ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio de Catarina Paiva FerreiraPublication . Ferreira, Catarina Paiva; Graça, Vânia Gabriela Dias; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri deO presente relatório enquadra-se na Unidade Curricular (UC) da Prática Educativa Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Dada a componente prática da UC, este documento pretende apresentar e refletir sobre as práticas educativas desenvolvidas na PES, mobilizando os referentes teórico-legais que sustentam as ações pedagógicas. Neste sentido, a mestranda procurou seguir as etapas de uma metodologia de investigação-ação, com recurso ao questionamento sistemático e foco permanente na melhoria das práticas. Seguindo uma visão construtivista e democrática, a criança foi sempre colocada no centro da ação, dando-lhe voz em todas as etapas de aprendizagem. Assim sendo, as intervenções tiveram por base metodologias ativas de aprendizagem a par do uso das tecnologias digitais, o trabalho colaborativo e cooperativo, a articulação de saberes e a contextualização e adaptação do currículo. Neste documento é, ainda, refletida a importância do desenvolvimento da consciência fonológica tanto na valência de EPE como do 1.º CEB, e a sua influência no desenvolvimento da articulação da fala e da aprendizagem da leitura e escrita. Salienta-se, por fim, a relevância das parcerias entre a família e comunidade, bem como da escola e o seu envolvimento nos projetos desenvolvidos.
- Relatório de Estágio de Mariana Pereira ReisPublication . Reis, Mariana Pereira; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri; Moreira, Sónia Maria dos Santos PeresO presente relatório de estágio insere-se no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, componente do segundo ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e visa a obtenção do grau de mestre. Este documento, elaborado ao longo do ano letivo, relata o percurso formativo da mestranda na construção de um perfil duplo de docente, alcançado através da coconstrução de saberes com o par pedagógico, o professor e a educadora cooperantes, bem como as supervisoras institucionais. Defensora de um paradigma socio construtivista, a mestranda orientou a sua prática pelo respeito e valorização das diferentes formas de expressão das crianças, promovendo a sua participação ativa no processo de aprendizagem. Para garantir a realização de atividades significativas e contextualizadas, que contribuíssem para o desenvolvimento integral das crianças, a sua prática foi alicerçada em fundamentos teóricos, didático-pedagógicos e legais. Com o objetivo de melhorar a sua atuação pedagógica, a mestranda desenvolveu uma postura reflexiva, apoiando-se na metodologia de Investigação-Ação, caracterizada por ciclos contínuos de observação, planificação, ação e reflexão. Esse processo permitiu ajustar a prática às características e necessidades das crianças em cada contexto educativo, promovendo uma abordagem inclusiva e equitativa. Dessa cooperação entre os diversos agentes educativos, surgiram dois projetos de intervenção: um no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico e outro na Educação Pré-Escolar, ambos desenvolvidos de acordo com as fases da Metodologia de Trabalho por Projeto