ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by Field of Science and Technology (FOS) "Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio de Qualificação ProfissionalPublication . Oliveira, Dulce Emanuel Lima da Rocha Maciel de; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros; Bagulho, Lucie OliveiraO presente relatório de estágio tem como objetivo refletir através de um pensamento crítico sobre o que foi realizado na valência da Educação Pré-Escolar, no âmbito na Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino da Escola Superior de Educação do Instituto Poitécnico do Porto. A intervenção neste contexto teve como subjacente o princípio de desenvolvimento de competências, inerentes ao educador de infância, baseando-se num quadro teórico-legal vasto, adequado à especificidade do nível educativo. Este quadro teórico-legal inclui as obras e os normativos legais consultados. Para o desenvolvimento destas competências é fulcral temos uma atitude indagadora de caráter investigativo e crítico-reflexivo, permitindo uma ação intencional e diferenciada tendo em conta as necessidade e interesses individuais de cada criança. A metodologia de investigação-ação assumiu grande importância neste processo de formação, uma vez que me permitiu observar, refletir e avaliar constantemente. Este processo auxiliou a planificação das atividades indo ao encontro das dificuldades, necessidades e interesses do grupo, compreendendo a realidade e modificando-a. Toda a intervenção neste contexto contribuíram para o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, não só relativas ao papel do educador, mas, também, à relação estabelecida com as crianças, 4 proporcionando momentos de aprendizagem baseados no sócio construtivismo.
- Relatório de Estágio Maria Inês dos Santos BaptistaPublication . Baptista, Maria Inês dos Santos; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, requisito parcial para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e remete para a ação desenvolvida nos dois contextos de estágio: em Pré- Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este integra uma análise reflexiva da ação em contexto de estágio, exercida pela formanda, numa turma de terceiro ano, com idades compreendidas entre os 8 e 11 anos, na Escola Básica de Santegãos do Agrupamento de Escolas de Pedrouços e uma breve referência à prática pedagógica supervisionada em Educação Pré-Escolar. A análise reflexiva integra aspetos específicos de situações pedagógicas vivenciadas, como ilustração da formação pedagógica desenvolvida pela mestranda, e da aquisição e construção das competências gerais e específicas exigidas pelo perfil duplo do mestrado em questão, em consonância com práticas de supervisão que tinham como função a orientação da formanda durante o tempo de formação prática em contexto. Este documento visa demonstrar a utilização da metodologia de investigação-ação presente no percurso de estágio da formanda, onde a busca e análise de informações e a atitude indagativa e reflexiva sistemáticas foram estratégias para a progressão do percurso profissional da mesma, sem descorar também do percurso educativo das crianças. Espelha-se, assim, também a perspetiva de coconstrução de saberes na qual as crianças são o centro dos processos de ensino e aprendizagem