Browsing by Issue Date, starting with "2024-10-07"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Ferramenta de avaliação da maturidade das organizações na gestão ágil de projetosPublication . Encarnação, Francisco Manuel Cardoso; Freitas, Carlos Jorge PereiraNa dinâmica das organizações, a Gestão de Projetos surge como disciplina essencial para o aumento do desempenho e da competitividade no setor de atividade das mesmas. Dentro das abordagens existentes, a gestão ágil de projetos tem ganho notoriedade, por constituir uma metodologia flexível comparativamente às metodologias preditivas. Este tipo de abordagens tem sido alvo de aplicação por parte de organizações do setor das tecnologias de informação e comunicação devido à elevada competitividade e inovação que caracteriza o setor. No entanto, a incorreta aplicação da metodologia pode ter efeitos contrários, levando à necessidade de avaliação da maturidade na implementação de metodologias através de modelos como Organizational Project Management Maturity Model, Agility Assessment Model, entre outros. A fim de avaliar o nível de maturidade das empresas do setor das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e a utilidade que as metodologias e modelos de maturidade assumem na gestão, desenvolveu-se um estudo empírico, que consistiu na adaptação e aplicação de um instrumento de avaliação da maturidade e na realização de entrevistas estruturadas. Concluiu-se que as empresas no global, e mais concretamente as empresas no setor das TIC com gestão de projetos ágeis apresentam um nível médio de maturidade de 3,5 numa escala de 1 a 5. Relativamente à utilidade das metodologias e modelos de maturidade, constatou-se, na organização estudada, a existência de conhecimento sobre metodologias, o reconhecimento da sua importância para a obtenção dos resultados pretendidos de forma eficiente, e o desconhecimento sobre a utilidade dos modelos de maturidade.
- The impact of digitalization on corporate sustainabilityPublication . Carneiro, Maria Mafalda Vilão Trabulo de Rodrigues; Sá, José Carlos Vieira deThis dissertation investigates the impact of digitalization on corporate sustainability, focusing on how the adoption of digital technologies influences sustainability practices across environmental, social, and economic dimensions. The research integrates a systematic literature review conducted using the PRISMA methodology and an empirical survey to establish a robust theoretical and practical framework. The literature review was conducted between November 2023 and June 2024, using the Web of Science database, and identified 251 relevant articles. These articles were further analyzed using VOSviewer for bibliometric analysis, revealing key thematic connections and trends. The study was guided by the central research question: How does digitalization contribute to the sustainability of companies? To address this question, a conceptual model was developed, linking digitalization practices with corporate sustainability outcomes. This model was tested using Structural Equation Modelling (SEM). The empirical analysis was based on survey data collected from a total of 31,743 companies, with 616 responses, of which 612 were valid, representing a strong response rate. The survey targeted organizations that have integrated digital tools and processes into their operations. The findings from the SEM analysis indicated a significant positive correlation between digitalization and corporate sustainability, particularly in operational efficiency, environmental performance, and overall firm performance. The survey results supported the hypothesis that digitalization acts as a dual-faceted tool, serving as both an enabler and a challenge to sustainability. The confidence level of the survey was established at 95%, with a margin of error of 5%. Key results included the confirmation of the positive impact of digital tools on operational efficiency and environmental performance, while also highlighting the potential risks associated with increased resource consumption and social inequality due to the digital divide. These findings underscore the importance of strategic management in leveraging digital technologies to enhance sustainability while mitigating potential adverse effects. This dissertation contributes to the academic discourse by providing nuanced insights into the intersection of digitalization and corporate sustainability and offering practical recommendations for businesses aiming to achieve sustainable development through digital transformation.
