ESE - DPRM - Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer ESE - DPRM - Ensino de Educação Musical no Ensino Básico por Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) "04:Educação de Qualidade"
A mostrar 1 - 10 de 18
Resultados por página
Opções de ordenação
- Adaptação de professores de música a turmas de 1º ciclo com alunos de necessidades adicionais de suportePublication . Silva, Marta Santos da; Bessa, RuiO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino de Educação Musical (EM) no Ensino Básico (EB) na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto. O documento articula a componente prática com o desenvolvimento de um projeto de investigação, realizado ao longo do ano letivo de 2024/2025. O relatório organiza-se em três partes principais: Observação da Prática Musical no 2º Ciclo do Ensino Básico, a Prática de Ensino Supervisionada e o Projeto de Investigação, desenvolvido em subcapítulos. No primeiro capítulo, descreve-se a fase inicial da PES, centrada na observação da prática de ensino da EM no contexto do EB. Esta etapa foi essencial para compreender as metodologias e dinâmicas presentes no ensino da música em contexto real. No segundo capítulo, é feita uma contextualização da Escola Básica e Secundária de Lustosa, local onde decorreu a PES. Neste segmento, apresento as características da instituição e da turma atribuída, bem como o cronograma das atividades desenvolvidas ao longo do ano. O terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação intitulado “Adaptação de professores de música do 1.º ciclo a turmas com alunos de Necessidades Adicionais de Suporte”. Este estudo tem como objetivo analisar as estratégias pedagógicas adotadas por docentes em contextos inclusivos. O estudo segue uma abordagem qualitativa, recorrendo a revisão de literatura, observações e entrevistas para a recolha e análise dos dados.
- Criação e exploração de paisagens sonoras como estratégia didática na Educação Musical: um estudo de caso no Ensino BásicoPublication . Rodrigues, Tomás David da Silva; Pinho, Nuno Miguel Peixoto deNo âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-P.Porto) foi elaborado o presente relatório de estágio. O relatório começa com um capítulo dedicado às observações de aulas realizadas no início do ano letivo de 2024-2025, o qual abarca uma reflexão sobre esse percurso. O segundo capítulo aborda a prática educativa desenvolvida ao longo do ano letivo, como professor estagiário da área disciplinar de Educação Musical. Por último, um terceiro capítulo que se destina à investigação sobre a utilização e criação de Paisagens Sonoras no Ensino Básico em Educação Musical. Neste capítulo são apresentadas a contextualização, a metodologia empregue tal como os resultados e a respetiva discussão dos mesmos. Trata-se de uma investigação-ação com uma turma de 5º ano e a colaboração de professores e investigadores
- Educação Musical: como é potencializar a musicalidade nos alunosPublication . Maciel, Lizana Loch; Bessa, Rui Manuel Pereira da SilvaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Porto. No primeiro capítulo, o foco incide sobre a observação de aulas de Educação Musical no 2.º ciclo, realizada em oito escolas, o que proporcionou um primeiro contacto com a prática pedagógica e com diferentes estratégias e metodologias de ensino ao longo do ano letivo de 2024/2025. O segundo capítulo apresenta o meu percurso na Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida no Agrupamento de Escolas Escultor António Fernandes de Sá, com a turma do 6.º C, entre os meses de outubro de 2024 e junho de 2025. Descrevem-se as características da escola, da turma e da sala de aula, bem como a planificação das atividades realizadas ao longo do ano letivo, culminando numa reflexão final sobre o estágio. Por fim, no terceiro e último capítulo, expõe-se o projeto de investigação desenvolvido ao longo do ano letivo, centrado no estudo da musicalidade e na forma como esta pode ser desenvolvida e potencializada no âmbito da Educação Musical. A investigação contempla as perspetivas de diferentes professores sobre a importância da musicalidade no contexto da sala de aula e identifica estratégias utilizadas para a promover no ambiente educativo, procurando, assim, compreender as práticas pedagógicas adotadas e os desafios que se colocam ao processo de ensino da música.
- Hino à música: a prática vocal no 2º ciclo de Educação MusicalPublication . Loureiro, Jéssica Alexandra Marques; Hiney, AoifeO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. O presente relatório inicia com registo da observação realizado em 9 escolas diferentes em turmas do 2º ciclo, durante o ano letivo de 2024/2025. Na segunda parte, é apresentado o Relatório de Prática de Ensino Supervisionado (PES), que se realizou no Agrupamento de Escola Escultor António Fernandes de Sá, na turma do 5ºA, entre outubro e junho de 2025. A terceira parte está dedicada ao projeto de investigação, que também foi realizado no âmbito do PES. O projeto de investigação visava investigar o potencial de prática vocal para o desenvolvimento de competências musicais nos alunos do ensino básico. A literatura académica demonstra o potencial da prática vocal para o ensino-aprendizagem de música. Portanto, o presente trabalho tinha como objetivo geral compreender o potencial impacto da prática vocal no desenvolvimento de competências musicais através de um projeto de investigação-ação. A realização de pré e pós-testes permitiu uma análise comparativa das competências rítmicas e melódicas, e os resultados demonstram que todos os alunos tiveram resultados iguais ou melhores entre os dois momentos de avaliação, sendo que observou-se uma tendência da melhoria.
