ISCAP - Sistemas de Informação - Artigos
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- A Facilidade de aprendizagem de um software como medida da sua aceitabilidadePublication . Babo, RosalinaA produção em massa de computadores pessoais originou uma diminuição nos preços destes, como consequência um aumento significativo do número de computadores per capita.
- Soluções globais de suporte aos sistemas de informação do século XXIPublication . Babo, Rosalina; Machado, Altamiro
- A sociedade da informação e o ensino da gestão do secretariado no PolitécnicoPublication . Santos, José de Freitas; Mesquita, Anabela; Babo, Rosalina
- Serviço de revisão bibliográfica colaborativaPublication . Pereira, Rui HumbertoThe investigation communities spread all over the planet create considerable amounts of knowledge while developing their activities. The most known way of communicating this knowledge is through papers publishing, books and reports, among others. These documents are stored in libraries and even more nowadays, in the Internet, allowing people to access up dated information more efficiently than ever. However, this great amount of available information can represent an obstacle to its transformation in knowledge. It is therefore relevant the implementation of mechanisms that enable this transformation. In this dissertation a proposal for creation of a new information service is presented. It concerns a service of collaborative bibliographic revision, which supports the investigators in this specific task as well as in registering its results, thus providing future revisions by third party. The developed model takes its grounds in a documental background accessible through a commercial libraries management system, under which a "web" of semantically enriched connections is established and that register preferential paths for exploring this background, according to multiple criteria as well as notes to documents and paths themselves. A prototype is presented it implements the fundamental ideas of the model, which at its basic level represents an access interface to a repository of documents in electronic form. Based on this level there are two others, focussed on the registration of information added by the users of the service. The results emerged from this prototype clearly show the viability of the model.
- Implementação de um modelo baseado em XML para suporte da dinâmica processual de negócioPublication . Rocha, Giberto; Vila Verde, Isidro; Pereira, Rui HumbertoEste artigo descreve um modelo para implementação de plataformas dinâmicas de negócio, exclusivamente baseadas em tecnologias XML. Apresenta um caso real que implementa as suas diversas camadas, apresentação, lógica e dados, em XML. A comunicação entre camadas é assegurada por serviços Web (WS), tornando esta arquitectura orientada aos serviços (SOA). O modelo proposto sustenta toda a programação do processo de negócio numa linguagem de alto nível, o WS-BPEL, proporcionando, desse modo, condições de adaptação ao dinamismo exigido pelo negócio da organização e à heterogeneidade dos sistemas. O caso real é de uma secretaria electrónica que surge no contexto dos portais Web universitários. O sistema desenvolvido visa oferecer um conjunto de serviços para acesso a informação e para o despoletar de acções computacionais e/ou humanas.
- Secretaria on-line from ISCAPPublication . Pereira, Rui Humberto; Azevedo, Ana; Castilho, OlimpioLike many other higher educat ion schools, ISCAP`s population has grown at a rate of almost 100% in the end of the twentieth century. Its administrative structures were reinforced, but it was not in the same proportion. Face to face with the inability to resolve the problem, the administration decided to implement a computer based system, available in the Internet. In a first stage, in 1997, the system was implemented as a services support. The next stage, in 1999, proposes to increase student services quality. A project that aims to bring student services available on the Internet begins to be developed.