- Obtenção de informações para preensão e movimento em manipuladores robóticos através de técnicas além da visãoPublication . Campos, Filipe Daniel de Jesus Oliveira; Silva, Manuel Fernando dos SantosNeste trabalho, são estudadas tecnologias de perceção sensorial proprioceptiva e exteroceptiva física, com foco na obtenção de informações sobre o contacto e o objeto, que podem ser utilizadas para ajustar comportamentos em caso de escorregamento do objeto, corrigir trajetórias ou cancelar um procedimento com base na resposta do objeto manipulado. A integração de informações adicionais além da visão permite aumentar a robustez do sistema robótico, evitando a sua dependência exclusiva da visão, que pode ser limitada em ambientes de baixa visibilidade ou com oclusões. Especificamente, este estudo utiliza tecnologias de perceção sensorial proprioceptiva, com um sensor de Força e Binário (F/B) de 6 Degrees of Freedom (DoF) instalado no punho de um manipulador robótico, para obter informações sobre o contacto entre o objeto e a ferramenta, bem como características do próprio objeto durante tarefas de manipulação. As informações obtidas incluem a deteção de objeto e de escorregamento total, a transformação das componentes de F/B para uma referência de preensão, a estimativa da massa e da posição do Centro de Massa (CoM) do objeto, a classificação de objetos e a estimativa da orientação unidimensional do objeto. O trabalho é desenvolvido no ambiente Robot Operating System (ROS), utilizando a ferramenta de simulação Gazebo e o software Octave. O ambiente de simulação inclui o manipulador robótico UR5, o sensor de F/B Robotiq FT 300, e a garra de dois dedos Robotiq 2F-85. Para validar o sistema proposto e demonstrar os resultados obtidos, são realizados testes de manipulação de três objetos com diferentes propriedades físicas ao longo de quatro trajetórias. Três dessas trajetórias são executadas sem escorregamento entre o objeto e a ferramenta, enquanto uma inclui a presença de escorregamento, permitindo evidenciar as vantagens e limitações da solução desenvolvida. Os testes apresentaram bons resultados durante a execução das trajetórias, após a fase de preensão e antes do posicionamento do objeto. No entanto, a estimativa da posição do CoM do objeto durante o escorregamento requer mais investigação para garantir a convergência do método de orientação. São apresentadas sugestões de melhoria com base nos resultados, que poderão servir como base para investigações futuras.
- Sustentabilidade 4.0: Desenvolvimento de uma framework para avaliação do impacto da indústria 4.0 na sustentabilidadePublication . Carvalho, Ana Raquel Ferreira; Sá, José Carlos Vieira deA Indústria 4.0 apresenta uma série de tecnologias que facilitam os processos de produção e têm como objetivo reduzir custos e recursos. Já a sustentabilidade é a capacidade de satisfazer as nossas necessidades no presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades. A sustentabilidade é um conceito abrangente que considera as dimensões social, ambiental e económica. Com a combinação destes dois conceitos nasce a Sustentabilidade 4.0 que procura por meio da implementação de novas tecnologias utilizar os recursos como matéria-prima e energia de forma mais eficiente tornando os seus produtos/serviços mais competitivos. Há uma descentralização dos processos através da utilização de tecnologias que permitem controlar e monitorizar toda a cadeia de produção. Procurando fundir os processos físicos, digitais e biológicos da indústria originando novos modelos de negócio e gestão mais completos. Sendo este um tema ainda pouco explorado e com pouca base científica o presente trabalho pretende explorar os dois conceitos e perceber de que forma um influencia o outro, ou seja, perceber quais as tecnologias que influenciam as três dimensões da sustentabilidade. No trabalho realizado para a presente dissertação foi adotada a metodologia Action Research onde se iniciou com uma pesquisa bibliográfica que, de acordo com os pioneiros deste tema, permitiu percecionar o impacto das novas tecnologias na sustentabilidade. De seguida na fase action foi desenvolvida uma framework para avaliação do impacto da Indústria 4.0 na Sustentabilidade denominada de Framework para a Sustentabilidade 4.0. Posto isto a mesma foi aplicada a um caso de estudo, a empresa de metalomecânica Mecwide SA, com o intuito de perceber quais os contributos das novas tecnologias nas dimensões sociais, ambientais e económicas da sustentabilidade. De seguida na análise de dados, deu-se a recolha de informação através de inquéritos e observação direta. E por fim identificadas as tecnologias utilizadas e as suas relações com a questões da sustentabilidade a nível social, ambiental e económico. Como resultado do trabalho concretizado, é notável uma forte relação na aplicação das tecnologias para atingir um melhor desenvolvimento sustentável principalmente nas dimensões social e ambiental. Os resultados indicam que as introduções das tecnologias simplificam processos, eliminam tarefas repetitivas e melhoram a comunicação, garantem o acesso a informação em qualquer lugar o que permite o teletrabalho. São ainda utilizadas para a divulgação de formações, inquéritos de satisfação e comunicação de eventos. O que leva a um melhor clima organizacional e sentimento de preocupação e interesse pelo trabalho e consequente aumento de produtividade. A nível ambiental a introdução das novas tecnologias permite recolher e analisar dados de consumos e gastos de energia, combustíveis, recursos naturais e matérias-primas em tempo real. O que indiretamente está ligado a uma gestão mais eficiente com redução de custos o que impacta na dimensão económica da sustentabilidade. Além disso as novas tecnologias estão bastante associadas às energias renováveis que começam a ser adotadas pela Mecwide, à redução de consumos, desperdícios e custos de não qualidade.
