ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 10 of 34
Results Per Page
Sort Options
- Aprendendo juntos: O poder da cooperação no desenvolvimento holístico da criançaPublication . Santos, Sara Filipa Oliveira; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de; Moreira, Sónia Maria dos Santos PeresVI RESUMO ANALÍTICO O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada, integrada no 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que permite a profissionalização para um perfil duplo docente. Este documento intenciona a descrição e reflexão do percurso realizado ao longo da Prática Educativa Supervisionada, nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, mobilizando saberes científicos, legais e pedagógicos. O percurso formativo sustentou-se na metodologia de Investigação-Ação, processo cíclico que abrange as fases de observação, planificação, ação e reflexão, possibilitando a melhoria do desempenho pedagógico. As práticas educativas desenvolvidas basearam-se no paradigma socioconstrutivista, no qual as crianças ocupam o centro da ação educativa enquanto protagonistas da sua aprendizagem, cabendo ao docente o papel de mediador, facilitador e organizador, que acolhe, inspira e motiva. Assim sendo, procurou-se proporcionar experiências ricas e estimulantes, que promovem aprendizagens significativas, a fim de as crianças alcançarem os conhecimentos, capacidades e atitudes preconizados nos documentos curriculares estruturantes. Essas práticas envolveram, igualmente, a comunidade educativa e as famílias, reconhecendo a importância da articulação entre os diversos contextos de vida da criança. Para a construção da identidade profissional, demonstrou-se fundamental a reflexão, marcada por uma atitude indagadora e critica, que permitiu tomar decisões sobre a prática e adaptá-la às características de cada criança. Neste relatório, salienta-se, também, o trabalho cooperativo entre a mestranda, as crianças, o par pedagógico, as orientadoras cooperantes e as supervisoras institucionais, que favoreceu o intercâmbio de saberes e a reflexão conjunta.
- Artes na escola, escola com artePublication . Duarte, Regina Marisa da Silva; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de; Moreira, Sónia Maria dos Santos PeresO presente relatório de estágio foi redigido no âmbito do 2.º Ciclo de estudos em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, com o objetivo fulcral de refletir sobre o percurso de construção profissional de perfil duplo em contextos reais de aprendizagem. Assente numa abordagem socioconstrutivista, a intervenção educativa foi orientada pela valorização das artes como eixo integrador do currículo, reconhecendo nas linguagens artísticas — Música, Artes Visuais, Teatro e Dança — um lugar central para a construção de saberes significativos, a promoção da inclusão e o respeito pela diversidade de estilos de aprendizagem. A prática pedagógica foi conduzida sob uma perspetiva de investigação-ação, permitindo uma atuação reflexiva, crítica e situada, sustentada por um quadro normativo e teórico atual. As experiências desenvolvidas procuraram articular, de forma transversal, as Artes com os conteúdos de Português, Matemática e Estudo do Meio, potenciando uma abordagem transdisciplinar, sensível, cooperativa e colaborativa do currículo. O relatório constitui, assim, um exercício de reflexão sobre a ação educativa mediada pelas Artes, revelando um compromisso com práticas pedagógicas inovadoras, integradoras e humanistas, que colocam o aluno no centro do processo educativo. Este percurso formativo contribuiu decisivamente para a construção de um perfil de docente duplo, consciente, regido pelos valores éticos e criativos.
