Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

B-learning: potenciador de estratégias de combate ao insucesso escolar

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Sendo o insucesso escolar um problema universal nas instituições de ensino, torna-se necessário encontrar a fórmula para o diminuir para níveis que deixem de constituir um problema tão grave como actualmente. Muitas estratégias pedagógicas têm sido utilizadas, mas certamente que a aposta passará pela responsabilização do aluno e pelo estímulo à sua capacidade de realizar um estudo autónomo. Neste plano, o b-learning assume um papel preponderante na medida em que poderá constituir uma alavanca para essa transformação. Os métodos tradicionais de ensino/aprendizagem deverão evoluir no sentido de optimizar a adaptação dos seus principais intervenientes - alunos e professores - dotando-os das competências pedagógicas e técnicas necessárias. Neste contexto, iniciativas que promovam a disseminação de hábitos e práticas pedagógicas complementares ao ensino presencial assumem uma importância acrescida. Analisando o caso concreto do PAOL - Projecto de Apoio On-Line do ISCAP, verificamos que este constitui uma força propulsora e promotora da modificação generalizada das práticas, uma vez que propõe o b-learning como reforço da componente presencial, e não como mero meio transmissor de conhecimento. Apresenta-se assim como instrumento de combate ao insucesso escolar, distendendo o papel do formador a ambientes virtuais e ampliando a responsabilização do aprendiz no processo de formação. O presente artigo descreve o percurso do PAOL, iniciado no ISCAP no ano lectivo 2003/2004, bem como as estratégias desenvolvidas para a implementação sustentada de uma plataforma de e-learning, actualmente baseada no Moodle. Serão analisados os sucessos e os fracassos de um projecto que, ainda em fase de amadurecimento, apresenta já alguns resultados positivos na componente da cultura institucional de e/b-learning. A experiência do PAOL desafia assim as instituições de ensino superior a (re)pensarem seus modelos pedagógicos no sentido de auxiliar a aprendizagem ao longo da vida e a adequação às mudanças inerentes ao processo de Bolonha. O desenvolvimento experimental atingido com este projecto pretende contribuir para a criação de um referencial de inovação nas instituições de ensino superior, procurando entender como se desenvolve a inovação e quais os seus principais condicionantes.

Description

Keywords

E-learning Insucesso escolar Estratégias pedagógicas B-learning

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License