- Instrumentação industrial: arquitetura tipo e soluções tecnológicas evoluídasPublication . Santos, Nuno Filipe Sousa; Ramos, Sérgio Filipe CarvalhoEste trabalho tem como objetivos a identificação do estado atual da instrumentação industrial e cibersegurança nesse contexto. São abordadas as principais tecnologias de instrumentação, incluindo arquiteturas de aquisição e comunicação de dados, com foco em parâmetros críticos como temperatura, nível, pressão e caudal. Além disso, a pesquisa explora medidas para implementar efetivamente a cibersegurança na instrumentação industrial. O trabalho visa dimensionar uma solução de engenharia na área de instrumentação industrial, com ênfase no desenvolvimento de uma infraestrutura que procura garantir a segurança das comunicações no escopo do projeto. O conjunto desses objetivos contribuirá para uma análise abrangente e aprofundada, proporcionando insights significativos para a compreensão e aplicação prática desses conceitos na indústria. Este estudo inclui um caso prático, fazendo uma análise do um projeto industrial proposto pela empresa QUADRANTE. Onde vai ser feito um balanço do orçamento necessário para implementação do mesmo e a respetiva caracterização e disposição dos equipamentos.
- Sistema de recomendação de resposta com aprendizagem automática em sistema de suporte ao clientePublication . Leitão, Jorge Oliveira; Oliveira, Paulo Jorge MachadoA Fujifilm atua no setor de saúde, na produção e venda de hardware de imagem médica (Imagiologia, Radiologia, Endoscopia) e soluções de software integradas. Com a venda dessas soluções para clínicas e hospitais, a empresa oferece suporte técnico por meio de uma plataforma de tickets onde permite a troca de mensagens para solucionar questões como, problemas de hospedagem, bugs, comportamentos suspeitos do programa, pedidos de funcionalidades e esclarecimentos. No entanto, a Fujifilm identificou que a resolução de tickets depende excessivamente do conhecimento técnico individual dos agentes de suporte, o que torna o processo lento e altamente dependente da sua experiência prévia. Isto afeta a eficiência e a consistência no atendimento ao cliente. Assim, surgiu a necessidade de uma solução integrada que auxilie a resolução de novos tickets, aproveitando o vasto histórico de tickets resolvidos, acumulado ao longo dos anos. Para atender a essa demanda, foi desenvolvido uma solução automatizado que classifica os tickets com o uso de técnicas de Processamento de Linguagem Natural e Machine Learning, para a identificação de tickets similares, em conjunto com um gerador de recomendações de resolução de ticket por meio de ferramentas de inteligência artificial, como a OpenAI API. Esta solução é disponibilizada através de uma API para facilitar a integração com outras plataformas e inclui um mecanismo de reforço automático que aprimora o modelo de classificação. A proposta foi em grande parte realizada, tendo resultados promissores, embora algumas limitações tenham sido encontradas, indicando que é necessário mais trabalho futuro para aprimorar a solução e atender plenamente aos requisitos de qualidade esperados.
- Artificial intelligence in corporate communication: advanced models to optimize real-time interactionsPublication . Miranda, Mariana Patrícia Neves; Pereira, Isabel Cecília Correia da Silva Praça GomesSupport processes are crucial for the smooth operation of a company. Unfortunately, challenges arise when the availability of the support team is reduced, resulting in prolonged wait times for employees to resolve their issues. In response to this challenge, a proactive conversational agent will be designed to answer the most frequently asked questions by the employees. This innovative solution aims to streamline the support process and enhance user experience. The agent will consist of a text language interpretation module, using artificial intelligence methods, such as machine learning, natural language processing and Large Language Models. This ensures a more responsive and accurate interaction with users, ultimately reducing the dependency on human support resources and speed up issue resolution for employees. By implementing this intelligent conversational agent, we aim to optimize support services, mitigate waiting time, and enhance overall operational efficiency.
- Using serious games to predict the orderliness personality trait in recommender systemsPublication . Martins, Tomás Braga da Costa Henriques; Marreiros, Maria Goreti CarvalhoThe following project investigated the feasibility of using Serious Games to implicitly assess personality, in comparison to personality questionnaires, to later implement in a travel Group Recommender System of tourism. A significant amount of people tend to overvalue themselves when responding to personality inventories. This presents as a problem for creating a user profile, subsequently providing inaccurate recommendations of Points of Interest. This thesis also addresses the Cold-Start problem, defined as having little to no information about a new individual or item, which acts as a limitation of Recommender Systems to deliver recommendations based on a user’s preferences. Following investigation, it was determined that gamifying a task considered monotonous, or that requires much time, can increase the user’s motivation and engagement. Therefore, the presented solution entailed the creation of a serious mini game with the purpose of assessing the orderliness personality trait and evaluate its feasibility of replacing personality questionnaires. This could help diminishing the impact of both the social desirability bias and the Cold-Start problem, by avoiding the direct response of the users and prevent the users’ withdrawal when being assessed. The proposed methodology assessed the users’ in-game behaviors, by providing objects to place throughout a room and measure the objects’ placement and relative positions. The metrics ranged from object pairing to categorization and ordering by size. Additionally, there were two versions of the game, one that contained a time limit for its conclusion and another without any time restrictions. To evaluate the developed solution, experimentation was performed with real users, which took place over two months, with a total of 134 participants being gathered, of which 100 were considered viable. The participants played the game and filled a personality questionnaire, the 120-IPIP-NEO model. The findings demonstrated significant correlations between the 120-IPIP-NEO model and some metrics. Both versions of the game showed different correlations with the questionnaire, however, there were no significant conclusions as to if the difference occurred by chance or if there was any external reason. Overall, the solution proved to be viable to an extent, with a future work proposal of refining some metrics and replacing others. Due to some inconveniences, the integration of the game in the Recommender System wasn’t possible to be performed.
