Browsing by Author "Veloso, Ana Luísa"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Composing music, developing dialogues: An enactive perspective on children's collaborative creativityPublication . Veloso, Ana LuísaThis study aims to provide new insights on the nature of the embodied and collaborative processes related to the emergence of new musical ideas that occur when children are composing in groups. Data was obtained by participant observation of the teacher/researcher and by ten videotaped one-hour musical sessions dedicated to the development of a music composition by two groups of children, all of whom were eight years old. It was found that when composing in groups a) children use embodied processes to transform what they experience on diverse realms of their existence into musical ideas, and that b) while creating music, children engage in several improvisatory moments where new ideas emerge through the diverse ways they enact the surroundings where the activity is occurring. Findings suggest a conception of music composing as a multidimensional phenomenon that entails cognitive processes that are distributed across and beyond the physical body. Findings also suggest that composing music in collaboration with others nurtures a set of creative possibilities that would otherwise, not occur. Considerations for music education theory and practice are addressed in the last section of the article.
- Em cadência suspensiva: Memórias e reflexões de uma viagem inesquecívelPublication . Veloso, Ana LuísaO presente trabalho pretende ser uma contribuição para o estudo do desenvolvimento do pensamento musical em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este tema foi analisado a partir dos processos através dos quais as crianças constroem significados quando estão envolvidas em atividades relacionadas com a composição musical. Esta análise foi produzida a partir de três eixos teóricos fundamentais: A corrente enativa do embodiment, a teoria das emoções e sentimentos de António Damásio, e a Psicologia Cultural. O projeto foi desenvolvido a partir de um estudo longitudinal em que a professora/investigadora, através de vários ciclos de investigação-ação acompanhou o percurso de 72 crianças entre o seu primeiro e terceiro ano de escolaridade, numa escola do 1º Ciclo do Norte de Portugal Os dados foram obtidos a partir da observação participante em sala de aula, notas de campo, gravações áudio e vídeo, conversas exploratórias e diálogos, um questionário/reflexão e self-reports. A análise e interpretação dos dados sugere que atividades relacionadas com a composição musical em pequenos e grandes grupos, quando abordada a partir de temas intimamente ligados aos mundos das crianças, se pode transformar numa plataforma de diálogo baseada em processos emocionais profundos onde as crianças encontram inúmeras oportunidades não só para desenvolver o seu pensamento musical, como também para reconstruir as suas identidades musicais, pessoais e sociais.
- Más allá de la Orquestra Geração: El retrato de Manuella, una joven que soñaba com ser clarinetista profesionalPublication . Veloso, Ana LuísaEn este artículo se ofrece un análisis de la trayectoria de una joven clarinetista que, después de su paso por la Orquestra Geração decidió ingresar en el Conservatorio Nacional, con el sueño de emprender una carrera profesional en el mundo de la música. Realizado a partir del retrato sociológico de Manuela, este análisis se encuentra en el cruce entre la teoría disposicional de Lahire y de una concepción de educación que se desprende del pragmatismo de Dewey, así como de algunos autores relacionados con la pedagogía crítica. El retrato es interpretado a través de un triángulo definido a partir de estas dos líneas y es analizado a través del concepto de «sostenibilidad» (Mota y Figueiredo, 2012). Esta discusión plantea algunas cuestiones problemáticas sobre el momento de transición que ciertos músicos jóvenes pueden enfrentar cuando salen del proyecto Orquestra Geração para unirse a otros contextos educativos formales relacionados con la educación musical. Al final, se presentan además algunas posibles soluciones para superar las problemáticas emergentes.
- MetodologiaPublication . Boal-Palheiros, Graça; Veloso, Ana Luísa; Cruz, Ana Isabel; BOIA, Pedro Dos SantosNeste capítulo, serão apresentadas e fundamentadas as metodologias utilizadas no estudo da Orquestra Geração (OG). Adotando-se diferentes perspetivas teóricas, várias questões de investigação foram colocadas e diver- sas abordagens metodológicas foram sendo utilizadas, no sentido de se explorar o caso da OG – um caso complexo e multidimensional. Procurou-se, assim, compreender a realidade multifacetada deste projeto musical, social e pedagógico e aprofundar o conhecimento sobre os diversos intervenientes que o integram. Estes interagem continuamente uns com os outros, exprimindo e confrontando diferentes pontos de vista e partilhando experiências sociais e vivências musicais, cuja riqueza emocional converge para um objetivo comum: crescer, fazendo música em conjunto.