- Impacto da música em alunos do Ensino Básico com necessidades adicionais de suportePublication . Ribeiro, Ana Beatriz Soares; Bessa, RuiO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. A estrutura do relatório está organizada em três partes principais: a Observação da Prática Musical no 2.º Ciclo do Ensino Básico, a Prática de Ensino Supervisionada e o Projeto de Investigação, sendo cada uma delas desenvolvida em subcapítulos. O primeiro capítulo destaca a importância da observação no processo de formação docente, apresentando uma descrição das práticas pedagógicas observadas e dos conhecimentos adquiridos a partir destas experiências. O segundo capítulo contextualiza a escola onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada. São descritas as principais características da instituição e da turma atribuída, bem como o cronograma das atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo. Inclui-se ainda uma reflexão crítica sobre o trabalho pedagógico realizado, considerando as variáveis que influenciam a prática educativa. O terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação, intitulado “O Impacto da Música em Alunos do Ensino Básico com Necessidades Adicionais de Suporte”. Este projeto tem como objetivo analisar o impacto da música em alunos com Necessidades Adicionais de Suporte, bem como as estratégias utilizadas por professores de Educação Musical para promover a inclusão destes alunos. Para tal, foi desenvolvido um estudo de caso centrado num Clube de Música, seguindo uma abordagem qualitativa, que incluiu revisão de literatura, observações e entrevistas como métodos de recolha e análise de dados.
- A influência da disciplina de Educação Musical na vida de um músico:Reflexões sobre as memórias e impactosPublication . Seixas, Mariana Rebelo de; Pinho, Nuno Miguel Peixoto deEste relatório insere-se no âmbito da unidade de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino de Educação Musical (EM) no Ensino Básico (EB), ministrada pela Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto. O documento procura articular a componente prática da PES com a realização de um projeto de investigação, desenvolvido ao longo do ano letivo de 2024/2025. O presente relatório estrutura-se em três partes principais: a Observação da Prática Musical no 2º Ciclo do Ensino Básico, a Prática de Ensino Supervisionada e o Projeto de Investigação, este último desenvolvido em diferentes subcapítulos. O primeiro capítulo é dedicado à fase inicial da PES, a observação da prática de ensino da EM no contexto do ensino do EB. Esta fase revelou-se fundamental para compreender as metodologias utilizadas, as dinâmicas de sala de aula e os processos que caracterizam o ensino da música em contexto real. No segundo capítulo, apresenta-se a contextualização da Escola Básica Francisco Torrinha, onde decorreu a minha PES. Está incluída a caracterização da escola e da turma atribuída, com a descrição do cronograma das atividades realizadas ao longo do ano letivo. O terceiro capítulo expõe o projeto de investigação intitulado “A influência da disciplina de Educação Musical na vida de um Músico: Reflexões sobre Memórias e Impactos”. Este estudo tem como objetivo analisar o papel da disciplina e os vários fatores que contribuíram para a decisão de carreira destes profissionais. A pesquisa dispões de uma abordagem qualitativa, com o apoio da revisão de literatura, entrevistas para a recolha e análise de dados.
