ESE - Escola Superior de Educação
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Browsing ESE - Escola Superior de Educação by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais: Ciências da Educação"
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- Qual é o papel do diretor, como mobilizador da motivação dentro da comunidade educativa, em particular nos docentes? Um estudo de caso num Colégio Privado na periferia do Porto.Publication . Silva, Idílio Manuel Martins; Paiva, AlbertinaIntitulada por “qual o papel do diretor, como mobilizador da motivação dentro da comunidade educativa, em particular nos docentes?”, o nosso estudo visa analisar quais as áreas privilegiadas da intervenção do diretor na dinâmica organizacional sobretudo em questões relacionadas com os fatores humanos refletidos nos docentes, ou seja, tentar perceber se a maneira de pensar e de agir do diretor tem alguma ligação com a motivação dos seus docentes. Com esta interligação pressupõe-se analisar que tipo de comportamento deve ser assegurado pelo diretor do colégio, a fim de manter uma organização saudável e próspera. Trata-se de um estudo de caso, que incidiu num Colégio Privado, situado na periferia do Porto. Com o intuito de contextualizar o objeto de estudo deste trabalho, começaremos por abordar modelos teóricos sobre os temas em questão, como a motivação e sua influência no comportamento. Também será integrado um pequeno capítulo relacionado com o diretor/líder da organização educativa. Como recolha de dados, utilizou-se o método de pesquisa qualitativo, através da administração de uma entrevista ao diretor e um questionário semiaberto aos docentes, sendo que a população em estudo é bastante reduzida, constituída apenas por 20 docentes. A informação recolhida indica não só a relação entre o diretor e os docentes como também apura se a motivação dos docentes, no colégio em estudo, está interligada com o comportamento do seu diretor.
- Quando é que 25 é igual a 1? - Projeto de intervenção psicossocial em contexto escolarPublication . Gonçalves, Nuno André Ribeiro; Bertão, AnaO presente relatório resultou do projeto de Educação e Intervenção Social “Quando é que 25 é igual a 1?”, que teve como finalidade desenvolver relações saudáveis em contexto escolar, entre os participantes do projeto, alunos de uma turma do segundo ano de escolaridade de uma escola básica cabo-verdiana, na ilha de Santiago, em período de pandemia. Este projeto teve por base a metodologia de investigação-ação participativa, tendo sido indispensável construir uma relação entre o professor-investigador e os participantes desenvolvida através do diálogo, da interação, para criar momentos de confiança, empatia, reflexão e partilha. Para a resolução dos problemas identificados de forma participada (limitação nas interações e diminuição de contactos entre os alunos, dificuldades ao nível da comunicação na sala de aula e dificuldade de aceitação das diferenças individuais, lixo acumulado nas ruas e falta de consciencialização da comunidade educativa e da turma para os problemas ambientais e de saúde associados à acumulação de lixo e utilização de plásticos) foram planeadas duas ações: “Momentos de partilha” e “Vamos sensibilizar/alertar para a situação do lixo”, que proporcionaram condições para ultrapassar os problemas identificados e, assim, promoveram uma mudança efetiva no quotidiano dos participantes. Este projeto revelou-se como positivo e importante para os participantes, uma vez que permitiu crescimento e transformação, enquanto alunos integrados num grupo-turma na escola e numa comunidade, no que concerne a questões ligadas às relações interpessoais e ambientais.
- Quem fui? Quem sou? Quem serei?: o caminho de autodescoberta de uma professora em formaçãoPublication . Jesus, Ana Filipa Ferreira; Maia, Cristina Maria Ferreira da Costa RibeiroO presente Relatório de Estágio relata as experiências e atividades desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada nos 1.º e 2.º CEB da professora em formação. Esta experiência teve como objetivo aplicar teorias pedagógicas em contextos reais, desenvolvendo competências pedagógico-didáticas. Destaca-se, assim, a importância de reconhecer competências essenciais num professor do século XXI, uma vez que se vive num mundo em constante mudança e, por isso, é necessário que o professor esteja em constante aprendizagem para conseguir adaptar a sua prática educativa às necessidades dos alunos. Portanto, é enfatizada a importância da diversificação das metodologias de ensino, de recursos didáticos e de atividades práticas que incentivem a participação ativa dos alunos. O Relatório também aborda a relevância da abordagem à história local como metodologia para melhor ensinar a história nacional, promovendo uma aprendizagem contextualizada e significativa. A análise dos resultados obtidos, incluindo a triangulação de dados entre questionários, observações diretas e narrativas reflexivas dos alunos, demonstra o impacto positivo do ensino da história local na formação e consolidação do sentimento de identidade e de comunidade. De uma forma geral, este Relatório oferece uma visão crítica e reflexiva das práticas pedagógicas da mestranda ao longo da sua formação inicial, sublinhando a relevância da formação contínua no processo educativo como um elemento crucial para o sucesso do ensino no século XXI.