ESE - DPRM - Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino de Educação Musical no Ensino Básico by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio de Adriana Raquel da Silva FerreiraPublication . Ferreira, Adriana Raquel da Silva; Boal-Palheiros, GraçaO presente Relatório de Estágio tem como finalidade relatar o meu percurso no âmbito do mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, durante as Práticas Educativas I, II e III. Este relatório encontra-se dividido em três partes: 1. Caracterização das escolas, da comunidade educativa e da turma das Práticas Educativas I, II e III; 2. Reflexão acerca das práticas desenvolvidas por mim e o respectivo cronograma; 3. Projecto de investigação, subordinado ao tema “A importância da música na celebração de um ritual religioso católico”, motivado pelo meu interesse, enquanto maestrina, em entender a importância da música, das letras e da escolha de obras musicais para um ritual religioso. Este trabalho permitiu-me fazer um estudo mais aprofundado sobre algumas formas de adaptação e relacionamento dentro da prática de ensino nos diferentes níveis de escolaridade, considerando a sua heterogeneidade. Ao mesmo tempo, procurei conteúdos que agradassem aos meus alunos, por forma a motivá-los e a cativá-los, tendo em conta as suas preferências musicais. Este relatório reflecte ainda sobre a importância da interdisciplinaridade, necessária a uma prática do ensino musical mais abrangente e inovadora.
- Relatório de Estágio de Ana Isabel Teixeira FerreiraPublication . Ferreira, Ana Isabel Teixeira; Palheiros, Graça BoalO presente trabalho descreve o meu percurso enquanto estagiária na Prática Educativa I, II e III, acompanhado de considerações fundamentadas sobre a observação e a lecionação, refletindo sobre questões vivenciadas na prática. Inclui também um trabalho de investigação sobre o tema “A metodologia narrativa como estratégia de ensino em educação musical no 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico”, motivado pelo meu interesse em sistematizar uma forma de ação e de adaptar à educação musical pressupostos teóricos da área da psicologia. Esta investigação pode ter implicações na forma como se aborda e organiza a prática docente no âmbito do Ensino Básico. O Relatório conclui com uma reflexão final sobre todo o processo.
- Relatório de Estágio de Cláudia Patrícia Campos FerreiraPublication . Ferreira, Cláudia Patricia Campos; Palheiros, Graça BoalO presente relatório, da Prática Educativa Supervisionada, de Educação Musical no Ensino Básico, propõe descrições e reflexões no âmbito das práticas no 1º, 2º e 3º Ciclos, do Ensino Básico, com recorrência a fundamentação teórica. Conta, ainda com um projeto de investigação relacionado com uma tipologia de trabalho, em projeto, sobre os musicais da Disney, desenvolvido pelas Atividades de Enriquecimento Curricular – Ensino da Música, na Póvoa de Varzim.
- Relatório de Estágio de Vânia Sofia Paiva FortesPublication . Fortes, Vânia Sofia; Boal-Palheiros, GraçaEste Relatório de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Inclui o meu percurso e a minha evolução durante as Práticas Educativas I, II e III e um projeto de investigação relativo à “Prática Musical no Jardim de Infância”. O Relatório divide-se em três partes: primeiro, o “Guião de Observação da Prática Musical do Ensino Básico” onde há referência às Práticas Educativas abordando aspetos ligados às instalações da escola, equipamentos, projetos da escola e perfil dos alunos, entre outros; seguidamente uma análise e reflexão das Práticas Educativas abordando o repertório, fundamentação das escolhas feitas para as aulas e outras atividades, a recetividade e o progresso dos alunos; e por fim, o projeto de investigação, que consistiu num estudo exploratório, com o objetivo de compreender a importância da Música no Jardim de Infância, a ação do professor e o desenvolvimento musical das crianças focando a faixa etária dos 3 aos 5 anos de idade.