ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Construção da profissionalidade docente: aprendizagens de uma professora em formação no 1.º e no 2.º ciclos do Ensino BásicoPublication . Cerqueira, Mariana da Silva; Duarte, PedroO presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular anual Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento constitui um dos elementos de avaliação da unidade curricular, assim como é um requisito formal obrigatório para a aceitação a prova pública e para a conclusão do segundo ciclo de estudos superiores. O relatório engloba uma dimensão reflexiva e descritiva, debruçando-se sobre o percurso da professora estagiária ao longo do ano de estágio curricular nos 1.º e 2.º Ciclos de Ensino Básico, espelhando os conhecimentos científicos e pedagógico-didáticos construídos. O relatório contempla, ainda, uma dimensão investigativa com o desenvolvimento de um projeto de investigação realizado no 1.º CEB, centrado na questão "De que forma o trabalho pedagógico que promove a articulação curricular horizontal com a Educação Física pode facilitar o desenvolvimento de competências sociais em crianças do 1.º CEB?". Neste sentido, foram implementadas quatro sessões, em que se procurou fazer articulação curricular com foco em Educação Física de maneira a desenvolver, nos alunos, competências sociais como a interação entre pares e o respeito pelo outro, promovendo aprendizagens e contextos cooperativos. Este relatório reflete, não só o crescimento profissional da professora em formação, como também o compromisso com uma prática pedagógica intencional e centrada nos alunos.
- A docência e a compreensão leitora – um processo emocionalPublication . Pinto, Márcia Gomes; Oliveira, Inês; Serrão, CarlaO presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular anual Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, para obtenção do grau de mestre pela Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Este documento reúne um conjunto de dimensões reflexivas e descritivas acerca das experiências vividas pela professora em formação, bem como os pressupostos teóricos e legais que sustentam o trabalho realizado. Num contexto cada vez mais digital e tecnológico, em que a desinformação deturpa a verdade, pareceu ser urgente recuperar o que é tangível: o pensamento crítico e as emoções que conferem humanidade às pessoas. Assim, foi de forma natural que surgiu a ideia do tema do presente Relatório, que articula a prática docente com a leitura mediada de textos literários, encarados como uma ferramenta de alfabetização emocional. A inteligência emocional é, neste âmbito, potenciadora de processos cognitivos cerebrais que promovem a atenção e impactam a compreensão leitora. Ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, foi permitido à professora em formação aprimorar estratégias de ensino, adaptar a teoria à prática em contexto real e familiarizar-se com o ambiente escolar. Desta experiência resultou um projeto investigativo, em que se recorreu à metodologia Investigação-Ação, procurando aferir a possível correlação entre atenção plena, compreensão leitora e inteligência emocional. Este projeto não só contribuiu para o desenvolvimento de estratégias que visam o aperfeiçoamento da compreensão leitora, como abre caminho para futuras pesquisas.
- Ensinar Aprender HumanizarPublication . Carneiro, Raquel Cecília da Silva; Macedo, Ana Cristina Vasconcelos Pereira deNum tempo marcado pela aceleração digital e pela lógica tecnocrática que atravessa a escola, torna-se imperativo devolver centralidade à dimensão humana da educação, promovendo o pensamento crítico, a criatividade e o sentido ético do ensinar. O presente Relatório de Estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo, da Escola Superior de Educação do Porto, espelha um percurso de formação sustentado na reflexão e na experimentação pedagógica em contextos educativos distintos, mas complementares. Organizado em cinco grandes eixos — enquadramento profissional, intervenção nos contextos escolares, descrição das práticas, fundamentos metodológicos e análise de resultados — o relatório documenta experiências de ensino que cruzam literatura, ciência, história e cidadania. Entre os projetos desenvolvidos, destacam-se práticas de leitura simbólica e dramatização em torno da memória democrática, atividades interdisciplinares sobre os direitos humanos, a experimentação científica com base em textos literários e a dinamização de um clube de leitura como espaço de formação leitora e humana. Os resultados obtidos evidenciam que a leitura literária, quando mediada criticamente, permite interpelar o mundo e formar sujeitos mais conscientes e criativos. Este percurso formativo reafirma, assim, a importância de uma escola onde a imaginação, o conhecimento e a ética caminhem lado a lado, ao serviço de uma educação verdadeiramente transformadora.
