação até à sua distribuição ao utilizador, permitindo, desta forma, um auxílio na localização das situações que carecem de uma maior atenção, para assim colmatar essas lacunas. O sucesso da monitorização encontra-se, todavia, dependente da fiabilidade dos dados medidos pelos equipamentos de medição, nomeadamente dos caudalímetros e dos medidores de nível. Na tentativa de validar o funcionamento dos principais equipamentos de medição de água no subsistema adutor Lever-Norte, da Águas do Norte, S.A., foram realizadas análises baseadas em balanços hídricos. Posteriormente, procedeu-se a estudo idêntico dos equipamentos de medição localizados nas instalações da ETA de Lever, incidindo, especialmente, numa análise das fases de captação e de elevação de água tratada. Em complementaridade às análises realizadas, foram definidas zonas de monitorização e controlo (ZMC) para o subsistema Lever-Norte com vista a um maior controlo dos caudais e perdas no sistema. Os resultados obtidos, permitiram o apuramento do funcionamento dos principais equipamentos de medição, do subsistema Lever-Norte, que revelou que as perdas verificadas são, na sua maioria, aparentes, e resultantes de diferenças de leitura dos equipamentos de medição. Não obstante, refira-se que, em alguns casos, as análises efetuadas demostraram-se inclusivas, fruto do número de variáveis que atuam em simultâneo, na avaliação de balanços hídricos e/ou das condições em que as análises se sucederam e, em que não foi possível a sua alteração.
- Estudo sobre Perdas de ÁguaPublication . Neves, Nuno Valente; Vivas, Eduardo Bruno de FreitasO presente relatório resulta de um estudo realizado na empresa Águas do Douro e Paiva, S.A. (AdDP), atual Águas do Norte, S.A., sob a forma de estágio curricular, com a duração de seis meses e que teve como tema as perdas de água na rede da empresa. Inicialmente é feito um enquadramento ao tema onde se aborda o setor das águas em Portugal, a importância do mesmo na sociedade Portuguesa e as suas principais características. É apresentada também uma introdução à empresa onde foi realizado o estágio e, posteriormente, são apresentados fundamentos teóricos relativos às perdas de água onde se incluem as diversas fases de abordagem ao problema, métodos de medição dos caudais e técnicas de localização de fugas. De modo a comparar resultados já obtidos pela empresa, foi feito um levantamento de dados anuais e mensais para o cálculo do balanço hídrico e indicadores de desempenho para toda a rede da empresa. A informação obtida foi traduzida sob a forma de gráficos e os resultados foram comparados com os resultados da empresa e com os valores recomendados pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR). Tendo em conta a problemática em estudo, foi desenvolvida uma folha de cálculo de auxílio à gestão que permite obter valores para as perdas de água diárias para os subsistemas de Lever e do Vale do Sousa e onde a informação é apresentada sob a forma de gráficos. Os vários passos necessários ao desenvolvimento da folha de cálculo são descritos no presente relatório e é explicado o funcionamento e distribuição dos diversos componentes da rede.
- Projeto de Reabilitação de Edifício AntigoPublication . Mendes, Pedro Miguel Soares; Campeão, José Carlos RodriguesNos últimos anos a reabilitação de edifícios antigos em Portugal começa a ter relevância no volume de negócios do setor da construção civil. Nas últimas décadas o setor focou-se e vocacionou-se para a construção de edifícios novos, que conduziu ao abandono dos edifícios antigos, considerados como obsoletos e desadequados às exigências da sociedade contemporânea. O abandono dos edifícios antigos conduziu à degradação dos centros das cidades, em particular das zonas históricas, à redução das relações socioeconómicas e perda de valor patrimonial. Tornou-se senso comum entre a maioria dos agentes intervenientes no setor, que a reabilitação de edifícios antigos era dispendiosa, com dificuldade extrema em satisfazer as atuais exigências de mercado e que o ideal seria demolir para construir de novo. O paradigma tem-se vindo a alterar nos últimos anos, fruto do forte incentivo por parte do poder político, do crescente aumento de interesse da sociedade em manter a identidade das cidades e do seu património edificado e da pressão turística que se vem sentido nos últimos anos. O desafio, porém, mantêm-se difícil e concretizar pela perda de conhecimento de técnicas antigas de construção e da falta de pessoal com formação adequada à natureza própria dos trabalhos de reabilitação. Com o presente projeto pretende-se demonstrar que, embora seja um processo complexo, sujeito a variáveis imprevisíveis tais como, o real estado do edifício quando sujeito à intrusão que o processo de obra implica, a reabilitação de um edifício pode conduzir ao sucesso do empreendimento. Para tal é necessário que a sua viabilidade seja estudada com base em diagnósticos aprofundados do real estado do edifício e em estudos de mercado nas áreas da construção, comercialização ou exploração do empreendimento. Outro aspeto de extrema importância que se pretende demonstrar, é a importância da elaboração de projetos pensados em sintonia entre os projetistas intervenientes. Uma boa coordenação em projeto, permite a previsão da ocorrência de incompatibilidades entre as diversas especialidades e tomada de medidas de resolução. Pretende-se também elaborar peças desenhadas que permitam leitura clara e esclarecedora por parte dos executantes da obra de reabilitação, quanto à constituição dos materiais e forma de execução.