ESE - DPRM - Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
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Browsing ESE - DPRM - Ensino de Educação Musical no Ensino Básico by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Adaptação de professores de música a turmas de 1º ciclo com alunos de necessidades adicionais de suportePublication . Silva, Marta Santos da; Bessa, RuiO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino de Educação Musical (EM) no Ensino Básico (EB) na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto. O documento articula a componente prática com o desenvolvimento de um projeto de investigação, realizado ao longo do ano letivo de 2024/2025. O relatório organiza-se em três partes principais: Observação da Prática Musical no 2º Ciclo do Ensino Básico, a Prática de Ensino Supervisionada e o Projeto de Investigação, desenvolvido em subcapítulos. No primeiro capítulo, descreve-se a fase inicial da PES, centrada na observação da prática de ensino da EM no contexto do EB. Esta etapa foi essencial para compreender as metodologias e dinâmicas presentes no ensino da música em contexto real. No segundo capítulo, é feita uma contextualização da Escola Básica e Secundária de Lustosa, local onde decorreu a PES. Neste segmento, apresento as características da instituição e da turma atribuída, bem como o cronograma das atividades desenvolvidas ao longo do ano. O terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação intitulado “Adaptação de professores de música do 1.º ciclo a turmas com alunos de Necessidades Adicionais de Suporte”. Este estudo tem como objetivo analisar as estratégias pedagógicas adotadas por docentes em contextos inclusivos. O estudo segue uma abordagem qualitativa, recorrendo a revisão de literatura, observações e entrevistas para a recolha e análise dos dados.
- Criação e exploração de paisagens sonoras como estratégia didática na Educação Musical: um estudo de caso no Ensino BásicoPublication . Rodrigues, Tomás David da Silva; Pinho, Nuno Miguel Peixoto deNo âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-P.Porto) foi elaborado o presente relatório de estágio. O relatório começa com um capítulo dedicado às observações de aulas realizadas no início do ano letivo de 2024-2025, o qual abarca uma reflexão sobre esse percurso. O segundo capítulo aborda a prática educativa desenvolvida ao longo do ano letivo, como professor estagiário da área disciplinar de Educação Musical. Por último, um terceiro capítulo que se destina à investigação sobre a utilização e criação de Paisagens Sonoras no Ensino Básico em Educação Musical. Neste capítulo são apresentadas a contextualização, a metodologia empregue tal como os resultados e a respetiva discussão dos mesmos. Trata-se de uma investigação-ação com uma turma de 5º ano e a colaboração de professores e investigadores
- Hino à música: a prática vocal no 2º ciclo de Educação MusicalPublication . Loureiro, Jéssica Alexandra Marques; Hiney, AoifeO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. O presente relatório inicia com registo da observação realizado em 9 escolas diferentes em turmas do 2º ciclo, durante o ano letivo de 2024/2025. Na segunda parte, é apresentado o Relatório de Prática de Ensino Supervisionado (PES), que se realizou no Agrupamento de Escola Escultor António Fernandes de Sá, na turma do 5ºA, entre outubro e junho de 2025. A terceira parte está dedicada ao projeto de investigação, que também foi realizado no âmbito do PES. O projeto de investigação visava investigar o potencial de prática vocal para o desenvolvimento de competências musicais nos alunos do ensino básico. A literatura académica demonstra o potencial da prática vocal para o ensino-aprendizagem de música. Portanto, o presente trabalho tinha como objetivo geral compreender o potencial impacto da prática vocal no desenvolvimento de competências musicais através de um projeto de investigação-ação. A realização de pré e pós-testes permitiu uma análise comparativa das competências rítmicas e melódicas, e os resultados demonstram que todos os alunos tiveram resultados iguais ou melhores entre os dois momentos de avaliação, sendo que observou-se uma tendência da melhoria.
