Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
71.39 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Sendo o insucesso escolar um problema universal nas instituições de
ensino, torna-se necessário encontrar a fórmula para o diminuir para níveis que
deixem de constituir um problema tão grave como actualmente. Muitas
estratégias pedagógicas têm sido utilizadas, mas certamente que a aposta passará
pela responsabilização do aluno e pelo estímulo à sua capacidade de realizar um
estudo autónomo. Neste plano, o b-learning assume um papel preponderante na
medida em que poderá constituir uma alavanca para essa transformação. Os métodos tradicionais de ensino/aprendizagem deverão evoluir no sentido de
optimizar a adaptação dos seus principais intervenientes - alunos e professores - dotando-os das competências pedagógicas e técnicas necessárias. Neste contexto,
iniciativas que promovam a disseminação de hábitos e práticas pedagógicas complementares ao ensino presencial assumem uma importância acrescida.
Analisando o caso concreto do PAOL - Projecto de Apoio On-Line do ISCAP, verificamos que este constitui uma força propulsora e promotora da modificação
generalizada das práticas, uma vez que propõe o b-learning como reforço da componente presencial, e não como mero meio transmissor de conhecimento.
Apresenta-se assim como instrumento de combate ao insucesso escolar, distendendo o papel do formador a ambientes virtuais e ampliando a
responsabilização do aprendiz no processo de formação.
O presente artigo descreve o percurso do PAOL, iniciado no ISCAP no ano lectivo 2003/2004, bem como as estratégias desenvolvidas para a
implementação sustentada de uma plataforma de e-learning, actualmente baseada no Moodle. Serão analisados os sucessos e os fracassos de um projecto que, ainda em fase de amadurecimento, apresenta já alguns resultados positivos na
componente da cultura institucional de e/b-learning.
A experiência do PAOL desafia assim as instituições de ensino superior a (re)pensarem seus modelos pedagógicos no sentido de auxiliar a aprendizagem
ao longo da vida e a adequação às mudanças inerentes ao processo de Bolonha. O desenvolvimento experimental atingido com este projecto pretende contribuir
para a criação de um referencial de inovação nas instituições de ensino superior, procurando entender como se desenvolve a inovação e quais os seus principais
condicionantes.
Description
Keywords
E-learning Insucesso escolar Estratégias pedagógicas B-learning