- Cooperar para aprender e aprender a cooperar: Inovação pedagógica na EPE e no 1.º CEBPublication . Carvalho, Sofia Alexandra Aleixo; Moreira, Sónia Maria dos Santos Peres; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri deO presente Relatório de Estágio incide sobre o processo de formação realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada, integrada no 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento, que constitui um requisito imprescindível para a profissionalização para um perfil duplo docente, objetiva a reflexão sobre a experiência vivenciada nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Considerando o paradigma socioconstrutivista, este relatório reconhece a criança enquanto sujeito e agente do processo educativo, encarando o docente como mediador, o qual planeia e executa abordagens inovadoras e inclusivas, que contribuem para o desenvolvimento holístico das crianças. Por conseguinte, as práticas educativas desenvolvidas atentaram ao ciclo dinâmico de observação, planificação, ação e reflexão, característico da metodologia de investigação-ação, promovendo aprendizagens significativas e potenciadoras do preconizado nos documentos orientadores curriculares da prática educativa. Assim, procurou-se dinamizar ações pedagógicas para e com a comunidade educativa e os pais/famílias, atendendo à profunda relevância que tal pressupõe no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. O documento denota, ainda, a importância da construção de uma atitude profissional reflexiva, facilitadora da tomada de decisões em contextos de singularidade, o que contribui significativamente para o processo de construção da identidade profissional do docente com perfil duplo. Além disso, o relatório aponta para uma perspetiva de construção colaborativa dos saberes profissionais, entre a díade e a equipa pedagógica, fomentando uma prática educativa coesa e intencional, adequada aos interesses, necessidades e fragilidades de cada criança.
- A criança e o outro: o papel da comunicação e cooperação no contexto educativoPublication . Oliveira, Maragrida Neves Carvalho deO presente Relatório de Estágio visa a profissionalização para um perfil duplo, habilitando a docência em contextos de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, este documento espelha, de forma crítica, reflexiva e fundamentada, o percurso formativo da mestranda durante a Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida nestes dois níveis educativos. A prática pedagógica adotada assentou num paradigma socioconstrutivista, que reconhece a criança como protagonista do seu processo educativo, destacando a cooperação e a comunicação como elementos fundamentais para a construção do conhecimento. Nesse sentido, promoveu práticas pedagógicas alinhadas com os documentos curriculares orientadores, que fossem contextualizadas e verdadeiramente inclusivas, valorizando a heterogeneidade presente nos contextos educativos. Reforçando a importância da continuidade pedagógica entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, compreendeu o brincar, a descoberta e a experimentação como meios privilegiados para a construção de aprendizagens significativas ao longo de toda a infância. Simultaneamente, o envolvimento ativo das famílias e da comunidade educativa foi fundamental para enriquecer o processo educativo e assegurar o desenvolvimento integral das crianças. Orientada pela metodologia de Investigação-Ação, a construção da identidade profissional da mestranda revelou-se um processo contínuo, marcado pela reflexão constante, pela superação de desafios e pela transformação da prática pedagógica. Nesse percurso, a colaboração com o par pedagógico e a equipa educativa desempenhou um papel crucial, promovendo a partilha de saberes e a melhoria contínua da ação docente.
- Educa na Diferença, Cresce na Diversidade!Publication . Boia, Marta Isabel Correia da Rocha; Moreira, Sónia Maria dos Santos Peres; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri deO presente relatório insere-se na Unidade Curricular da Prática Educativa Supervisionada, do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, constituindo um requisito essencial para a obtenção do grau de Mestre. Este documento reflete, de forma crítica e fundamentada, a experiência profissional da mestranda em contextos de ensino, envolvendo as valências da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A intervenção educativa desenvolvida foi orientada por princípios de intencionalidade pedagógica e teve como foco a criança enquanto sujeito ativo da aprendizagem, promovendo o seu envolvimento e desenvolvimento integral. Neste processo, reconheceu-se ainda a relevância da colaboração com as famílias e com a comunidade educativa, enquanto elementos essenciais na construção de ambientes educativos enriquecedores, coerentes e promotores de continuidade nas experiências de aprendizagem. A prática fundamentou-se na mobilização de saberes científicos, pedagógicos e didáticos, articulados com os referenciais normativos e legais em vigor, e na valorização do trabalho colaborativo entre os diferentes agentes educativos. Foram utilizadas metodologias, estratégias e recursos diversificados, adequados às especificidades dos contextos, favorecendo práticas reflexivas e ajustadas às necessidades de cada grupo. A metodologia de Investigação-Ação, de natureza cíclica — observação, planificação, ação e reflexão — foi o alicerce da prática, permitindo um constante aperfeiçoamento das intervenções. Inserida num paradigma socioconstrutivista, esta abordagem contribuiu para a melhoria das práticas e para a construção de uma identidade profissional de perfil duplo. O relatório traduz, assim, um percurso formativo consciente, intencional e reflexivo, sustentado no compromisso ético com a educação.
