ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
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Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
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- Artes na escola, escola com artePublication . Duarte, Regina Marisa da Silva; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de; Moreira, Sónia Maria dos Santos PeresO presente relatório de estágio foi redigido no âmbito do 2.º Ciclo de estudos em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, com o objetivo fulcral de refletir sobre o percurso de construção profissional de perfil duplo em contextos reais de aprendizagem. Assente numa abordagem socioconstrutivista, a intervenção educativa foi orientada pela valorização das artes como eixo integrador do currículo, reconhecendo nas linguagens artísticas — Música, Artes Visuais, Teatro e Dança — um lugar central para a construção de saberes significativos, a promoção da inclusão e o respeito pela diversidade de estilos de aprendizagem. A prática pedagógica foi conduzida sob uma perspetiva de investigação-ação, permitindo uma atuação reflexiva, crítica e situada, sustentada por um quadro normativo e teórico atual. As experiências desenvolvidas procuraram articular, de forma transversal, as Artes com os conteúdos de Português, Matemática e Estudo do Meio, potenciando uma abordagem transdisciplinar, sensível, cooperativa e colaborativa do currículo. O relatório constitui, assim, um exercício de reflexão sobre a ação educativa mediada pelas Artes, revelando um compromisso com práticas pedagógicas inovadoras, integradoras e humanistas, que colocam o aluno no centro do processo educativo. Este percurso formativo contribuiu decisivamente para a construção de um perfil de docente duplo, consciente, regido pelos valores éticos e criativos.
- A criança e o outro: o papel da comunicação e cooperação no contexto educativoPublication . Oliveira, Maragrida Neves Carvalho deO presente Relatório de Estágio visa a profissionalização para um perfil duplo, habilitando a docência em contextos de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, este documento espelha, de forma crítica, reflexiva e fundamentada, o percurso formativo da mestranda durante a Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida nestes dois níveis educativos. A prática pedagógica adotada assentou num paradigma socioconstrutivista, que reconhece a criança como protagonista do seu processo educativo, destacando a cooperação e a comunicação como elementos fundamentais para a construção do conhecimento. Nesse sentido, promoveu práticas pedagógicas alinhadas com os documentos curriculares orientadores, que fossem contextualizadas e verdadeiramente inclusivas, valorizando a heterogeneidade presente nos contextos educativos. Reforçando a importância da continuidade pedagógica entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, compreendeu o brincar, a descoberta e a experimentação como meios privilegiados para a construção de aprendizagens significativas ao longo de toda a infância. Simultaneamente, o envolvimento ativo das famílias e da comunidade educativa foi fundamental para enriquecer o processo educativo e assegurar o desenvolvimento integral das crianças. Orientada pela metodologia de Investigação-Ação, a construção da identidade profissional da mestranda revelou-se um processo contínuo, marcado pela reflexão constante, pela superação de desafios e pela transformação da prática pedagógica. Nesse percurso, a colaboração com o par pedagógico e a equipa educativa desempenhou um papel crucial, promovendo a partilha de saberes e a melhoria contínua da ação docente.
