ESS - DM - Gestão de Organizações - Gestão de Unidades de Saúde
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Browsing ESS - DM - Gestão de Organizações - Gestão de Unidades de Saúde by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências da Saúde"
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- Ambiguidade na partilha de informações entre profissionais de saúde e doente com carcinoma da próstata, ao longo do tratamento de radioterapiaPublication . Tavares, Ana Cláudia Gonçalves; Costa, Alexandra; Pimenta, RuiAtualmente é fundamental a participação do doente na promoção da sua própria saúde. A literacia em saúde ganha cada vez mais relevância na área de oncologia de forma a promover uma maior adesão e contribuição do utente oncológico nas complexas terapias a que está sujeito. Os conhecimentos e comportamentos dos utentes a realizar radioterapia ao carcinoma da próstata ajudam na melhoria da eficácia e precisão de aplicação do tratamento e podem ser influenciados pelo modo como os profissionais comunicam com estes, pois uma melhor comunicação permite uma melhor relação doente – profissional de saúde, e consequentemente um maior à-vontade para a partilha de informação acerca desta terapia tão complexa. Na fundamentação teórica desta pesquisa focaram-se alguns aspetos essenciais do sistema de saúde, como a qualidade e satisfação dos utentes, especificamente, da satisfação dos utentes com a comunicação. Foram também abordados temas de literacia em saúde e de conhecimentos e comportamentos básicos em radioterapia. Para avaliação dos conhecimentos e comportamentos de um paciente a realizar radioterapia ao carcinoma da próstata foi utlizado um questionário de conhecimentos e frequência de comportamentos (Costa, 2014) e para avaliar a satisfação com a comunicação foi utilizado um questionário de avaliação da satisfação do utente na comunicação com os profissionais de saúde (Santos, 2013). Foram inquiridos 131 utentes a realizar tratamentos de radioterapia ao carcinoma da próstata no IPO-Porto, aos quais foram aplicados os dois questionários anteriormente referidos. Os resultados permitiram concluir que: os pacientes têm bons conhecimentos e bons comportamentos ao longo dos tratamentos de radioterapia; apenas a variável sociodemográfica habilitações literárias apresenta relação com os conhecimentos e comportamentos dos utentes a realizar radioterapia ao carcinoma da próstata; e que a satisfação com a comunicação não influencia o nível de conhecimentos e comportamentos dos utentes em questão.
- O burnout e o engagement na visão dos profissionais de saúde da Unidade de Longa Duração e Manutenção do Centro Social da Paróquia de Santa Eulália de NespereiraPublication . Fernandes, Marisa Alexandra Machado; Costa, Maria Alexandra Pacheco Ribeiro da CostaRede Nacional de Cuidados Continuados Integrados tem um passado recente e integra unidades de internamento, nomeadamente as Unidades de Cuidados Continuados. A existência destas estruturas veio colmatar a necessidade de se dar resposta a uma população cada vez mais envelhecida ou que se encontra numa situação de dependência. Apesar da investigação raramente estudar amostras de colaboradores deste tipo de organizações, estas e os seus utentes beneficiam fortemente do facto de terem colaboradores envolvidos e dedicados. O burnout tem sido muitas vezes analisado como resultante do stresse profissional, em que o indivíduo está submetido a uma continuada exaustão física e emocional no trabalho. Este fenómeno encontra-se intimamente relacionado com o engagement, que é caraterizado como um estado cognitivo-afetivo positivo. O presente estudo tem como objetivo analisar os níveis de burnout e engagement dos profissionais de saúde da Unidade de Cuidados Continuados da Paróquia de Santa Eulália de Nespereira e a relação destes com as variáveis demográficas e profissionais. Trata-se de um estudo misto, envolvendo 44 profissionais de saúde. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um questionário organizado em três secções: dados demográficos e profissionais, escala Maslach Burnout Inventory - Profissionais de Saúde e Utrecht Work Engagement Scale, tendo sido triangulados com informações obtidas através de uma entrevista realizada a seis profissionais da referida unidade. Os dados quantitativos foram tratados com recurso à estatística descritiva e analítica e os qualitativos alvo de uma análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicaram que os níveis de burnout nos profissionais de saúde são baixos e que os níveis de engagement são elevados. Constatou-se que existe uma relação estatisticamente significativa entre o burnout e a variável tempo de serviço. Verificou-se que não existem resultados estatisticamente significativos entre o engagement e as variáveis. Evidenciou-se, ainda, uma relação negativa entre os construtos burnout e engagement.