- Eu, o outro e o mundo que nos rodeia: práticas educativas na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Coelho, Ana Maria Martins; Moreira, Sónia Maria dos Santos Peres; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri deO presente relatório centra-se na experiência formativa desenvolvida no contexto da Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida nas valências da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Trata-se, portanto, de um documento que permite a profissionalização para um perfil duplo docente. Este documento integra a fundamentação teórica, a reflexão e a descrição das práticas educativas implementadas, evidenciando os conhecimentos desenvolvidos ao longo do percurso académico. As práticas educativas seguiram a metodologia de investigação-ação, colocando-se em prática os processos de observação, planificação, reflexão e avaliação. Para além disto, as práticas foram orientadas segundo o paradigma socioconstrutivista, centrado no papel ativo da criança na construção do conhecimento, de modo a promoverem-se aprendizagens significativas. As atividades foram planificadas com base nos interesses e necessidades das crianças, em articulação com os documentos orientadores curriculares da Educação Pré-Escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico. Existiu a promoção de práticas para e com a comunidade educativa, no sentido de valorizar o papel e participação destes elementos, na inclusão de uma escola aberta a todos. Ao longo de toda a Prática Educativa Supervisionada houve uma reflexão constante no sentido da melhoria e construção da identidade profissional ética, comprometida com os princípios de uma educação de qualidade. Para além disto, o trabalho colaborativo entre a díade e a equipa pedagógica contribuiu para a organização e entreajuda, no sentido de criar propostas enriquecedoras, que permitam dar voz às crianças, tornando-as protagonistas do seu processo de aprendizagem.
- Relatório de estágio Cláudia Sofia Pinto RodriguesPublication . Rodrigues, Cláudia Sofia Pinto; Alves, Cristina Isabel Ferreira; Graça, Vânia Gabriela DiasO presente relatório de estágio insere-se na Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, constituindo um elemento central no processo de profissionalização docente com habilitação para um perfil duplo. Este documento visa apresentar uma reflexão crítica e fundamentada sobre o percurso formativo da mestranda, promovendo práticas pedagógicas intencionais, significativas e contextualizadas em ambos os níveis educativos. As intervenções foram orientadas por uma abordagem socioconstrutivista, alicerçadas na metodologia de investigação-ação, com ciclos contínuos de observação, planificação, ação e reflexão. Privilegiaram-se metodologias ativas centradas na criança, com especial destaque para a Metodologia de Trabalho de Projeto e a Rotação por Estações, que potenciaram aprendizagens significativas, diferenciadas e alinhadas com os documentos orientadores curriculares (OCEPE, AE, PASEO). A construção progressiva da identidade profissional foi fortalecida por uma reflexão sistemática, pelo diálogo constante com os agentes educativos e por um compromisso ético com a inclusão, a equidade e o bem-estar das crianças. O trabalho colaborativo, em particular com a díade, a equipa pedagógica e as famílias, revelou-se determinante para a co-construção de práticas educativas enriquecedoras e para a consolidação de uma cultura de participação. Este relatório evidencia, assim, a relevância do docente com perfil duplo na articulação entre ciclos, no fortalecimento da continuidade educativa e na implementação de práticas pedagógicas inovadoras, comprometidas com o desenvolvimento integral da criança.
- Relatório de Estágio de Ana Camila Moreira BriotePublication . Briote, Ana Camila Moreira; Graça, Vânia Gabriela Dias; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri deO presente documento, designado de Relatório de Estágio, incide sobre as práticas educativas desenvolvidas nos contextos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, habilitando para a profissionalização de um perfil duplo docente. Ao longo de todo o processo formativo, foram mobilizados referenciais teóricos, legais e práticos que orientaram a prática pedagógica nos diferentes níveis de ensino. Neste sentido, destaca-se a implementação de ações educativas sustentadas num paradigma socioconstrutivista, no qual a criança assume um papel ativo no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem. Assim, no decorrer do documento, a mestranda adotou uma postura reflexiva e crítica, sustentada na Metodologia de Investigação-Ação que, permitiu dar resposta às necessidades e interesses das crianças, bem como possibilitar a construção da identidade profissional, a partir do processo cíclico de planificação, ação, observação e reflexão. Ademais, será evidenciado o trabalho colaborativo desenvolvido em cada nível educativo, nomeadamente entre o par pedagógico, as docentes cooperantes, as supervisoras institucionais, as crianças e as respetivas famílias. Por fim, o desenvolvimento de práticas educativas intencionais e adequadas proporcionou à mestranda o aprimoramento de competências pessoais e profissionais, bem como a construção de um perfil de duplo docente.