- Instrumentos musicais alternativos no ensino da Educação Musical: perceções e práticas dos professores de Educação Musical no 2.º cicloPublication . Pereira, Maria Carolina Nogueira; Pinho, Nuno Miguel Peixoto deEste relatório de estágio organiza-se em três partes articuladas. Na primeira, é apresentada a observação de aulas de Educação Musical no 2.º ciclo, permitindo caracterizar práticas, estratégias de gestão da sala de aula e modos de envolver os alunos em experiências musicais significativas. Na segunda parte, relativa à Prática de Ensino Supervisionada, descreve-se e reflete-se sobre o trabalho desenvolvido com uma turma do 5.º ano, evidenciando desafios, aprendizagens e o impacto da introdução pontual de instrumentos musicais alternativos na construção da identidade profissional docente. A terceira parte corresponde à investigação propriamente dita, que analisa de que modo os professores de Educação Musical do 2.º ciclo conhecem e aplicam práticas com instrumentos alternativos, que fatores favorecem ou dificultam a sua integração e que contributos pedagógicos, criativos e ambientais lhes atribuem. Adotou-se uma abordagem mista, com aplicação de um questionário online a docentes da Área Metropolitana do Porto e realização de uma entrevista ao músico e formador Paulo Coelho De Castro. Os resultados revelam que, embora muitos professores reconheçam o elevado potencial destes instrumentos para a criatividade, motivação, inclusão e sensibilização ambiental, a sua utilização é ainda sobretudo ocasional. Entre os principais obstáculos salientam-se a falta de materiais de apoio, o tempo reduzido, as limitações físicas das salas e a ausência de formação específica. Conclui-se que os instrumentos alternativos podem enriquecer a educação musical e constituir uma oportunidade de desenvolvimento profissional, apontando-se recomendações ao nível da formação de professores, da produção de recursos didáticos e do desenvolvimento de projetos de escola que articulem escola, famílias e comunidade
- A música nasce de nós: projeto de composição e criação para a potencialização da motivação e da relação pedagógica em Educação MusicalPublication . Ventura, Martinho Dias; Duarte, PedroO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, que integra o programa do Mestrado em Ensino em Educação Musical no Ensino Básico pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Encontra-se estruturado em três partes principais, as quais abordam, sequencialmente, a observação de práticas educativas, a prática pedagógica (PES) e o projeto de investigação (PCCM). O primeiro capítulo é dedicado às observações de vários docentes de Educação Musical, conduzidas em diferentes instituições do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e culmina numa análise reflexiva das mesmas. O segundo capítulo foca-se na experiência prática desenvolvida no centro de estágio, incluindo uma breve contextualização institucional e da turma, seguida de uma descrição resumida do percurso formativo realizado ao longo do ano letivo. O terceiro e último capítulo debruça-se sobre o projeto de investigação, intitulado "A música nasce de nós" e que teve como objetivo auferir a capacidade através da criação e composição de potenciar a motivação e a relação pedagógica. Neste segmento, é apresentada a revisão da literatura científica considerada relevante no contexto geral desta pesquisa. Descreve-se, subsequentemente, a implementação do projeto, que culminou na criação de uma música original pela turma, intitulada “O herói”. As discussões dos resultados obtidos encerram o documento.
- A perspetiva dos alunos e professores sobre a Educação Musical no 2.ºCEB. Estudo-caso da Escola Básica Augusto GilPublication . Teixeira, Ana Beatriz Sousa; Duarte, PedroO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Está organizado em três capítulos. O primeiro capítulo reflete sobre as várias observações que efetuei em aulas de Educação Musical (EM) em diferentes escolas do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), dando ênfase às infraestruturas de cada uma delas e às práticas pedagógicas observadas. O segundo capítulo inicia por caraterizar a escola e a turma na qual realizei a minha PES, seguido de uma reflexão fundamentada sobre a minha prática pedagógica durante este ano letivo. O terceiro capítulo é dedicado ao meu trabalho de investigação intitulado “A perspetiva dos alunos e professores sobre a Educação Musical no 2.ºCEB. Estudo-caso da Escola Básica Augusto Gil”. Este estudo visa compreender a perspetiva dos alunos e professores do 2.º CEB na escola já mencionada, sobre a EM, para que consiga sinalizar as maiores problemáticas e encontrar soluções de forma a durante o meu percurso profissional, ser capaz de motivar cada vez mais os alunos para esta área disciplinar. Como tal, foram realizados 111 questionários aos alunos de 5.º e 6.º ano da Escola Básica Augusto Gil, e entrevistados 3 docentes que aqui lecionaram durante este ano letivo.
- O poder da música na memorização e no processo de ensino-aprendizagemPublication . Raposo, Ana Rita Bulhões; Veiga, Helena Sofia PachecoO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. A investigação desenvolvida teve como objetivo compreender se os professores e alunos do 2º ciclo do ensino básico da Escola Básica de Matosinhos utilizam a música no processo de ensino-aprendizagem e na memorização, e a perspetiva dos participantes em relação a esta utilização. Para isto, elaborou-se uma revisão de literatura que realça a importância da música no desenvolvimento global da criança, nas competências cognitivas e na memória. A nível empírico, recorreu-se a uma metodologia de cariz misto, com a aplicação de questionários a 34 professores e 61 alunos da Escola Básica de Matosinhos. Os resultados mostram que os professores utilizam a música como recurso sobretudo em disciplinas de línguas e de História e Geografia de Portugal, recorrendo a estratégias como a adição de melodias ou ritmos aos conteúdos curriculares. Do ponto de vista dos alunos, a música é reconhecida como um recurso eficaz para a memorização, destacando-se práticas como a invenção de canções e a adaptação de melodias conhecidas. Os dados mostram que a maioria dos professores e alunos utilizam a música como ferramenta pedagógica e que reconhecem os benefícios na atenção, concentração, retenção de conhecimentos, contribuindo para aprendizagens mais significativas.