- Entre desafios e descobertas: a importância das estratégias de planificação textual no processo de escritaPublication . Abreu, Ana Margarida Gonçalves; Costa, José AntónioO presente relatório apresenta a experiência vivida pela professora em formação no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, no 1.º e 2.º CEB. Constituindo uma passagem da teoria à prática, teve como objetivo a aplicação de todo o conhecimento pedagógico-didático adquirido ao longo do percurso formativo, no contexto real de ensino. Neste sentido, destaca-se a fundamentação da intervenção à luz dos documentos orientadores e normativos e da observação e caracterização do contexto educativo, onde decorreu a mesma, permitindo uma adequação da ação pedagógica. Além disso, reflete-se sobre as competências essenciais ao exercício docente nas diversas áreas, com especial foco na diversificação de estratégias ativas e intencionais, de forma a garantir o desenvolvimento integral de todos os alunos, preconizado no PASEO. Além disso, o relatório inclui uma dimensão investigativa, que aborda a relevância das estratégias de planificação na produção textual como forma de promover a competência compositiva dos alunos de uma turma do 5.º ano. A partir de uma investigação-ação, depois da leitura de bibliografia, foram recolhidos e analisados dados, que sugeriram uma influência positiva desta etapa do processo de escrita na qualidade global dos textos. Sublinha-se, assim, a necessidade de avaliar sistematicamente a ação docente, no sentido de aferir a sua relevância e eficácia, permitindo um reajustamento e reformulação, que deve ser constante para a promoção de um ensino de qualidade.
- Entre sonhar e exercer: a viagem pelo aprender a serPublication . Rebelo, Maria Inês Teixeira; Maia, CristinaO presente Relatório de Estágio documenta o percurso da mestranda no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Trata-se de um documento cujo principal objetivo se encontra relacionado com a reflexão sobre aspetos legais, teóricos, pedagógicos e didáticos inerentes à profissão docente, dando conta das aprendizagens realizadas e desafios superados ao longo do último ano de formação inicial da mestranda. Aclara-se, por isso, que o processo de colaboração e intervenção nos contextos educativos evidencia um crescente desenvolvimento profissional da professora em formação, sustentado numa progressiva construção da sua identidade docente. Esta surge ao serviço de uma Educação hodierna, de qualidade, pautada pelo reconhecimento das emoções do professor e do aluno e, principalmente, reflexiva, tendo em vista a melhoria das práticas pedagógicas. Este Relatório abarca, ainda, uma dimensão investigativa na qual se procurou indagar a relevância da abordagem emocional da área disciplinar de História e Geografia de Portugal no desenvolvimento da empatia histórica numa turma do 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, suportada numa análise mista dos dados recolhidos através das narrativas dos alunos, da observação direta e do inquérito por questionário, tornou-se possível atestar o potencial da abordagem referida no desenvolvimento da empatia histórica, sendo, contudo, reconhecidas as limitações do estudo
- Mudam-se os contextos, cruzam-se as culturas: percursos de uma professora em formaçãoPublication . Ferreira, Ana Filipa Miranda Neto; Lopes, Ana Sofia; Oliveira, InêsO presente relatório documenta a Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no âmbito do Mestrado em Ensino no1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, realizada no ano letivo 2024/25 em contextos educativos do distrito do Porto. A experiência formativa decorreu numa turma do 2.º ano do 1.º CEB e em turmas do S.º e 6.º anos no 2.º CEB, privilegiando metodologias ativas centradas na Aprendizagem Cooperativa e na articulação de saberes. O enquadramento teórico assenta na conceção do professor como profissional reflexivo e investigador, capaz de responder aos desafios da escola contemporânea, sobretudo no que respeita à integração de alunos estrangeiros e à promoção de práticas inclusivas. A caracterização dos contextos educativos revelou uma significativa diversidade cultural e social, potenciando o desenvolvimento de competências interculturais. As intervenções pedagógicas foram diferenciadas e ajustadas às especificidades de cada ciclo de ensino. No1.º CEB, adotou-se uma abordagem integrada do currículo, articulando diversas áreas do saber. No 2.º CEB, desenvolveram-se Unidades Didáticas que articularam Português e HGP, promovendo aprendizagens contextualizadas e significativas. A dimensão investigativa concretizou-se num projeto de investigação-ação sobre estratégias de planificação textual no 2.º ano, o qual evidenciou melhorias na qualidade das produções escritas e no desenvolvimento da autonomia dos alunos. Os resultados sugerem que o ensino explícito da planificação contribui para o desenvolvimento da escrita, embora a sua generalização requeira investigações futuras com amostras mais alargadas e contextos diversificados.