- Relatório de Estágio de Ana Catarina Francisco GonçalvesPublication . Gonçalves, Ana Catarina Francisco; Graça, Vânia Gabriela Dias; Alves, Cristina Isabel FerreiraO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, do 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, constituindo um requisito fundamental para a profissionalização docente, com foco no desenvolvimento de competências para um perfil duplo. A experiência formativa desenvolvida abrangeu os dois níveis de ensino, promovendo a construção da identidade profissional através da reflexão contínua, do trabalho colaborativo e da articulação entre a teoria e a prática. A prática educativa desenvolvida baseou-se na metodologia de investigação-ação, assente num paradigma socioconstrutivista que privilegia aprendizagens significativas, contextualizadas e centradas na criança. As atividades pedagógicas planificadas e implementadas foram orientadas por ciclos de observação, ação e reflexão, atendendo às necessidades e interesses dos grupos, assegurando a concretização dos princípios estabelecidos nos documentos curriculares orientadores. Destaca-se que as práticas educativas se basearam na utilização de metodologias ativas e de abordagens pedagógicas, destacando a Metodologia de Trabalho de Projeto. Por sua vez, o trabalho colaborativo entre os diferentes agentes educativos, designadamente, crianças, famílias, docentes cooperantes, supervisoras institucionais e o par pedagógico, revelou-se fundamental para o desenvolvimento de práticas educativas intencionais, participativas e inclusivas. A articulação com a comunidade educativa e familiar permitiu a construção de ambientes de aprendizagem ricos e significantes, potenciando o envolvimento ativo de todos no processo educativo. Este relatório reflete, assim, uma experiência educativa intencional, crítica e transformadora, que contribuiu para a formação de uma profissional consciente, participativa e comprometida com a qualidade da educação.
- Relatório de Estágio de Beatriz Albino de Castro MachadoPublication . Machado, Beatriz Albino de Castro; Graça, Vânia Gabriela Dias; Alves, Cristina Isabel ferreiraO presente relatório de estágio reflete o percurso formativo desenvolvido no âmbito da Prática Educativa Supervisionada nos contextos de educação pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, habilitando para um perfil duplo docente. Este documento procura evidenciar as competências e aprendizagens adquiridas, articulando saberes científicos, pedagógicos e didáticos com os documentos normativos, de modo a promover uma postura crítica, reflexiva e aberta à mudança, consciente de que a identidade profissional docente está em constante evolução. Ao longo deste percurso, destaca-se a importância da aprendizagem cooperativa, explorando os seus cinco princípios fundamentais, articulando com a exploração do tema “O respeito” no 1º Ciclo do Ensino Básico, bem como a gestão de conflitos entre pares, a frustração e o manuseamento do livro físico na Educação Pré-escolar. As práticas educativas implementadas procuram seguir uma abordagem inclusiva, valorizando o papel ativo da criança na construção do seu conhecimento e o docente como mediador do processo de aprendizagem. Além disso, a metodologia de investigação-ação orientou todo o processo, num ciclo contínuo de observação, planificação, ação e reflexão, potenciando práticas inovadoras e ajustadas às necessidades do grupo. O trabalho colaborativo em díade pedagógica, as docentes cooperantes, as crianças e as supervisoras institucionais revelou-se fundamental para o desenvolvimento de práticas contextualizadas, diferenciadoras e criativas, promovendo o desenvolvimento holístico das crianças e o crescimento pessoal e profissional do docente de perfil duplo, assegurando a continuidade educativa entre a educação pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico.
