ESE - DPRM - Ensino de Música
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino de Música by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O ensino de classes na Formação Musical: desafios e atitudes para uma prática letiva eficazPublication . Tormenta, Maria do Rosário Sarmento Melo da Silva; Costa, Jorge Alexandre Cardoso Marques da; Barros, Rosa Maria MartinsO presente relatório reflete sobre as aprendizagens realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, a fim de concluir o segundo ano do mestrado em Ensino de Música, ramo de Formação Musical, na Escola Superior de Educação e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto. Encontra-se estruturado em três capítulos. Inicia-se o primeiro capítulo, que desenvolve uma breve reflexão sobre o professor como principal motivador no sucesso do ensino da formação musical. De seguida, é apresentado o polo de estágio, o Conservatório de Música do Porto: a sua história, os valores que defende, o corpo docente e o seu projeto educativo. Inclui, ainda, a caracterização das disciplinas e turmas envolvidas no contexto da Prática de Ensino Supervisionada. O segundo capítulo descreve, em detalhe, todo o processo vivenciado no contexto do estágio. Da fase inicial de observação, para a planificação e lecionação, sempre em constante análise e reflexão, o que permitiu retirar conclusões muito pertinentes. O terceiro capítulo desenvolve uma breve investigação sobre o tema central que unifica este relatório: “O ensino de classes na Formação Musical” e quais os principais desafios e atitudes que devem ser considerados para uma prática letiva mais eficaz. Através da revisão de literatura e de testemunhos recolhidos junto de cinco docentes de Formação Musical, pretende-se refletir sobre diferentes perspetivas do ensino de classes na disciplina: as vantagens e desvantagens; a atitude do professor perante a relação que estabelece com o aluno e com a turma; e, se será, ou não, possível, estabelecer um número ideal de alunos, para tornar a prática letiva mais eficaz.
- A marcação de compasso: Um processo mecânico ou um gesto musicalPublication . Araújo, Marco Filipe Apolinário; Costa, Jorge Alexandre; Vieira, Luisa Santos PaisO atual relatório de estágio propõe uma análise reflexiva das aprendizagens adquiridas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, culminando, dessa forma, o 2.º ciclo de estudos concretizado na Escola Superior de Educação e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto. Desenvolve-se em torno de quatro capítulos. O primeiro capítulo trata da reflexão sobre a relação dos alunos do Conservatório de Música de Paredes com a disciplina de Formação Musical, seguido de uma contextualização do polo de estágio, integrando a caracterização das disciplinas e turmas de ensino básico e secundário envolvidas na Prática de Ensino Supervisionada. O segundo capítulo expõe o contexto geográfico, os detalhes do Conservatório de Música de Paredes e o seu projeto educacional e as observações práticas de forma a contextualizar o terceiro capítulo, onde se descreve de forma detalhada todo o processo do estágio: a observação e registo de aulas; a planificação e lecionação de aulas; e, por fim, as reflexões e análises pertinentes para o desenvolvimento profissional pessoal. O quarto capítulo apresenta uma investigação sobre o tema “A marcação de compasso: um processo mecânico ou um gesto musical”. Para recolha de dados, foram utilizados questionários conduzidos para os docentes da disciplina de Formação Musical, alunos atuais e passados da disciplina e uma entrevista. A revisão de literatura, aliada à triangulação e análise dos resultados dos questionários, oferece uma reflexão sobre a importância, aplicação e direções futuras da marcação de compasso como um processo mecânico e um gesto musical na Formação Musical. As significações e implicações do cruzamento entre a prática de ensino supervisionada e o estudo encorajam a reflexão e aplicação prática no contexto educacional, podendo orientar uma visão mais integrada e alargada da Formação Musical.