- Relatório de EstágioPublication . Borges, Vera Maria Brandão Castel-Branco; Marta, Maria Margarida Campos; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosO presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito da unidade curricular da Prática Educativa Supervisionada, tem como objetivo primordial espelhar o percurso formativo vivido pela docente-estagiária em contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, o documento pretende visar os pressupostos teóricos e legais que aliados a crenças, valores e conhecimentos experimentais constituíram a práxis pedagógica desenvolvida durante o estágio profissionalizante. Importa evidenciar a metodologia de investigação-ação, que se considerou como alicerce do período de intervenção num contexto real com particularidades e potencialidades próprias. Esta metodologia permitiu o desenvolvimento de uma ação educativa, que, progressivamente, se tornou mais coerente e adequada, pela observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. Deste modo, por meio do processo cíclico da investigação-ação, ampliou-se o conhecimento sobre os dois grupos integrados, renovaram-se e recriaram-se competências e saberes, promovendo-se, assim, práticas criativas e inovadoras. Com este horizonte e defendendo uma práxis de participação, tomou-se a criança como o centro do processo de ensino e de aprendizagem. Neste sentido, foram considerados os seus interesses, necessidades e conhecimentos prévios, para que fossem criadas circunstâncias de aprendizagem significativa vividas em comunidade, valorizando-se, deste modo, o socio construtivismo para o desenvolvimento holístico da criança. Efetivamente, a indagação autorreflexiva, participativa, sistemática, interpretativa e colaborativa, potenciou a autoformação e construção de saberes de cariz emancipatório, edifican
- Relatório de estágio Cláudia Sofia Pinto RodriguesPublication . Rodrigues, Cláudia Sofia Pinto; Alves, Cristina Isabel Ferreira; Graça, Vânia Gabriela DiasO presente relatório de estágio insere-se na Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, constituindo um elemento central no processo de profissionalização docente com habilitação para um perfil duplo. Este documento visa apresentar uma reflexão crítica e fundamentada sobre o percurso formativo da mestranda, promovendo práticas pedagógicas intencionais, significativas e contextualizadas em ambos os níveis educativos. As intervenções foram orientadas por uma abordagem socioconstrutivista, alicerçadas na metodologia de investigação-ação, com ciclos contínuos de observação, planificação, ação e reflexão. Privilegiaram-se metodologias ativas centradas na criança, com especial destaque para a Metodologia de Trabalho de Projeto e a Rotação por Estações, que potenciaram aprendizagens significativas, diferenciadas e alinhadas com os documentos orientadores curriculares (OCEPE, AE, PASEO). A construção progressiva da identidade profissional foi fortalecida por uma reflexão sistemática, pelo diálogo constante com os agentes educativos e por um compromisso ético com a inclusão, a equidade e o bem-estar das crianças. O trabalho colaborativo, em particular com a díade, a equipa pedagógica e as famílias, revelou-se determinante para a co-construção de práticas educativas enriquecedoras e para a consolidação de uma cultura de participação. Este relatório evidencia, assim, a relevância do docente com perfil duplo na articulação entre ciclos, no fortalecimento da continuidade educativa e na implementação de práticas pedagógicas inovadoras, comprometidas com o desenvolvimento integral da criança.
- Relatório de Estágio de Ana Camila Moreira BriotePublication . Briote, Ana Camila Moreira; Graça, Vânia Gabriela Dias; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri deO presente documento, designado de Relatório de Estágio, incide sobre as práticas educativas desenvolvidas nos contextos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, habilitando para a profissionalização de um perfil duplo docente. Ao longo de todo o processo formativo, foram mobilizados referenciais teóricos, legais e práticos que orientaram a prática pedagógica nos diferentes níveis de ensino. Neste sentido, destaca-se a implementação de ações educativas sustentadas num paradigma socioconstrutivista, no qual a criança assume um papel ativo no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem. Assim, no decorrer do documento, a mestranda adotou uma postura reflexiva e crítica, sustentada na Metodologia de Investigação-Ação que, permitiu dar resposta às necessidades e interesses das crianças, bem como possibilitar a construção da identidade profissional, a partir do processo cíclico de planificação, ação, observação e reflexão. Ademais, será evidenciado o trabalho colaborativo desenvolvido em cada nível educativo, nomeadamente entre o par pedagógico, as docentes cooperantes, as supervisoras institucionais, as crianças e as respetivas famílias. Por fim, o desenvolvimento de práticas educativas intencionais e adequadas proporcionou à mestranda o aprimoramento de competências pessoais e profissionais, bem como a construção de um perfil de duplo docente.
