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- O burnout e o engagement na visão dos profissionais de saúde da Unidade de Longa Duração e Manutenção do Centro Social da Paróquia de Santa Eulália de NespereiraPublication . Fernandes, Marisa Alexandra Machado; Costa, Maria Alexandra Pacheco Ribeiro da CostaRede Nacional de Cuidados Continuados Integrados tem um passado recente e integra unidades de internamento, nomeadamente as Unidades de Cuidados Continuados. A existência destas estruturas veio colmatar a necessidade de se dar resposta a uma população cada vez mais envelhecida ou que se encontra numa situação de dependência. Apesar da investigação raramente estudar amostras de colaboradores deste tipo de organizações, estas e os seus utentes beneficiam fortemente do facto de terem colaboradores envolvidos e dedicados. O burnout tem sido muitas vezes analisado como resultante do stresse profissional, em que o indivíduo está submetido a uma continuada exaustão física e emocional no trabalho. Este fenómeno encontra-se intimamente relacionado com o engagement, que é caraterizado como um estado cognitivo-afetivo positivo. O presente estudo tem como objetivo analisar os níveis de burnout e engagement dos profissionais de saúde da Unidade de Cuidados Continuados da Paróquia de Santa Eulália de Nespereira e a relação destes com as variáveis demográficas e profissionais. Trata-se de um estudo misto, envolvendo 44 profissionais de saúde. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um questionário organizado em três secções: dados demográficos e profissionais, escala Maslach Burnout Inventory - Profissionais de Saúde e Utrecht Work Engagement Scale, tendo sido triangulados com informações obtidas através de uma entrevista realizada a seis profissionais da referida unidade. Os dados quantitativos foram tratados com recurso à estatística descritiva e analítica e os qualitativos alvo de uma análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicaram que os níveis de burnout nos profissionais de saúde são baixos e que os níveis de engagement são elevados. Constatou-se que existe uma relação estatisticamente significativa entre o burnout e a variável tempo de serviço. Verificou-se que não existem resultados estatisticamente significativos entre o engagement e as variáveis. Evidenciou-se, ainda, uma relação negativa entre os construtos burnout e engagement.
- A utilização dos dispositivos móveis pelos consumidores in-storePublication . Coelho, António Pedro Modesto; Magalhães, José Manuel de OliveiraO mobile marketing envolve a comunicação e a promoção de uma oferta bi- ou multidirecional entre uma marca e seus clientes (Shankar, Venkatesh, Hofacker, & Naik, 2010) centrando-se nas mais avançadas tecnologias, as quais continuarão a evoluir ao longo do tempo (Pantano & Priporas, 2016). Neste contexto, os dispositivos e as aplicações móveis oferecem mais do que apenas a oportunidade de explorar um novo canal para chegar aos clientes (Ström, Vendel, & Bredican, 2014). Emerge, assim, como área promissora, o comportamento dos consumidores mobile, sendo necessário perceber melhor como estes estão a responder a este novo cenário de mobile shopping (Eastman, Iyer, & Thomas, 2013). Neste sentido, constituiu objetivo deste estudo, descrever o tipo de “mobile device behaviour” que os consumidores apresentam quando estão numa loja física. Tratou-se de um estudo exploratório, quantitativo, com recurso ao questionário eletrónico, que envolveu 263 sujeitos. Para a análise dos dados recorreu-se ao SPSS e análise de conteúdo. Os resultados apontam para um consumidor maioritariamente do sexo feminino, entre os 18 e os 24 anos, licenciada, que estuda. Compra, preferencialmente, vestuário e faz, no seu dispositivo fixo, compras entre 2 a 3 vezes por ano, sendo que no seu dispositivo móvel nunca as fez. Quando compra em loja física, uma vez por semana, utiliza o seu dispositivo móvel, a App da loja e gosta de tirar fotografias aos produtos para pedir opinião aos amigos. Aproveita o Wi-fi da loja para navegar nas redes sociais publicando fotos com os produtos. Verifica as avaliações ao produto e faz scan ao código para comprar na loja on-line da marca. Tendo como ponto de partida este “mobile device behaviour”, foi possível fazer sugestões que criam a possibilidade dos retalhistas proporcionarem uma experiência mais satisfatória aos consumidores.