- Music as a way of living: the case of SonoscopiaPublication . Veloso, Ana Luísa; Araújo, Maria JoséSonoscopia is an association mainly devoted to the practice, creation and promotion of experimental music and sound art. Strongly tied to a DIY ethics (Peterson and Bennett, 2004), Sonoscopia´s members, with highly diverse musical and academic backgrounds, have been sharing and exchanging their knowledge, in a joint effort to accomplish new ways of living and thinking Porto’s underground musical scene. This study examines in which way the individual and collective musical practices at Sonoscopia may provide resources for new modes of agency and forms of living (Frith, 1978, 2002; DeNora, 2004). The data used in this study was generated from interviews to members, audio and video recordings and artefacts produced within Sonoscopia’s work. It was found that the deep engagement of members in the activities and projects of Sonoscopia seems to arise from a strong sense of belonging, a feeling of collective ownership and active participation in all decisions and chosen pathways. It was also found that the DIY logic lived at the association seems to have its roots in the strong commitment of its members not only to a specific musical scene but also to the relationships that have been established among them. Findings suggest that contexts devoted to a particular musical scene may foster personal and social transformations that have a major impact in the life of its participants. In such contexts, musical practice seems to provide a space for self-worth and self-achievement and to give new meaning to individual, social and musical identities.
- Music composition as a way of learning: emotions and the situated selfPublication . Veloso, Ana Luísa; Carvalho, Sara
- Música como Prática Social: Uma Reflexão Crítica sobre a Atividade de Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico no Âmbito das Atividades de Enriquecimento CurricularPublication . Araújo, Maria José; Veloso, Ana LuísaA música é uma prática social comunicativa e expressiva por excelência, uma linguagem que pela sua natureza estética e emocional nos liga de forma única ao mundo e aos outros. Através da produção sonora realizada coletivamente − do cantar, do tocar, do compor, do olhar, do escutar −, as crianças dialogam e constroem significados, partilhando-os e transformando-os, enriquecendo assim as suas práticas e horizontes culturais. A música está cada vez mais presente nos vários contextos que as crianças frequentam, nas suas brincadeiras, nas canções e jogos de recreio, nos filmes e séries favoritas. É uma prática de lazer no tempo livre, faz parte de muitas práticas pedagógicas de sala de aula em diferentes áreas disciplinares e, apesar de ser considerada oficialmente uma área curricular disciplinar, é constantemente “empurrada” para o pós-letivo. Neste texto fazemos uma reflexão sobre a música como prática social e sobre a sua importância enquanto atividade de educação artística no 1.º ciclo do Ensino Básico.
- Música e inclusão socialPublication . Lopes, João Teixeira; Mota, Graça; Veloso, Ana Luísa; Teixeira, RuteQuando falamos de inclusão social referimo-nos necessariamente, a um processo multidimensional. Por outras palavras: a inclusão (tal como a exclusão, conceito relacional por excelência) implica uma certa duração no tempo, uma cumulatividade de situações interligadas, uma exposição a padrões de socialização mais ou menos sistemáticos. Assim, podemos dizer que existe inclusão quando alguém possui os recursos económicos, mas também culturais, sociais, políticos e, não menos importante, simbólicos (Bourdieu, 1989), capazes de garantirem uma condição (lado objetivo) e um sentimento (lado subjetivo) de pertença a um todo, seja ele um grupo, uma classe, uma instituição, uma organização ou um país.
- A orquestra e a vida. Percursos juvenis na Orquestra GeraçãoPublication . Lopes, João Teixeira; Boia, Pedro Dos Santos; Veloso, Ana Luísa; Caldas, MatildeNa senda de uma sociologia da pluralidade disposicional, à qual se acrescenta a relevância do projeto e da construção de campos de possibilidade para a ação, analisam-se percursos juvenis de orquestra com base em retratos sociológicos, reconstituindo as transferências disposicionais entre os múltiplos processos e contextos de socialização, tendo por base a experiência na Orquestra Geração, projeto musical de inserção social com origem no El Sistema venezuelano. Assim, resgata-se a origem das disposições, bem como a força dos contextos da sua ativação (ou inibição), a par do seu potencial de transferibilidade para outros quadros de socialização. Conclui-se com o forte impacto da experiência orquestral na formação de novas competências e disposições, em desigual grau de intensidade consoante os atores, a singularidade dos seus percursos e os contextos em que se movem.
