Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
238.97 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo aborda a aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação como
estratégias de boas práticas que conduzem à retenção e captura de alunos do ensino
superior. É baseado num estudo de caso de oito anos, de utilização de um completo sistema
de informação. Este sistema, além de constituir um ERP, de suporte às actividades de
gestão académica, dispõe ainda de uma forte componente de SRM que confere suporte às
actividades administrativas e lectivas. É descrito em que medida o sistema apresentado
facilita a interacção e comunicação entre os membros da comunidade académica,
recorrendo à internet, com serviços disponíveis na Web complementando-os com correio
electrónico, SMS e CTI. Através de uma percepção, sustentada por análise empírica e por
resultados de inquéritos, demonstra-se como este tipo de boas práticas pode elevar o nível
de satisfação da comunidade. Muito em particular, é possível combater o insucesso escolar,
evitar que alunos abandonem os seus cursos antes do seu término e que os recomendem a
potenciais alunos. Em complemento, este tipo de estratégia permite ainda fortes economias
na gestão da instituição, elevando o seu valor. Como trabalho futuro, é apresentada a nova
fase do projecto que envereda pela aplicação de Business Intelligence para optimização do
processo de gestão, tornando-o pró-activo. Também é apresentada a visão tecnológica que
orienta os novos desenvolvimentos, para uma arquitectura baseada em serviços Web e
linguagens de definição processual.
Description
Keywords
Retenção Business intelligence ERP SRM E-learning