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DM_CarlosRibeiro_MMADE_2022 | 933.98 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O transporte rodoviário é só um dos exemplos de como vários problemas reais podem ser
resolvidos com recurso a uma ferramenta de apoio à decisão, independentemente do meio
onde as empresas estão inseridas.
A presente dissertação tem como objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta de apoio à
decisão baseada na criação de um modelo matemático de Programação Linear Inteira Mista.
O modelo criado retrata um problema de roteamento de veículos com janelas temporais
com múltiplos depósitos e múltiplas viagens, ou seja, MTMDVRPTW (Multi-trip, Multidepot
Vehicle Routing Problem with Time-Windows). Para tal, o modelo matemático foi
implementado no software Python com o solver do Gurobi, de forma a se obter uma solução
dentro de um tempo computacional reduzido. O modelo matemático e a sua implementação
no software são apresentados e explicados, assim como as soluções obtidas.
Dada a complexidade do caso real da empresa, o problema foi dividido em dois cenários: (i)
a mercadoria está disponível em todos os depósitos em qualquer momento; (ii) a mercadoria
pode não estar disponível num depósito, Deste modo são incluídas as datas de lançamento,
isto é, o produto só fica disponível para transporte nas rotas de entrega quando chega
ao depósito vindo de outro. Este cenário já tem em consideração de forma implícita, a
possibilidade de se efetuar cross-docking.
Foi concluído que a implementação de um modelo deste género traz benefícios para a
empresa no apoio à decisão, uma vez que consegue apresentar resultados que permitem
uma melhor análise da empresa às suas rotas de veículos.
Description
Keywords
Apoio à Decisão Roteamento de Veículos Programação Linear Otimização Distribuição