| dc.contributor.author | Silva, Manuel | |
| dc.contributor.author | Peres, Paula | |
| dc.contributor.author | Pereira, Rui Humberto | |
| dc.date.accessioned | 2016-12-19T18:34:36Z | |
| dc.date.available | 2016-12-19T18:34:36Z | |
| dc.date.issued | 2007 | |
| dc.description.abstract | Sendo o insucesso escolar um problema universal nas instituições de ensino, torna-se necessário encontrar a fórmula para o diminuir para níveis que deixem de constituir um problema tão grave como actualmente. Muitas estratégias pedagógicas têm sido utilizadas, mas certamente que a aposta passará pela responsabilização do aluno e pelo estímulo à sua capacidade de realizar um estudo autónomo. Neste plano, o b-learning assume um papel preponderante na medida em que poderá constituir uma alavanca para essa transformação. Os métodos tradicionais de ensino/aprendizagem deverão evoluir no sentido de optimizar a adaptação dos seus principais intervenientes - alunos e professores - dotando-os das competências pedagógicas e técnicas necessárias. Neste contexto, iniciativas que promovam a disseminação de hábitos e práticas pedagógicas complementares ao ensino presencial assumem uma importância acrescida. Analisando o caso concreto do PAOL - Projecto de Apoio On-Line do ISCAP, verificamos que este constitui uma força propulsora e promotora da modificação generalizada das práticas, uma vez que propõe o b-learning como reforço da componente presencial, e não como mero meio transmissor de conhecimento. Apresenta-se assim como instrumento de combate ao insucesso escolar, distendendo o papel do formador a ambientes virtuais e ampliando a responsabilização do aprendiz no processo de formação. O presente artigo descreve o percurso do PAOL, iniciado no ISCAP no ano lectivo 2003/2004, bem como as estratégias desenvolvidas para a implementação sustentada de uma plataforma de e-learning, actualmente baseada no Moodle. Serão analisados os sucessos e os fracassos de um projecto que, ainda em fase de amadurecimento, apresenta já alguns resultados positivos na componente da cultura institucional de e/b-learning. A experiência do PAOL desafia assim as instituições de ensino superior a (re)pensarem seus modelos pedagógicos no sentido de auxiliar a aprendizagem ao longo da vida e a adequação às mudanças inerentes ao processo de Bolonha. O desenvolvimento experimental atingido com este projecto pretende contribuir para a criação de um referencial de inovação nas instituições de ensino superior, procurando entender como se desenvolve a inovação e quais os seus principais condicionantes. | pt_PT |
| dc.description.version | N/A | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/8877 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.subject | E-learning | pt_PT |
| dc.subject | Insucesso escolar | pt_PT |
| dc.subject | Estratégias pedagógicas | pt_PT |
| dc.subject | B-learning | pt_PT |
| dc.title | B-learning: potenciador de estratégias de combate ao insucesso escolar | pt_PT |
| dc.type | other | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Caldas da Rainha, Portugal | pt_PT |
| oaire.citation.title | Caldas Moodle - Educom–Associação Portuguesa de Telemática Educativa | pt_PT |
| person.familyName | Silva | |
| person.familyName | Peres | |
| person.familyName | Pereira | |
| person.givenName | Manuel | |
| person.givenName | Paula | |
| person.givenName | Rui Humberto | |
| person.identifier | 2295553 | |
| person.identifier.ciencia-id | 7619-C207-CDB4 | |
| person.identifier.ciencia-id | B911-13AA-6E61 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-5966-4229 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-4964-5929 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-9780-3912 | |
| person.identifier.rid | R-9753-2016 | |
| person.identifier.rid | E-7918-2011 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 7403410875 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 49864095600 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 55421047200 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | other | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 7fea1d68-a6fd-4f32-bd8a-fdc11630889f | |
| relation.isAuthorOfPublication | 9272c01d-5686-4562-a146-3b719f05a9d5 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 67e6b4e7-b3aa-4490-b1af-f94189deb320 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 67e6b4e7-b3aa-4490-b1af-f94189deb320 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- e_learning_potenciador_de_combate_ao_insucessocaldas_moodle.pdf
- Size:
- 71.39 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
