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- Logística verde e a responsabilidade social das empresasPublication . Mateus, Sílvia Ribeiro; Arca, Jesús Garcia; Barreto, Luís Manuel CerqueiraEste trabalho tem como objetivo caracterizar a Logística Verde e a Responsabilidade Social das Empresas. Serão, ao longo do mesmo, apresentados alguns dos métodos desenvolvidos e usados em certas organizações para debelar o impacto das suas atividades no meio ambiente, destacando-se algumas estratégias utilizadas nas embalagens e nos transportes. Apesar do meio ambiente ser uma responsabilidade relativa ao ser humano, a preocupação com o impacto que as indústrias e os bens produzidos têm sobre o ambiente, a escassez dos recursos naturais e a sua limitada capacidade de autorregeneração surgiu apenas após a Conferência de Estocolmo em junho de 1972. Esta inquietação deu origem ao estabelecimento de leis e normas que apesar de positivas, são insuficientes e nem sempre são aplicadas e cumpridas pelas empresas. Todos os processos levados a cabo pelas organizações, desde a compra de matérias-primas até à entrega do produto final ao cliente, são conhecidos como Cadeia de Abastecimento. A ferramenta usada para a gestão dos fluxos de informação e de materiais através da Cadeia de Abastecimento é conhecida como logística. Sendo esta a atividade que abrange todas as áreas das organizações, a procura da resolução do problema ambiental, deveria ser efetuada desde a perspetiva da logística, usando-a como ferramenta em prol do meio ambiente. Este conceito conhecido como Logística Verde está muitas vezes erroneamente associado com custos adicionais, pelo que se torna necessária uma mudança na mentalidade dos gestores, no sentido de compreenderem que mediante a implementação de conceitos ambientais no desempenho das atividades das organizações (revisão dos processos, melhor eficiência dos sistemas e das atividades existentes) e mediante mudanças, tais como, o uso de combustíveis alternativos, a otimização das rotas, a reciclagem, a reutilização, a minimização das embalagens ou o uso de embalagens alternativas, obterão vantagens competitivas e benefícios não só ambientais, mas a médio e longo prazo, económicos e sociais. Ao longo deste trabalho apresenta-se uma análise do marco teórico, das definições e conceitos do tema da tese em apreço, com o fim de conseguir uma boa compreensão da mesma por parte do leitor. Foi recolhida informação junto de três empresas pertencentes a diferentes setores de atividade e efetuada uma análise do impacto que as suas atividades têm sobre o meio ambiente, destacando-se o impacto das embalagens e transportes. Foi também efetuada uma análise acerca das medidas que estas organizações têm tomado para tornar-se mais sustentáveis, sendo no final apresentadas conclusões, considerações e algumas recomendações.
