ESTG - DM - Métodos de Apoio à Decisão Empresarial
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Browsing ESTG - DM - Métodos de Apoio à Decisão Empresarial by Field of Science and Technology (FOS) "Métodos de Apoio"
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- Determinants of financial performance during macroeconomic turbulencesPublication . Coelho, Fernando Rui Barbosa; Duarte, Fábio; Borges, AnaDespite a broadly studied topic, only a small part of literature on business performance explicitly devotes attention to the causality effects between organizational behavior, business strategies or economic environment and (ex post) firm performance. The majority of studies addresses the topic for firms listed in the stock market and none of them explicitly analyzes the role of macroeconomic turbulences on business performance in a bank-based system. Overcoming this empirical gap, this study addresses the performance of SMEs operating in the wholesale of electrical household appliances sector. Our results revealed that there is a U-Shaped relation between performance, age, and debt-to-equity ratio. First hand results are provided about the relation between innovation, internationalization, tangibility, liquidity, ownership structure and Portuguese SMEs’ business performance belongs to NACE 46430. Macroeconomic turbulences revealed a crucial role on financial performance.
- Improving the Transport of Non-urgent Patients by a Fire StationPublication . Lopes, Emanuel Pacheco; Silva, Eliana Oliveira da Costa eOs Bombeiros Portugueses têm muitas tarefas a realizar no seu dia a dia, sendo uma delas o transporte de doentes não urgentes. Este transporte é geralmente comparticipado financeiramente pelo Serviço Nacional de Saúde. No entanto, os rendimentos assim obtidos são muito reduzidos. Deste modo, é importante para estas instituições sem fins lucrativos otimizar os seus serviços e recursos por forma a conseguirem prestar um serviço de qualidade e garantir a sua continuidade. Outro aspeto que não pode ser subestimado, é o dever destas instituições reduzirem a sua pegada ecológica. O planeamento deste tipo de transporte é normalmente realizado sem a utilização de uma ferramenta de apoio à decisão. O operador agrupa manualmente os pacientes por hora de consulta e o motorista escolhe a ordem da recolha que lhe parece mais adequada. Existem, no entanto, alguns quarteis de bombeiros que já recorrem a ferramentas para otimizarem o planeamento das suas operações. No entanto, representam um número muito reduzido de prestadores. De facto, na grande maioria dos quarteis de bombeiros, é ainda feita a seleção manual da ordem da recolha dos pacientes e no seu agrupamento por veículo. Neste sentido foi realizada uma pesquisa pelas soluções e métodos já existentes para auxiliar no transporte não urgente de doentes. Foi possível identificar uma ferramenta open source desenvolvida em Excel que utiliza métodos heurísticos. Foi-nos possível perceber que tal ferramenta é capaz de auxiliar os bombeiros a otimizarem as rotas de recolha dos pacientes, diminuindo assim a distância percorrida. O nosso método consistiu em realizar testes de performance à ferramenta identificada utilizando dados reais de um corpo de bombeiros do Norte de Portugal. Os resultados foram comparados com os dados históricos do quartel de bombeiros. Depois de adicionar algumas restrições foi possível afinar este solver e permitir que ficasse mais ajustado às necessidades do quartel.
- Planeamento e Otimização da Distribuição Capilar: Um estudo de caso de um operador logísticoPublication . Ribeiro, Carlos Manuel Martins; Correia, Sara MartinsO transporte rodoviário é só um dos exemplos de como vários problemas reais podem ser resolvidos com recurso a uma ferramenta de apoio à decisão, independentemente do meio onde as empresas estão inseridas. A presente dissertação tem como objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta de apoio à decisão baseada na criação de um modelo matemático de Programação Linear Inteira Mista. O modelo criado retrata um problema de roteamento de veículos com janelas temporais com múltiplos depósitos e múltiplas viagens, ou seja, MTMDVRPTW (Multi-trip, Multidepot Vehicle Routing Problem with Time-Windows). Para tal, o modelo matemático foi implementado no software Python com o solver do Gurobi, de forma a se obter uma solução dentro de um tempo computacional reduzido. O modelo matemático e a sua implementação no software são apresentados e explicados, assim como as soluções obtidas. Dada a complexidade do caso real da empresa, o problema foi dividido em dois cenários: (i) a mercadoria está disponível em todos os depósitos em qualquer momento; (ii) a mercadoria pode não estar disponível num depósito, Deste modo são incluídas as datas de lançamento, isto é, o produto só fica disponível para transporte nas rotas de entrega quando chega ao depósito vindo de outro. Este cenário já tem em consideração de forma implícita, a possibilidade de se efetuar cross-docking. Foi concluído que a implementação de um modelo deste género traz benefícios para a empresa no apoio à decisão, uma vez que consegue apresentar resultados que permitem uma melhor análise da empresa às suas rotas de veículos.