- Modernização tecnológica no setor bancárioPublication . Garcês, Alfredo Manuel Silva; Sousa, Paulo Alexandre Gandra deNuma época caracterizada pelos sucessivos avanços tecnológicos em todas as áreas, as entidades bancárias reconhecem a necessidade de analisar as suas ferramentas tecnológicas visando a inovação e modernização das suas aplicações. Cada vez mais, os clientes procuram serviços de qualidade, onde a rapidez e a usabilidade das aplicações são fundamentais para a tomada de decisões informadas. Nesse contexto, surge a necessidade de realizar uma modernização tecnológica no Partnership, uma aplicação dedicada à gestão de parcerias bancárias entre a Natixis e os seus clientes. Atualmente, essa aplicação enfrenta graves problemas de desempenho, manutenção e interface gráfica, prejudicando assim a eficiência operacional da Natixis e comprometendo a sua capacidade de fornecer serviços aos clientes de forma eficaz. Este documento atende à necessidade dessa modernização e tem como principal objetivo a resolução dos problemas que afetam o desempenho do Partnership. Nesse sentido, foram estudadas as implicações organizacionais inerentes a esse tipo de modernização, os fatores que impulsionam essas modernizações e as várias abordagens existentes. Além disso, foi construído um MVP (Minimum Viable Product) com o objetivo de testar e validar as principais melhorias propostas para esta modernização. O MVP serviu como uma versão inicial da aplicação modernizada, permitindo a avaliação de soluções tecnológicas específicas, a identificação de problemas e a recolha de feedback dos utilizadores. Este estudo permitirá estabelecer uma base sólida para a modernização tecnológica completa do Partnership.
- Uso de jogos sérios para prever o traço de personalidade cooperação em sistemas de recomendaçãoPublication . Dias, José Pedro Azevedo Rodrigues; Marreiros, Maria Goreti CarvalhoA personalidade, uma característica distintiva de cada indivíduo, desempenha um papel crucial na definição de preferências, comportamentos e interações. A sua importância na caracterização precisa das pessoas tem levado à sua aplicação em sistemas de recomendação, melhorando sugestões em áreas como filmes, música e turismo. Embora questionários de personalidade sejam tradicionalmente utilizados para medir traços, eles podem ser demorados e suscetíveis a enviesamentos, como respostas inflacionadas. Em resposta a estas limitações, jogos sérios e técnicas de gamificação emergem como alternativas inovadoras para a análise da personalidade, estudando o comportamento dos jogadores. Este estudo desenvolveu e avaliou o Mindful Escape, um jogo sério, desenvolvido em Unity 3D, para Android projetado para medir o traço de Cooperação, um aspeto da dimensão Agradabilidade no modelo Big Five. O jogo adapta conceitos presentes no quotidiano, como o Dilema do Prisioneiro e a Tragédia dos Bens Comuns, para criar um ambiente de Escape Room que simula interações cooperativas e competitivas. Com uma amostra de 78 participantes, recolhidos no ISEP e em escolhas profissionais de Vila do Conde, foram identificadas correlações significativas entre as métricas do jogo e o traço de Cooperação. Além disso, outros 20 traços adicionais do modelo Big Five, destacando a Modéstia, a Moralidade, o Altruísmo e a Raiva também revelaram correlações. O feedback dos participantes foi extremamente positivo, destacando a imersão e a experiência envolvente oferecida pelo jogo. Observou-se uma sobrevalorização em traços como Moralidade, Altruísmo, Cooperação, Simpatia e Dever, sugerindo que os participantes consideravam-se como altamente morais e cooperativos, o que pode refletir uma tendência para respostas mais positivas. Apesar desta subjetividade, a validade geral do estudo não foi comprometida, mas indica a necessidade de considerar esse aspeto em futuras amostras. Todos os requisitos funcionais foram atendidos, exceto a duração do jogo, que ultrapassou os 5 minutos planeados, atingindo uma média de 10 minutos. As questões de investigação foram abordadas com sucesso, confirmando que o Mindful Escape é eficaz na medição da Cooperação e outros traços de personalidade, oferecendo uma base promissora para futuras pesquisas e aplicações em sistemas de recomendação.