Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Quem fui? Quem sou? Quem serei?: o caminho de autodescoberta de uma professora em formação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Ana Jesus_2024.pdf43.51 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio relata as experiências e atividades desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada nos 1.º e 2.º CEB da professora em formação. Esta experiência teve como objetivo aplicar teorias pedagógicas em contextos reais, desenvolvendo competências pedagógico-didáticas. Destaca-se, assim, a importância de reconhecer competências essenciais num professor do século XXI, uma vez que se vive num mundo em constante mudança e, por isso, é necessário que o professor esteja em constante aprendizagem para conseguir adaptar a sua prática educativa às necessidades dos alunos. Portanto, é enfatizada a importância da diversificação das metodologias de ensino, de recursos didáticos e de atividades práticas que incentivem a participação ativa dos alunos. O Relatório também aborda a relevância da abordagem à história local como metodologia para melhor ensinar a história nacional, promovendo uma aprendizagem contextualizada e significativa. A análise dos resultados obtidos, incluindo a triangulação de dados entre questionários, observações diretas e narrativas reflexivas dos alunos, demonstra o impacto positivo do ensino da história local na formação e consolidação do sentimento de identidade e de comunidade. De uma forma geral, este Relatório oferece uma visão crítica e reflexiva das práticas pedagógicas da mestranda ao longo da sua formação inicial, sublinhando a relevância da formação contínua no processo educativo como um elemento crucial para o sucesso do ensino no século XXI.
This internship report describes the experiences and activities developed during the supervised teaching practice in the 1st and 2nd cycles of basic education by the trainee teacher. This experience aimed to apply pedagogical theories in real contexts, developing pedagogical-didactic skills. Thus, it highlights the importance of recognizing essential competencies in a 21st-century teacher, as we live in a constantly changing world. Therefore, it is necessary for the teacher to be in continuous learning to adapt their educational practice to the students' needs. Consequently, the importance of diversifying teaching methodologies, didactic resources, and practical activities that encourage active student participation is emphasized. The report also addresses the relevance of local history as a toai for teaching national history content and other areas of knowledge, promoting contextualized and meaningful learning. The analysis of the results obtained, including the triangulation of data between questionnaires, direct observations, and students' reflective narratives, demonstrates the positive impact of teaching local history on the formation and consolidation of a sense of identity and community. Overall, this report offers a criticai and reflective view of the master's student's pedagogical practices throughout her initial training, emphasizing the importance of continuous training in the educational processas a crucial element for the success of teaching in the 21st century.

Description

Keywords

Prática de ensino supervisionada Reflexão Metodologias ativas Identidade História local Supervised Teaching Practice Reflection Active Methodologies ldentity Local History

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue