ESE - DPRM - Ensino de Música
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Browsing ESE - DPRM - Ensino de Música by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
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- O ensino de classes na Formação Musical: desafios e atitudes para uma prática letiva eficazPublication . Tormenta, Maria do Rosário Sarmento Melo da Silva; Costa, Jorge Alexandre Cardoso Marques da; Barros, Rosa Maria MartinsO presente relatório reflete sobre as aprendizagens realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, a fim de concluir o segundo ano do mestrado em Ensino de Música, ramo de Formação Musical, na Escola Superior de Educação e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto. Encontra-se estruturado em três capítulos. Inicia-se o primeiro capítulo, que desenvolve uma breve reflexão sobre o professor como principal motivador no sucesso do ensino da formação musical. De seguida, é apresentado o polo de estágio, o Conservatório de Música do Porto: a sua história, os valores que defende, o corpo docente e o seu projeto educativo. Inclui, ainda, a caracterização das disciplinas e turmas envolvidas no contexto da Prática de Ensino Supervisionada. O segundo capítulo descreve, em detalhe, todo o processo vivenciado no contexto do estágio. Da fase inicial de observação, para a planificação e lecionação, sempre em constante análise e reflexão, o que permitiu retirar conclusões muito pertinentes. O terceiro capítulo desenvolve uma breve investigação sobre o tema central que unifica este relatório: “O ensino de classes na Formação Musical” e quais os principais desafios e atitudes que devem ser considerados para uma prática letiva mais eficaz. Através da revisão de literatura e de testemunhos recolhidos junto de cinco docentes de Formação Musical, pretende-se refletir sobre diferentes perspetivas do ensino de classes na disciplina: as vantagens e desvantagens; a atitude do professor perante a relação que estabelece com o aluno e com a turma; e, se será, ou não, possível, estabelecer um número ideal de alunos, para tornar a prática letiva mais eficaz.
- A marcação de compasso: Um processo mecânico ou um gesto musicalPublication . Araújo, Marco Filipe Apolinário; Costa, Jorge Alexandre; Vieira, Luisa Santos PaisO atual relatório de estágio propõe uma análise reflexiva das aprendizagens adquiridas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, culminando, dessa forma, o 2.º ciclo de estudos concretizado na Escola Superior de Educação e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto. Desenvolve-se em torno de quatro capítulos. O primeiro capítulo trata da reflexão sobre a relação dos alunos do Conservatório de Música de Paredes com a disciplina de Formação Musical, seguido de uma contextualização do polo de estágio, integrando a caracterização das disciplinas e turmas de ensino básico e secundário envolvidas na Prática de Ensino Supervisionada. O segundo capítulo expõe o contexto geográfico, os detalhes do Conservatório de Música de Paredes e o seu projeto educacional e as observações práticas de forma a contextualizar o terceiro capítulo, onde se descreve de forma detalhada todo o processo do estágio: a observação e registo de aulas; a planificação e lecionação de aulas; e, por fim, as reflexões e análises pertinentes para o desenvolvimento profissional pessoal. O quarto capítulo apresenta uma investigação sobre o tema “A marcação de compasso: um processo mecânico ou um gesto musical”. Para recolha de dados, foram utilizados questionários conduzidos para os docentes da disciplina de Formação Musical, alunos atuais e passados da disciplina e uma entrevista. A revisão de literatura, aliada à triangulação e análise dos resultados dos questionários, oferece uma reflexão sobre a importância, aplicação e direções futuras da marcação de compasso como um processo mecânico e um gesto musical na Formação Musical. As significações e implicações do cruzamento entre a prática de ensino supervisionada e o estudo encorajam a reflexão e aplicação prática no contexto educacional, podendo orientar uma visão mais integrada e alargada da Formação Musical.
- A perceção do elemento tímbrico nas práticas letivas de Formação Musical: os instrumentos musicais dos alunos na sala de aulaPublication . Costa, Marta Alexandra Rodrigues da; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa MariaO presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, ramo Formação Musical da Escola Superior de Educação e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto. Apresenta-se dividido em três capítulos: o primeiro capítulo foi dedicado ao Polo de estágio, iniciando-se com uma reflexão sobre a observação como estratégia para aprender a ensinar. O segundo capítulo espelha a Prática de Ensino Supervisionada descrevendo o processo de planificação, lecionação e de reflexão. E o terceiro capítulo centrou-se no projeto de investigação que teve como objetivo principal perceber se a utilização dos instrumentos musicais dos alunos, no âmbito das práticas letivas de Formação Musical, é um exercício distintivo para o desenvolvimento de uma escuta musical apurada tendo em atenção o elemento tímbrico. Em termos metodológicos, o projeto teve uma abordagem mista, que envolve a combinação de procedimentos de recolha, análise e integração de técnicas quantitativas e qualitativas. No que diz respeito aos instrumentos de recolha de dados, foram implementados inquéritos a alunos do 1.º grau do Pólo de Estágio e realizadas entrevistas semi-estruturadas aos professores de Formação Musical dessa mesma instituição. A utilização dos instrumentos musicais dos alunos no desenvolvimento das atividades de Formação Musical permite que estes, que se encontram a iniciar o seu percurso musical, possam usufruir desde muito cedo o contacto com uma diversidade tímbrica na produção dos elementos rítmico e melódico. Ao estimular a diferenciação tímbrica, este processo facilita uma aprendizagem mais envolvente e dinâmica, tornando a experiência musical mais rica e significativa, o que pode influenciar positivamente a motivação e o progresso dos estudantes ao longo do seu percurso musical.
