Politécnico do Porto
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- Voluntariado no ensino superior: oportunidades para a mudança no desenvolvimento psicológicoPublication . Heitor, Filipa; Veiga, ClaraO percurso dos estudantes no Ensino Superior é um lugar de aprendizagem e formação académica de qualidade e excelência que deve ser acompanhado por uma formação pessoal, social e cívica (Almeida & Santos, 2002). Este mesmo lugar, é intenso em crescimento pessoal e rico na diversidade de experiências, que conduz a possíveis mudanças nas esferas de vida do estudante (de natureza pessoal, social e contextual); e envolve tarefas académicas, vocacionais, sociais e emocionais particularmente desafiadoras (Chickering & Reisser, 1993; Dias, 2006). Estes novos contextos de vida podem ser percecionados como significativos e estimulantes, e assim facilitar o desenvolvimento e integração; e em oposição, experiências negativas podem constituir fatores de desorganização e desajustamento (Dias, 2006). Esta preocupação tem acentuado a importância de proporcionar experiências favoráveis ao desenvolvimento em níveis mais complexos, integrados e flexíveis (Menezes, 1998), que os tornam competentes cidadãos ativos e participativos em sociedade. A Educação Psicológica Deliberada intervém nas competências e estruturas do sistema pessoal e inscrevese numa estratégia de exploração reconstrutiva (Menezes, 1998; Sprinthall, 1991) – uma sólida estratégia de intervenção psicoeducacional que tem vindo a dar provas da sua eficácia ao nível da promoção da complexidade de estruturas cognitivas e da capacitação para a ação (Menezes, 1998, 1999). Assim, e reconhecendo nos estudantes um papel ativo e reflexivo, apresenta como condições: participar em experiências que impliquem ação em contexto real e de interação, que coloquem em desequilíbrio as estruturas cognitivas atuais; oferecer oportunidades de reflexão guiada e sistemática num ambiente seguro, de apoio emocional e de desafio; favorecer contextos que validem e suportem o pluralismo e o diálogo de perspetivas; oferecer espaços de integração e construção de um significado pessoal e; assegurar a continuidade temporal que facilite a mudança e o desenvolvimento psicológico (Ferreira, 2006; Menezes, 1998). Diversos estudos têm demonstrado que é no seio destas experiências de ação e compreensão que os estudantes vão (co-)construindo os seus interesses e melhorando o conhecimento de si e da realidade envolvente (Baxter-Magolda, 1999; Campos & Coimbra, 1991; Haste, 2004). Segundo Menezes (2003) a participação é uma ferramenta poderosa de aprendizagem, se intencionalmente construída e sistematizadamente apoiada, “porque requer uma intersubjetividade que envolve o encorajamento ativo da reflexão e expressão dos participantes, porque reclama a criação de um ambiente que valoriza a expressão de dissensões e encoraja o pluralismo, porque atende a diversidades de formas de contexto de participação e à experiência de grupos diversos, porque afirma o direito das pessoas e das comunidades a tomarem decisões e exercerem poder sobre as suas vidas – e porque considera que tudo isto é condição para a reconstrução e o aprofundamento da democracia” (Menezes, s.d., p.21). O voluntariado enquanto forma de envolvimento social e cívico assente na ajuda aos outros - a um grupo, organização, causa ou comunidade (Musick & Wilson, 2008): a) numa perspetiva individual, parece constituir oportunidades para o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e ocupacionais e fortalecer o sentido de pertença e de comunidade; e b) do ponto de vista societal, pode registar vantagens - essencialmente a curtoprazo, como o aumento da cultura cívica, do capital social, do clima de discussão e pluralismo (Menezes, s.d.). Porém, e conscientes de que nem todas estas ações são positivas (e podem reforçar estereótipos, preconceitos ou o conformismo), importa apoiar cada vez mais, experiências que assegurem qualidade desenvolvimental (Ferreira, 2006). Particularmente no contexto de Ensino Superior, a investigação sobre o voluntariado é limitada e recente, assim como as práticas de intervenção. Na sua maioria, decorrem de programas organizados pelo corpo estudantil que, ainda que de forma pouco consistente, começa a distinguir a “ação social” do “envolvimento e participação” e considera variadas oportunidades de otimização da sua atividade académica e de sair da “bolha do estudante” (student bubble) que tantas vezes os descreve (Brewis, Russel & Holdsworth, 2010).
- Teste teste testePublication . Brandão, Manuel
- Growing while playing in Orquestra GeraçãoPublication . Mota, Graça; Lopes, João TeixeiraIntroduction This study emerges within the framework of continuing the work undertaken by CIPEM (Research Centre in Psychology of Music and Music Education), in particular its interest in the relationship between Music Education and music in the community as the necessary and essential interchange for the development of musically informed citizens both in terms of a potential professional option and as aware and critical consumers. This thus further builds upon prior investment in understanding the phenomena around the participation of young persons in Philharmonic Bands and seeking to expand knowledge based upon another view on the collective musical practices ongoing in multiple contexts and in accordance with diverse objectives. [...]