- A gestão de recursos humanos nas unidades de saúde: contratação de pessoas vs contratação de serviçosPublication . Fernandes, Ângela Catarina Ruano; Escoval, Ana; Curado, HenriqueCom o intuito de favorecer uma reflexão consistente no sentido da melhoria da gestão dos recursos humanos nas unidades de saúde, o objetivo deste trabalho é analisar as distintas formas de contratualização possíveis, nomeadamente, em Portugal, porém houve sempre uma preocupação, aquando oportuno, fazer breves resenhas históricas numa perspetiva europeia. A análise recai sobre a contratualização de pessoas e a contratualização de serviços no sector da prestação de cuidados de saúde e através dessa análise, perceber como a influência de inúmeros fatores específicos, como: flexibilidade de contratos e gestão de recursos financeiros, motivação dos profissionais, entre outros, influenciam as Organizações e a Pessoa individual. A difusão das formas flexíveis ou instáveis de emprego, inserida nos processos de reestruturação produtiva e flexibilização do mercado de trabalho no contexto da intensificação da concorrência na economia global, em Portugal mais do que na União europeia marcam o mercado de trabalho. O aumento do desemprego e do emprego instável frequentemente precário constitui uma das questões sociais mais importantes da época em que vivemos. Para uns a redução do emprego estável baseado na relação de emprego a curto prazo, anuncia uma nova era da qual todos podem beneficiar, para outros, estamos perante um processo de transformação que beneficia apenas uma elite, lançando a massa de trabalhadores na precariedade e/ou no desemprego.Será que Portugal está estruturalmente preparado para receber e encaminhar a bom porto esta flexibilidade de emprego decorrente nos dias de hoje?
- Impacto da consulta remota de cardioversores desfibriladores implantáveis: estudo de caso do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho EPEPublication . Santos, Elisabeth Maria Ferreira dos; Pimenta, Rui; Caldas, JúliaIntrodução: A consulta remota de dispositivos cardíacos implantáveis revela-se atualmente uma opção promissora de follow-up dos pacientes, com impacto nos custos e ganhos em saúde. Objetivo: Realizar uma análise comparativa dos custos e ganhos em saúde na consulta remota versus consulta presencial avaliando qual a modalidade mais eficiente, eficaz e segura bem como mais rentável para o prestador de cuidados. Metodologia: Analisaram-se retrospetivamente 157 pacientes selecionados aleatoriamente no período compreendido entre Janeiro de 2011 e Dezembro de 2013, agrupados de acordo com a modalidade de consulta: consulta presencial (CP) e consulta remota (CR). Compararam-se as seguintes variáveis: número de consultas efetuadas; número de consultas presenciais não programadas; incidência e tempo médio de deteção de eventos, número e períodos médios de reinternamento, número de idas ao serviço de urgência e custos financiados, com base na tabela dos Grupos de Diagnóstico Homogéneo. Os dados foram obtidos consultando os processos clínicos dos pacientes e registos financeiros hospitalares. Resultados: Dos 157 pacientes, 67 pertenciam ao grupo da CP (idade média±dp de 64,75±14,90, 67% indivíduos do género masculino) e 90 ao grupo da CR (idade média±dp de 59±14,40 com 87% indivíduos do género masculino). Dos resultados obtidos verificaram-se diferenças estatisticamente significativas nas variáveis: número de consultas efetivadas (p<0,001), número de consultas presenciais não programadas (p<0,001), tempo médio de deteção de eventos (p=0,002) bem como no custo médio de consulta (p<0,001), onde se verificou que a CR permitia realizar um maior número de consultas, diminuindo o número de consultas não programadas e o tempo médio de deteção de eventos a um custo médio por consulta inferior. Não se verificaram diferenças estatisticamente significativas nas restantes variáveis analisadas. Conclusão: A consulta remota revelou-se uma opção tecnicamente eficaz, segura e eficiente, bem como rentável para o prestador de cuidados, sem compromisso da condição clínica dos pacientes.