- Notas que se ouvem, saberes que se constroem: um percurso pela formação docentePublication . Fernandes, Mónica Maria Ribeiro; Duarte, PedroEste Relatório de Estágio insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Assume-se como parte integrante da avaliação final do percurso formativo, refletindo as aprendizagens, as decisões pedagógicas e os desafios vivenciados ao longo do estágio realizado em ambos os ciclos. O presente documento procura articular teoria e prática, numa perspetiva reflexiva e investigativa, valorizando o papel do professor como agente de mudança, mediador do currículo e promotor de aprendizagens significativas. Ao longo da intervenção pedagógica, foram desenvolvidas diversas aulas, bem como atividades com a comunidade educativa, reforçando o compromisso com uma escola centrada nos alunos. Além disso, a dimensão investigativa assumiu um lugar central com a conceção, execução e análise de um projeto de investigação-ação desenvolvido no 2.º Ciclo do Ensino Básico, onde se explorou a influência da música como promotor de aprendizagens na área disciplinar de Português. Este projeto permitiu compreender de que forma recursos artísticos, como a música, podem tornar a aprendizagem mais significativa, promovendo o desenvolvimento linguístico, a expressão oral e a participação ativa dos alunos. Este relatório constitui, assim, o culminar de um percurso de formação que se construiu entre a prática, a reflexão e o compromisso profissional com uma docência consciente, ética e transformadora.
- Rumo ao horizonte da Educação: uma viagem transformadoraPublication . Ferreira, Maria José Barbosa Dias; Maia, Cristina Maria Ferreira da Costa RibeiroEste relatório resulta da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, parte fundamental do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo central deste documento é apresentar uma análise detalhada do percurso pedagógico da mestranda durante a sua prática pedagógica, enfatizando tanto os aspetos teóricos e legais que orientaram sua prática quanto as competências científicas, pedagógicas e didáticas aplicadas. A elaboração deste relatório evidencia como a formação académica da mestranda foi crucial para fundamentar e direcionar a sua atuação pedagógica. A formação teórica proporcionou uma base sólida para a aplicação de abordagens construtivistas, permitindo à mestranda implementar estratégias que não apenas refletiram o seu entendimento dos princípios educacionais, mas também se ajustaram às necessidades e contextos específicos das turmas com as quais trabalhou. A formação académica também foi fundamental para a criação de práticas de ensino que visavam uma melhoria contínua das aprendizagens dos alunos. A Prática de Ensino Supervisionada permitiu à mestranda experimentar e adaptar diferentes metodologias pedagógicas e recursos didáticos em dois ciclos distintos de ensino: o 1.º e o 2.º Ciclo do Ensino Básico. Esta experiência diversificada foi enriquecedora, pois possibilitou a aplicação prática de conhecimentos teóricos e a personalização das estratégias pedagógicas de acordo com as características e necessidades das turmas. A interação com alunos de diferentes idades e contextos ofereceu uma visão ampla dos desafios e oportunidades presentes em cada ciclo de ensino. Além da prática pedagógica, o relatório incorpora uma componente investigativa significativa. Esta inclui um estudo empírico que avalia a eficácia das estratégias de ensino implementadas, analisando os erros cometidos pelos alunos na resolução de problemas com base na categorização proposta por Newman (1983). A análise detalhada desses erros permite compreender melhor as dificuldades enfrentadas pelos alunos e ajustar as abordagens pedagógicas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. O relatório não apenas documenta as experiências e os desafios encontrados durante a prática educativa supervisionada, mas também reflete sobre o impacto da prática pedagógica na formação profissional da mestranda. A Prática de Ensino Supervisionada é descrita como o ponto de partida para um percurso contínuo de desenvolvimento profissional, destacando a importância de práticas reflexivas e investigativas na formação do professor. A mestranda é incentivada a utilizar as experiências adquiridas para aprimorar a sua prática docente e contribuir para a formação integral dos alunos.