- Relatório de Estágio de Ana Catarina Francisco GonçalvesPublication . Gonçalves, Ana Catarina Francisco; Graça, Vânia Gabriela Dias; Alves, Cristina Isabel FerreiraO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, do 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, constituindo um requisito fundamental para a profissionalização docente, com foco no desenvolvimento de competências para um perfil duplo. A experiência formativa desenvolvida abrangeu os dois níveis de ensino, promovendo a construção da identidade profissional através da reflexão contínua, do trabalho colaborativo e da articulação entre a teoria e a prática. A prática educativa desenvolvida baseou-se na metodologia de investigação-ação, assente num paradigma socioconstrutivista que privilegia aprendizagens significativas, contextualizadas e centradas na criança. As atividades pedagógicas planificadas e implementadas foram orientadas por ciclos de observação, ação e reflexão, atendendo às necessidades e interesses dos grupos, assegurando a concretização dos princípios estabelecidos nos documentos curriculares orientadores. Destaca-se que as práticas educativas se basearam na utilização de metodologias ativas e de abordagens pedagógicas, destacando a Metodologia de Trabalho de Projeto. Por sua vez, o trabalho colaborativo entre os diferentes agentes educativos, designadamente, crianças, famílias, docentes cooperantes, supervisoras institucionais e o par pedagógico, revelou-se fundamental para o desenvolvimento de práticas educativas intencionais, participativas e inclusivas. A articulação com a comunidade educativa e familiar permitiu a construção de ambientes de aprendizagem ricos e significantes, potenciando o envolvimento ativo de todos no processo educativo. Este relatório reflete, assim, uma experiência educativa intencional, crítica e transformadora, que contribuiu para a formação de uma profissional consciente, participativa e comprometida com a qualidade da educação.
- Relatório de Estágio de Beatriz Albino de Castro MachadoPublication . Machado, Beatriz Albino de Castro; Graça, Vânia Gabriela Dias; Alves, Cristina Isabel ferreiraO presente relatório de estágio reflete o percurso formativo desenvolvido no âmbito da Prática Educativa Supervisionada nos contextos de educação pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, habilitando para um perfil duplo docente. Este documento procura evidenciar as competências e aprendizagens adquiridas, articulando saberes científicos, pedagógicos e didáticos com os documentos normativos, de modo a promover uma postura crítica, reflexiva e aberta à mudança, consciente de que a identidade profissional docente está em constante evolução. Ao longo deste percurso, destaca-se a importância da aprendizagem cooperativa, explorando os seus cinco princípios fundamentais, articulando com a exploração do tema “O respeito” no 1º Ciclo do Ensino Básico, bem como a gestão de conflitos entre pares, a frustração e o manuseamento do livro físico na Educação Pré-escolar. As práticas educativas implementadas procuram seguir uma abordagem inclusiva, valorizando o papel ativo da criança na construção do seu conhecimento e o docente como mediador do processo de aprendizagem. Além disso, a metodologia de investigação-ação orientou todo o processo, num ciclo contínuo de observação, planificação, ação e reflexão, potenciando práticas inovadoras e ajustadas às necessidades do grupo. O trabalho colaborativo em díade pedagógica, as docentes cooperantes, as crianças e as supervisoras institucionais revelou-se fundamental para o desenvolvimento de práticas contextualizadas, diferenciadoras e criativas, promovendo o desenvolvimento holístico das crianças e o crescimento pessoal e profissional do docente de perfil duplo, assegurando a continuidade educativa entre a educação pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico.
- Relatório de Estágio de Cássia Noémia Monteiro dos SantosPublication . Santos, Cássia Noémia Monteiro dos; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de; Moreira, Sónia Maria dos Santos PeresO presente relatório resulta da Prática Educativa Supervisionada, integrada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Trata-se de um documento que sustenta a profissionalização docente com vista a um perfil duplo, que possibilita a mestranda agir com intencionalidade pedagógica em dois níveis educativos. As intervenções foram orientadas pela metodologia de Investigação-Ação e pela Metodologia de Trabalho de Projeto, baseadas num paradigma socioconstrutivista, possibilitando uma prática reflexiva, flexível e contextualizada. Desta forma, as ações educativas desenvolvidas procuraram promover aprendizagens significativas e que estivessem articuladas com os documentos orientadores do currículo, nomeadamente, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, as Aprendizagens Essenciais e a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. O envolvimento da comunidade educativa, em especial a participação ativa das famílias, foi uma dimensão muito valorizada neste percurso, aliando-se a construção de uma escola mais inclusiva e participativa. Importa salientar que todo o processo foi fortemente sustentado pela reflexão crítica e pela Aprendizagem Cooperativa. Tal dimensão, contribuiu para a construção de uma identidade profissional consciente, reflexiva, ética e comprometida com a melhoria das práticas.
