ISCAP - DM - Logística
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Browsing ISCAP - DM - Logística by Field of Science and Technology (FOS) "Logística"
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- Desenvolvimento de um sistema de gestão dos aprovisionamentos e fluxos num armazém - um caso de estudoPublication . Camarinha, Carla Patrícia Ferreira; Ramos, António José GalrãoNa era da globalização, a importância de estar no local certo, à hora certa, com o preço certo, torna-se imprescindível para as empresas. A diferença de uma semana no prazo de entrega pode determinar a perda ou ganho de até milhões de euros. Não basta ter um bom produto. É necessário que ele tenha um preço justo, o mais baixo possível e, para isso, todo o processo desde as compras até à entrega tem que ser o mais enxuto possível, sem desperdícios ou perdas de qualidade ou até de tempo. É com base nos conceitos de gestão logística que se constroem ferramentas e procedimentos de modo a otimizar os fluxos de informação e materiais ao longo da cadeia de abastecimento, melhorando o serviço e conquistando clientes. A empresa estudada ao longo deste trabalho usa isto mesmo para de distinguir da sua concorrência, a otimização logística é, logo depois do fabrico de motores especiais, o componente mais relevante na sua área de negócio. A WEGeuro encontra-se a mudar parte das suas instalações para um novo polo fabril e logístico e pretende otimizar ao máximo o abastecimento à fábrica e a gestão de stocks. Este trabalho pretende mostrar o processo de desenho do armazém do novo pólo logístico, a ser construído em Santo Tirso, bem como a abordagem a alguns conceitos de gestão de stocks utilizados na WEGeuro.
- A logística inversa dos medicamentos não vendidos, com a data de validade expirada nas farmácias da Campania, ItáliaPublication . Costa, Rosekelly Araújo; Pereira, Maria Teresa RibeiroEsta dissertação de mestrado visa estudar a Logística Inversa (LI), analisando o fluxo inverso dos medicamentos com as datas de validade expiradas, nas farmácias da região da Campania, na Itália, considerando os medicamentos que não são vendidos e são recolhidos nas farmácias. Sendo o principal objetivo, analisar o destino final adequado destes medicamentos. Para a sua realização foi feita uma revisão de literatura, sobre a LI, descrição e análise de como a empresa responsável pela recolha dos medicamentos trabalha, recorrendo a entrevistas semi-estruturadas. As farmácias das principais cidades desta região foram inqueridas, com o intuito de perceber a importância destas neste processo, como também perceber as suas principais dificuldades e desafios. Segue-se a análise estatística dos dados que permitiu verificar como as farmácias estão habituadas à legislação vigente e têm consciência da importância de seu papel na LI dos medicamentos que não são vendidos com a data de validade expirada. Observa-se que as farmácias se mostram bastante satisfeitas com a empresa responsável pela recolha e encaminhamento dos medicamentos e seus materiais para um destino final adequado. Ambas trabalham em sintonia, respondendo bem à lesgilação vigente e respeitando o meio ambiente.
- Logística verde e a responsabilidade social das empresasPublication . Mateus, Sílvia Ribeiro; Arca, Jesús Garcia; Barreto, Luís Manuel CerqueiraEste trabalho tem como objetivo caracterizar a Logística Verde e a Responsabilidade Social das Empresas. Serão, ao longo do mesmo, apresentados alguns dos métodos desenvolvidos e usados em certas organizações para debelar o impacto das suas atividades no meio ambiente, destacando-se algumas estratégias utilizadas nas embalagens e nos transportes. Apesar do meio ambiente ser uma responsabilidade relativa ao ser humano, a preocupação com o impacto que as indústrias e os bens produzidos têm sobre o ambiente, a escassez dos recursos naturais e a sua limitada capacidade de autorregeneração surgiu apenas após a Conferência de Estocolmo em junho de 1972. Esta inquietação deu origem ao estabelecimento de leis e normas que apesar de positivas, são insuficientes e nem sempre são aplicadas e cumpridas pelas empresas. Todos os processos levados a cabo pelas organizações, desde a compra de matérias-primas até à entrega do produto final ao cliente, são conhecidos como Cadeia de Abastecimento. A ferramenta usada para a gestão dos fluxos de informação e de materiais através da Cadeia de Abastecimento é conhecida como logística. Sendo esta a atividade que abrange todas as áreas das organizações, a procura da resolução do problema ambiental, deveria ser efetuada desde a perspetiva da logística, usando-a como ferramenta em prol do meio ambiente. Este conceito conhecido como Logística Verde está muitas vezes erroneamente associado com custos adicionais, pelo que se torna necessária uma mudança na mentalidade dos gestores, no sentido de compreenderem que mediante a implementação de conceitos ambientais no desempenho das atividades das organizações (revisão dos processos, melhor eficiência dos sistemas e das atividades existentes) e mediante mudanças, tais como, o uso de combustíveis alternativos, a otimização das rotas, a reciclagem, a reutilização, a minimização das embalagens ou o uso de embalagens alternativas, obterão vantagens competitivas e benefícios não só ambientais, mas a médio e longo prazo, económicos e sociais. Ao longo deste trabalho apresenta-se uma análise do marco teórico, das definições e conceitos do tema da tese em apreço, com o fim de conseguir uma boa compreensão da mesma por parte do leitor. Foi recolhida informação junto de três empresas pertencentes a diferentes setores de atividade e efetuada uma análise do impacto que as suas atividades têm sobre o meio ambiente, destacando-se o impacto das embalagens e transportes. Foi também efetuada uma análise acerca das medidas que estas organizações têm tomado para tornar-se mais sustentáveis, sendo no final apresentadas conclusões, considerações e algumas recomendações.
- Melhoria de atividade de picking - um caso de estudo na distribuição de peças paraa veículos automóveisPublication . Ramos, Fellipe; Ramos, António José GalrãoO presente trabalho aborda a atividade de recolha e separação de pedidos, e analisa, por meio da simulação computacional, o impacto da utilização de estratégias e tecnologias nessa atividade. De acordo com a literatura, é possível verificar que existe uma variedade de abordagens, sistemas e tecnologias desenvolvidas especificamente para o picking. A escolha da melhor opção para reduzir o tempo de picking depende das características de cada armazém e os processos que são realizados. Neste trabalho, foi feito um estudo de caso em uma empresa distribuidora de peças de automóvel localizada no Porto - PT. Atualmente, esta empresa não utiliza qualquer estratégia ou tecnologia para tentar minimizar o tempo de recolha dos itens. Portanto, o objetivo principal foi propor melhorias a esta empresa, no que diz respeito ao seu processo de picking. Para cumprir este objetivo, foram analisadas diversas estratégias e tecnologias para selecionar as mais adequadas, de acordo com as características do armazém. Após a análise da situação atual da empresa e os processos realizados no armazém, constatou-se que o método de recolha por lote com as rotas de heurística combinada é o mais adequado para a empresa, podendo reduzir até 40% o tempo do processo de recolha. Além disso, o uso da tecnologia de Radio Frequência pode economizar ainda mais 15% no tempo do picking. Sendo assim, com os tempos de picking recolhidos na empresa, foram feitas as simulações no software Arena para quatro modelos diferentes e os resultados obtidos mostram que é possível melhorar a eficiência do armazém da empresa estudada.