ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
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Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
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- Relatório de EstágioPublication . Borges, Vera Maria Brandão Castel-Branco; Marta, Maria Margarida Campos; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosO presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito da unidade curricular da Prática Educativa Supervisionada, tem como objetivo primordial espelhar o percurso formativo vivido pela docente-estagiária em contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, o documento pretende visar os pressupostos teóricos e legais que aliados a crenças, valores e conhecimentos experimentais constituíram a práxis pedagógica desenvolvida durante o estágio profissionalizante. Importa evidenciar a metodologia de investigação-ação, que se considerou como alicerce do período de intervenção num contexto real com particularidades e potencialidades próprias. Esta metodologia permitiu o desenvolvimento de uma ação educativa, que, progressivamente, se tornou mais coerente e adequada, pela observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. Deste modo, por meio do processo cíclico da investigação-ação, ampliou-se o conhecimento sobre os dois grupos integrados, renovaram-se e recriaram-se competências e saberes, promovendo-se, assim, práticas criativas e inovadoras. Com este horizonte e defendendo uma práxis de participação, tomou-se a criança como o centro do processo de ensino e de aprendizagem. Neste sentido, foram considerados os seus interesses, necessidades e conhecimentos prévios, para que fossem criadas circunstâncias de aprendizagem significativa vividas em comunidade, valorizando-se, deste modo, o socio construtivismo para o desenvolvimento holístico da criança. Efetivamente, a indagação autorreflexiva, participativa, sistemática, interpretativa e colaborativa, potenciou a autoformação e construção de saberes de cariz emancipatório, edifican
- Relatório de Estágio de Catarina Paiva FerreiraPublication . Ferreira, Catarina Paiva; Graça, Vânia Gabriela Dias; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri deO presente relatório enquadra-se na Unidade Curricular (UC) da Prática Educativa Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Dada a componente prática da UC, este documento pretende apresentar e refletir sobre as práticas educativas desenvolvidas na PES, mobilizando os referentes teórico-legais que sustentam as ações pedagógicas. Neste sentido, a mestranda procurou seguir as etapas de uma metodologia de investigação-ação, com recurso ao questionamento sistemático e foco permanente na melhoria das práticas. Seguindo uma visão construtivista e democrática, a criança foi sempre colocada no centro da ação, dando-lhe voz em todas as etapas de aprendizagem. Assim sendo, as intervenções tiveram por base metodologias ativas de aprendizagem a par do uso das tecnologias digitais, o trabalho colaborativo e cooperativo, a articulação de saberes e a contextualização e adaptação do currículo. Neste documento é, ainda, refletida a importância do desenvolvimento da consciência fonológica tanto na valência de EPE como do 1.º CEB, e a sua influência no desenvolvimento da articulação da fala e da aprendizagem da leitura e escrita. Salienta-se, por fim, a relevância das parcerias entre a família e comunidade, bem como da escola e o seu envolvimento nos projetos desenvolvidos.
- Relatório de Estágio de Mariana Pereira ReisPublication . Reis, Mariana Pereira; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri; Moreira, Sónia Maria dos Santos PeresO presente relatório de estágio insere-se no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, componente do segundo ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e visa a obtenção do grau de mestre. Este documento, elaborado ao longo do ano letivo, relata o percurso formativo da mestranda na construção de um perfil duplo de docente, alcançado através da coconstrução de saberes com o par pedagógico, o professor e a educadora cooperantes, bem como as supervisoras institucionais. Defensora de um paradigma socio construtivista, a mestranda orientou a sua prática pelo respeito e valorização das diferentes formas de expressão das crianças, promovendo a sua participação ativa no processo de aprendizagem. Para garantir a realização de atividades significativas e contextualizadas, que contribuíssem para o desenvolvimento integral das crianças, a sua prática foi alicerçada em fundamentos teóricos, didático-pedagógicos e legais. Com o objetivo de melhorar a sua atuação pedagógica, a mestranda desenvolveu uma postura reflexiva, apoiando-se na metodologia de Investigação-Ação, caracterizada por ciclos contínuos de observação, planificação, ação e reflexão. Esse processo permitiu ajustar a prática às características e necessidades das crianças em cada contexto educativo, promovendo uma abordagem inclusiva e equitativa. Dessa cooperação entre os diversos agentes educativos, surgiram dois projetos de intervenção: um no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico e outro na Educação Pré-Escolar, ambos desenvolvidos de acordo com as fases da Metodologia de Trabalho por Projeto
- Relatório de Estágio em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico de Susana Graciete Requito FonsecaPublication . Fonseca, Susana Graciete Requito; Sá, Susana MarquesO presente relatório de estágio de qualificação profissional, realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, intenta apresentar a intervenção desenvolvida em contexto de estágio, evidenciando a sua dimensão fulcral no processo de formação da mestranda, nomeadamente, na construção do seu perfil profissional e na consolidação das suas convicções sobre a conceção educativa que se lhe afigura pertinente para com as exigências de um mundo em permanente mudança. Alicerçando a sua conceção educativa em quatro pilares estruturais – aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver em sociedade e aprender a ser (Delors et al., 1998) – a mestranda desenvolveu a sua prática pedagógica sustentada em pressupostos teóricos e legais que a fundamentaram e numa atitude crítica e reflexiva que favoreceu a prossecução de ciclos sucessivos de observação, planificação, ação e reflexão, inerentes à metodologia de investigação-ação (Latorre, 2008). Num comprometimento com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem e com o seu aperfeiçoamento profissional, edificou a sua intervenção sobre perspetivas pedagógicas construtivistas, valorizando a consecução da integração curricular, a diversificação de estratégias e a diferenciação pedagógica. No final do percurso de estágio, evidencia-se o desenvolvimento significativo de competências inerentes ao perfil do docente do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que não termina, contudo, no momento da profissionalização, mas se prolonga, de forma inequívoca e essencial, ao longo da vida (Decretos- Lei n.º 240/2001 e n.º 241/2001, de 30 de agosto).