- B-learning: potenciador de estratégias de combate ao insucesso escolarPublication . Silva, Manuel; Peres, Paula; Pereira, Rui HumbertoSendo o insucesso escolar um problema universal nas instituições de ensino, torna-se necessário encontrar a fórmula para o diminuir para níveis que deixem de constituir um problema tão grave como actualmente. Muitas estratégias pedagógicas têm sido utilizadas, mas certamente que a aposta passará pela responsabilização do aluno e pelo estímulo à sua capacidade de realizar um estudo autónomo. Neste plano, o b-learning assume um papel preponderante na medida em que poderá constituir uma alavanca para essa transformação. Os métodos tradicionais de ensino/aprendizagem deverão evoluir no sentido de optimizar a adaptação dos seus principais intervenientes - alunos e professores - dotando-os das competências pedagógicas e técnicas necessárias. Neste contexto, iniciativas que promovam a disseminação de hábitos e práticas pedagógicas complementares ao ensino presencial assumem uma importância acrescida. Analisando o caso concreto do PAOL - Projecto de Apoio On-Line do ISCAP, verificamos que este constitui uma força propulsora e promotora da modificação generalizada das práticas, uma vez que propõe o b-learning como reforço da componente presencial, e não como mero meio transmissor de conhecimento. Apresenta-se assim como instrumento de combate ao insucesso escolar, distendendo o papel do formador a ambientes virtuais e ampliando a responsabilização do aprendiz no processo de formação. O presente artigo descreve o percurso do PAOL, iniciado no ISCAP no ano lectivo 2003/2004, bem como as estratégias desenvolvidas para a implementação sustentada de uma plataforma de e-learning, actualmente baseada no Moodle. Serão analisados os sucessos e os fracassos de um projecto que, ainda em fase de amadurecimento, apresenta já alguns resultados positivos na componente da cultura institucional de e/b-learning. A experiência do PAOL desafia assim as instituições de ensino superior a (re)pensarem seus modelos pedagógicos no sentido de auxiliar a aprendizagem ao longo da vida e a adequação às mudanças inerentes ao processo de Bolonha. O desenvolvimento experimental atingido com este projecto pretende contribuir para a criação de um referencial de inovação nas instituições de ensino superior, procurando entender como se desenvolve a inovação e quais os seus principais condicionantes.
- Innovation through virtual communities of practice: motivation and constraints in the knowledge-creation processPublication . Correia, Ana Maria Ramalho; Mesquita, Anabela; Paulos, AliceCommunities of Practice are places which provide a sound basis for organizational learning, enabling knowledge creation and acquisition thus improving organizational performance, leveraging innovation and consequently increasing competitively. Virtual Communities of Practice (VCoP‟s) can perform a central role in promoting communication and collaboration between members who are dispersed in both time and space. The ongoing case study, described here, aims to identify both the motivations and the constraints that members of an organization experience when taking part in the knowledge creating processes of the VCoP‟s to which they belong. Based on a literature review, we have identified several factors that influence such processes; they will be used to analyse the results of interviews carried out with the leaders of VCoP‟s in four multinationals. As future work, a questionnaire will be developed and administered to the other members of these VCoP‟s
- Aplicação das tecnologias de informação e comunicação como estratégia para a retenção de aunosPublication . Castro, Maria João; Pereira, Rui HumbertoEste artigo aborda a aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação como estratégias de boas práticas que conduzem à retenção e captura de alunos do ensino superior. É baseado num estudo de caso de oito anos, de utilização de um completo sistema de informação. Este sistema, além de constituir um ERP, de suporte às actividades de gestão académica, dispõe ainda de uma forte componente de SRM que confere suporte às actividades administrativas e lectivas. É descrito em que medida o sistema apresentado facilita a interacção e comunicação entre os membros da comunidade académica, recorrendo à internet, com serviços disponíveis na Web complementando-os com correio electrónico, SMS e CTI. Através de uma percepção, sustentada por análise empírica e por resultados de inquéritos, demonstra-se como este tipo de boas práticas pode elevar o nível de satisfação da comunidade. Muito em particular, é possível combater o insucesso escolar, evitar que alunos abandonem os seus cursos antes do seu término e que os recomendem a potenciais alunos. Em complemento, este tipo de estratégia permite ainda fortes economias na gestão da instituição, elevando o seu valor. Como trabalho futuro, é apresentada a nova fase do projecto que envereda pela aplicação de Business Intelligence para optimização do processo de gestão, tornando-o pró-activo. Também é apresentada a visão tecnológica que orienta os novos desenvolvimentos, para uma arquitectura baseada em serviços Web e linguagens de definição processual.
- Thinking over b‐learning strategy: the MIPO model approachPublication . Peres, Paula; Pimenta, Pedro; Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do PortoThis article describes the main research results in a new methodology, in which the stages and strategies of the technology integration process are identified and described. A set of principles and recommendations are therefore presented. The MIPO model described in this paper is a result of the effort made regarding the understanding of the main success features of good practices, in the web environment, integrated in the information systems/information technology context. The initial model has been created, based on experiences and literature review. After that, it was tested in the information and technology system units at higher school and also adapted as a result of four cycles of an actionresearch work combined with a case study research. The information, concepts and procedures presented here give support to teachers and instructors, instructional designers and planning teams – anyone who wants to develop effective b‐learning instructions.