- Impacto da música em alunos do Ensino Básico com necessidades adicionais de suportePublication . Ribeiro, Ana Beatriz Soares; Bessa, RuiO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. A estrutura do relatório está organizada em três partes principais: a Observação da Prática Musical no 2.º Ciclo do Ensino Básico, a Prática de Ensino Supervisionada e o Projeto de Investigação, sendo cada uma delas desenvolvida em subcapítulos. O primeiro capítulo destaca a importância da observação no processo de formação docente, apresentando uma descrição das práticas pedagógicas observadas e dos conhecimentos adquiridos a partir destas experiências. O segundo capítulo contextualiza a escola onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada. São descritas as principais características da instituição e da turma atribuída, bem como o cronograma das atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo. Inclui-se ainda uma reflexão crítica sobre o trabalho pedagógico realizado, considerando as variáveis que influenciam a prática educativa. O terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação, intitulado “O Impacto da Música em Alunos do Ensino Básico com Necessidades Adicionais de Suporte”. Este projeto tem como objetivo analisar o impacto da música em alunos com Necessidades Adicionais de Suporte, bem como as estratégias utilizadas por professores de Educação Musical para promover a inclusão destes alunos. Para tal, foi desenvolvido um estudo de caso centrado num Clube de Música, seguindo uma abordagem qualitativa, que incluiu revisão de literatura, observações e entrevistas como métodos de recolha e análise de dados.
- A influência da disciplina de Educação Musical na vida de um músico:Reflexões sobre as memórias e impactosPublication . Seixas, Mariana Rebelo de; Pinho, Nuno Miguel Peixoto deEste relatório insere-se no âmbito da unidade de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino de Educação Musical (EM) no Ensino Básico (EB), ministrada pela Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto. O documento procura articular a componente prática da PES com a realização de um projeto de investigação, desenvolvido ao longo do ano letivo de 2024/2025. O presente relatório estrutura-se em três partes principais: a Observação da Prática Musical no 2º Ciclo do Ensino Básico, a Prática de Ensino Supervisionada e o Projeto de Investigação, este último desenvolvido em diferentes subcapítulos. O primeiro capítulo é dedicado à fase inicial da PES, a observação da prática de ensino da EM no contexto do ensino do EB. Esta fase revelou-se fundamental para compreender as metodologias utilizadas, as dinâmicas de sala de aula e os processos que caracterizam o ensino da música em contexto real. No segundo capítulo, apresenta-se a contextualização da Escola Básica Francisco Torrinha, onde decorreu a minha PES. Está incluída a caracterização da escola e da turma atribuída, com a descrição do cronograma das atividades realizadas ao longo do ano letivo. O terceiro capítulo expõe o projeto de investigação intitulado “A influência da disciplina de Educação Musical na vida de um Músico: Reflexões sobre Memórias e Impactos”. Este estudo tem como objetivo analisar o papel da disciplina e os vários fatores que contribuíram para a decisão de carreira destes profissionais. A pesquisa dispões de uma abordagem qualitativa, com o apoio da revisão de literatura, entrevistas para a recolha e análise de dados.
- A perspetiva dos alunos e professores sobre a Educação Musical no 2.ºCEB. Estudo-caso da Escola Básica Augusto GilPublication . Teixeira, Ana Beatriz Sousa; Duarte, PedroO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Está organizado em três capítulos. O primeiro capítulo reflete sobre as várias observações que efetuei em aulas de Educação Musical (EM) em diferentes escolas do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), dando ênfase às infraestruturas de cada uma delas e às práticas pedagógicas observadas. O segundo capítulo inicia por caraterizar a escola e a turma na qual realizei a minha PES, seguido de uma reflexão fundamentada sobre a minha prática pedagógica durante este ano letivo. O terceiro capítulo é dedicado ao meu trabalho de investigação intitulado “A perspetiva dos alunos e professores sobre a Educação Musical no 2.ºCEB. Estudo-caso da Escola Básica Augusto Gil”. Este estudo visa compreender a perspetiva dos alunos e professores do 2.º CEB na escola já mencionada, sobre a EM, para que consiga sinalizar as maiores problemáticas e encontrar soluções de forma a durante o meu percurso profissional, ser capaz de motivar cada vez mais os alunos para esta área disciplinar. Como tal, foram realizados 111 questionários aos alunos de 5.º e 6.º ano da Escola Básica Augusto Gil, e entrevistados 3 docentes que aqui lecionaram durante este ano letivo.