- Relatório de Estágio de Catarina Alexandra da Silva RibeiroPublication . Ribeiro, Catarina Alexandra da Silva; Graça, Vânia Gabriela Dias; Alves, Cristina Isabel FerreiraO presente documento, intitulado Relatório de Estágio, reflete o percurso pedagógico desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, inserida no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Esta formação visa a obtenção do grau de Mestre com habilitação para a docência nas duas valências referidas. Desta forma, o relatório apresenta uma reflexão crítica sobre a experiência da mestranda, integrando saberes teóricos e práticos adquiridos ao longo do percurso formativo, articulados com a legislação em vigor. Esta articulação permitiu desenvolver uma ação educativa fundamentada, crítica e reflexiva, centrada na criança enquanto sujeito ativo da sua aprendizagem. Destaca-se o trabalho colaborativo entre os diversos intervenientes, par pedagógico, docentes cooperantes, supervisoras institucionais, famílias e crianças, como elemento essencial para o crescimento profissional da mestranda e melhoria contínua das práticas educativas. As práticas pedagógicas implementadas foram sustentadas na metodologia de investigação-ação, desenvolvida em ciclos de observação, planificação, intervenção e avaliação, permitindo uma constante adaptação às necessidades e interesses das crianças. Além disso, a utilização de metodologias ativas como a Metodologia de Trabalho de Projeto promoveu aprendizagens significativas, reforçando a intencionalidade educativa e potenciando o desenvolvimento integral e holístico das crianças.
- Relatório de Estágio de Catarina Filipa da Silva AlmeidaPublication . Almeida, Catarina Filipa da Silva; Graça, Vânia Gabriela Dias; Alves, Cristina Isabel FerreiraO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico, conduzindo à obtenção da habilitação profissional para o exercício da docência com perfil duplo. Desenvolvido em díade, o percurso formativo possibilitou a vivência de práticas pedagógicas em dois contextos educativos distintos, mas complementares, proporcionando uma visão integrada e articulada da educação. A Prática Educativa Supervisionada (PES) desenvolveu-se sob a orientação da metodologia de Investigação-Ação (I-A), assente num paradigma socio-construtivista que reconhece a criança como sujeito ativo na construção do conhecimento. As práticas implementadas foram intencionais, reflexivas e diferenciadas, respondendo à diversidade dos grupos e promovendo aprendizagens significativas, em consonância com os documentos curriculares orientadores da prática educativa. Valorizou-se a participação ativa das crianças, das famílias e da comunidade educativa, numa lógica de corresponsabilização e partilha. A Metodologia de Trabalho de Projeto (MTP) assumiu especial relevância, promovendo ambientes de aprendizagem inclusivos, centrados nos interesses e ritmos de cada grupo. O trabalho colaborativo com a díade e com as equipas pedagógicas revelou-se determinante na planificação, ação e avaliação das intervenções, favorecendo o desenvolvimento profissional partilhado. A reflexão crítica, presente ao longo de todo o percurso, constituiu o eixo estruturante da construção de uma identidade profissional ética, consciente e comprometida com a qualidade das práticas educativas. Assim, este relatório espelha uma trajetória formativa construída entre teoria e prática, onde a investigação, a escuta ativa, a intencionalidade pedagógica e o compromisso com a inclusão contribuíram para uma prática educativa transformadora.