- Solfejos autógrafos de compositores portugueses: Análise e contextualizaçãoPublication . Mateus, José Carlos Pereira; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa MariaO presente relatório de estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, com especialização em Formação Musical e Classes de Conjunto, reflete a Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida durante o ano letivo de 2024-2025 e o Projeto de Investigação desenvolvido sobre o livro Solfejos Autógrafos de Compositores Portugueses. O primeiro capítulo contextualiza a instituição que acolheu o estágio, a Escola de Música Óscar da Silva, apresentando a sua missão, objetivos, valores e oferta formativa. Antes reflete sobre a ludicidade enquanto dimensão estruturante no ensino da Formação Musical, evidenciando o jogo e a brincadeira como ferramentas pedagógicas promotoras da motivação, da criatividade e da autonomia dos alunos. O segundo capítulo apresenta o percurso construído ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, descrevendo as experiências vividas nas disciplinas de Formação Musical e Coro. Através das etapas de observação, planificação, lecionação, avaliação e reflexão, foi possível articular teoria e prática pedagógica, enfrentando desafios concretos em sala de aula e desenvolvendo estratégias de ensino diferenciadas para cada desafio. Esta dimensão prática permitiu consolidar competências profissionais, aprofundar metodologias de intervenção e promover uma aprendizagem musical significativa, inclusiva e centrada no aluno. O terceiro capítulo dedica-se ao Projeto de Investigação sobre o livro Solfejos Autógrafos de Compositores Portugueses, editado em 1921 por Tomás Borba. A análise documental e de conteúdo das fontes, aliada à contextualização histórica dos compositores envolvidos, permitiu compreender algumas das práticas e preocupações do ensino musical no início do século XX, estabelecendo pontes com a realidade educativa contemporânea. Este estudo evidencia a relevância pedagógica e histórica deste património, contribuindo para valorizar a herança cultural portuguesa no ensino da música.
- A técnica vocal como saber auxiliar na disciplina de Formação MusicalPublication . Duarte, Renato Joaquim Loureiro; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa MariaO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), como parte do curso de Mestrado em Ensino de Música, ramo Formação Musical, na Escola Superior de Educação e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto. O documento está estruturado em três capítulos: Capítulo I – A diversidade no ensino e o polo de estágio; Capítulo II – A Prática de Ensino Supervisionada; e Capítulo III – Projeto de Investigação: "A Técnica Vocal como saber auxiliar na disciplina de Formação Musical". No Capítulo I, são apresentadas reflexões sobre a diversidade no ensino contemporâneo, abordando diferentes perspetivas e os desafios que os professores enfrentam nas suas práticas pedagógicas, bem como as estratégias a serem desenvolvidas. O capítulo conclui com a descrição da instituição onde se realizou a PES bem como as turmas que acolheram o estágio. O Capítulo II descreve o processo da Prática de Ensino Supervisionada, em que detalha as etapas de observação, planificação e lecionação, com foco nas experiências e aprendizagens adquiridas. Por fim, o Capítulo III está dedicado ao projeto de investigação, que explora a aplicação da técnica vocal nas atividades da disciplina de Formação Musical (FM). Este estudo foi implementado num contexto de ensino especializado de música, envolvendo docentes da disciplina, com o objetivo de compreender as suas perspetivas relativamente à utilização da técnica vocal como ferramenta auxiliar na aprendizagem musical, quer na perspetiva do aluno, quer na do docente. Como instrumento de recolha de dados, optouse por entrevistas semiestruturadas, que permitiram explorar as práticas pedagógicas, estratégias, sugestões e experiências dos professores. Percebeu-se, a partir dos dados recolhidos, que embora a voz seja amplamente utilizada na disciplina de FM, o seu uso técnico e consciente nem sempre é refletido ou estruturado. Neste sentido, a técnica vocal destacou-se como uma área relevante a desenvolver na disciplina, com potencial para se afirmar como uma ferramenta pedagógica significativa no contexto do ensino de música.