- O poder da música na memorização e no processo de ensino-aprendizagemPublication . Raposo, Ana Rita Bulhões; Veiga, Helena Sofia PachecoO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. A investigação desenvolvida teve como objetivo compreender se os professores e alunos do 2º ciclo do ensino básico da Escola Básica de Matosinhos utilizam a música no processo de ensino-aprendizagem e na memorização, e a perspetiva dos participantes em relação a esta utilização. Para isto, elaborou-se uma revisão de literatura que realça a importância da música no desenvolvimento global da criança, nas competências cognitivas e na memória. A nível empírico, recorreu-se a uma metodologia de cariz misto, com a aplicação de questionários a 34 professores e 61 alunos da Escola Básica de Matosinhos. Os resultados mostram que os professores utilizam a música como recurso sobretudo em disciplinas de línguas e de História e Geografia de Portugal, recorrendo a estratégias como a adição de melodias ou ritmos aos conteúdos curriculares. Do ponto de vista dos alunos, a música é reconhecida como um recurso eficaz para a memorização, destacando-se práticas como a invenção de canções e a adaptação de melodias conhecidas. Os dados mostram que a maioria dos professores e alunos utilizam a música como ferramenta pedagógica e que reconhecem os benefícios na atenção, concentração, retenção de conhecimentos, contribuindo para aprendizagens mais significativas.
- Relatório de Estágio de Adriana Raquel da Silva FerreiraPublication . Ferreira, Adriana Raquel da Silva; Boal-Palheiros, GraçaO presente Relatório de Estágio tem como finalidade relatar o meu percurso no âmbito do mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, durante as Práticas Educativas I, II e III. Este relatório encontra-se dividido em três partes: 1. Caracterização das escolas, da comunidade educativa e da turma das Práticas Educativas I, II e III; 2. Reflexão acerca das práticas desenvolvidas por mim e o respectivo cronograma; 3. Projecto de investigação, subordinado ao tema “A importância da música na celebração de um ritual religioso católico”, motivado pelo meu interesse, enquanto maestrina, em entender a importância da música, das letras e da escolha de obras musicais para um ritual religioso. Este trabalho permitiu-me fazer um estudo mais aprofundado sobre algumas formas de adaptação e relacionamento dentro da prática de ensino nos diferentes níveis de escolaridade, considerando a sua heterogeneidade. Ao mesmo tempo, procurei conteúdos que agradassem aos meus alunos, por forma a motivá-los e a cativá-los, tendo em conta as suas preferências musicais. Este relatório reflecte ainda sobre a importância da interdisciplinaridade, necessária a uma prática do ensino musical mais abrangente e inovadora.
- Relatório de Estágio de Ana Isabel Teixeira FerreiraPublication . Ferreira, Ana Isabel Teixeira; Palheiros, Graça BoalO presente trabalho descreve o meu percurso enquanto estagiária na Prática Educativa I, II e III, acompanhado de considerações fundamentadas sobre a observação e a lecionação, refletindo sobre questões vivenciadas na prática. Inclui também um trabalho de investigação sobre o tema “A metodologia narrativa como estratégia de ensino em educação musical no 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico”, motivado pelo meu interesse em sistematizar uma forma de ação e de adaptar à educação musical pressupostos teóricos da área da psicologia. Esta investigação pode ter implicações na forma como se aborda e organiza a prática docente no âmbito do Ensino Básico. O Relatório conclui com uma reflexão final sobre todo o processo.
- Relatório de Estágio de Cláudia Patrícia Campos FerreiraPublication . Ferreira, Cláudia Patricia Campos; Palheiros, Graça BoalO presente relatório, da Prática Educativa Supervisionada, de Educação Musical no Ensino Básico, propõe descrições e reflexões no âmbito das práticas no 1º, 2º e 3º Ciclos, do Ensino Básico, com recorrência a fundamentação teórica. Conta, ainda com um projeto de investigação relacionado com uma tipologia de trabalho, em projeto, sobre os musicais da Disney, desenvolvido pelas Atividades de Enriquecimento Curricular – Ensino da Música, na Póvoa de Varzim.