- P.Porto research workshopsPublication . Dias, André; Castro, António Vieira de; Ramos, Carlos; Delerue-Matos, Cristina; Gamboa, Dorabela; Ferreira Sales, Maria Goreti; Baylina, Pilar; Silva, Regina; Pilão, Maria João; Fernandes, Rúben; Vale, ZitaP.PORTO Research Workshops are thematic meetings, to present and discuss R&D activities and outcomes – be it in the form of new knowledge, applied technology, industrial or intellectual property – providing a space for debate, networking and creation of synergies. This volume provides the contributions of the Research Workshop of April 2019, dedicated to the set of R&D projects led by P.PORTO researchers, in collaboration with companies and end-users, in the scope of the national projects call 02/SAICT/2016.
- Livro de Resumos - Forum Interno P.PORTO 2019Publication . AA.VV.; Ferreira, RuiO presente Livro reúne todos os resumos das 76 apresentações orais e 33 pósteres apresentados no Fórum Interno P.PORTO 2019. Está organizado por ordem alfabética do nome do primeiro autor e identifica a área temática em que o resumo foi submetido e aprovado. A organização deste Fórum Interno teve a importância, por todos reconhecida, de dar a conhecer a dinâmica pedagógica dos docentes do P.PORTO e constituiu um momento de divulgação de boas e inovadoras práticas, em muitos casos envolvendo estudantes nos grupos de investigação e docentes de várias Escolas. Concluiu-se também que muitos dos projetos apresentados tiveram como resultado a transformação de abordagens pedagógicas, de métodos de ensino, de instrumentos e procedimentos de avaliação, de ferramentas de comunicação e mesmo a criação de produtos de referência, nas diversas especialidades e áreas do conhecimento.
- Human-Centered Design for Collaborative Innovation in Knowledge-based EconomiesPublication . Silva, Tiago Filipe Pereira; Marques, Tiago Filipe PereiraThis research explores a university-industry collaboration based on the case study of an innovation project based on Stanford University's ME310 Design Innovation program. The Porto Design Factory and IKEA Industry joined forces to tackle a problem using what has come to be called a human-centered design approach. The case study provides an understanding of outcomes that reveal the potential of using a human-centered design approach to solve technical problems while enhancing customer experience. It also identifies the benefits that each institution gained by collaborating. The outcomes show that companies benefit from building interfaces with external partners, and that universities are relevant players in the innovation ecosystem, satisfying their third mission of being entrepreneurial institutions.
- Fórum interno 21. Livro de resumos: Desafios do "novo normal"Publication . Ferreira, Rui; Meira, Deolinda; Saúde, José Miguel; Delgado, João Paulo; Donga, João Paulo; Meireles, Maria João; Leitão, Pedro; Silva, Susana; Barros, TeresaA Presidência do Politécnico do Porto e os Conselhos Pedagógicos das Escolas organizam o Fórum Interno P.PORTO 2021 sob o tema “Formação e inovação pedagógica no P.PORTO: Desafios do "Novo Normal"”. Pretende-se que esta seja uma oportunidade de escuta, debate e reflexão sobre esta temática, de preocupação crescente dentro e fora do universo P.PORTO – a formação pedagógica dos nossos docentes e os contributos para a inovação pedagógica e a competência digital. Áreas temáticas: • Projetos Inovadores em EaD • Avaliação das aprendizagens • Formação Pedagógica dos docentes • Relação Ensino-Aprendizagem e Investigação • Redes de aprendizagem formal e não formal • Relação Ensino-Aprendizagem e Atividade profissional futura dos estudantes • Integração das novas tecnologias digitais • Valorização/promoção da pluri, multi e interdisciplinaridade • Mobilidade Virtual • Ensino Inclusivo • Estágios (curriculares e profissionais) • Empreendedorismos e transferência de conhecimento • Inovação Pedagógica e Administração Educacional • Simulação e teleprática como recursos educativos
- Instrumentos para transformar a experiência de aprendizagem: contexto do ensino superiorPublication . Jesus, Ângelo; Silva, Armando; Silva, Cândida; Martins, Constantino; Oliveira, Lino; Faria, Luiz; Peres, Paula; Oliveira, Paulo; Lima, VandaO presente livro aborda um conjunto de instrumentos pedagógicos que podem ser usados para potenciar as experiências de aprendizagem em contexto de ensino a distância. O livro destina-se quer a docentes, quer a estudantes. Os docentes podem encontrar no livro informação sobre técnicas e ferramentas que permitam melhorar as experiências de aprendizagem. Os estudantes, como destinatários do processo de aprendizagem, poderão também usufruir do conteúdo do livro, permitindo que estes tenham acesso às técnicas e ferramentas a que terão acesso durante o seu processo de aprendizagem.