Browsing by Author "Vasconcelos, Rosa"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Análise sobre a escolha do curso e instituição dos estudantes da área de engenhariaPublication . Barros, David; Vasconcelos, Rosa; Costa, António Pedro; Reis, Luís Paulo; Faria, Brígida MónicaTodos os anos ingressam nas universidades portuguesas milhares de estudantes provenientes do concurso nacional de acesso ao ensino superior. Estes estudantes são alocados de acordo com a sua nota de candidatura e as suas preferências a um par estabelecimento-curso. Apesar das estatísticas oficiais fornecidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), nem sempre é possível retirar os indicadores relevantes para uma boa tomada de decisão por parte das Universidades sobre os cursos e vagas a oferecer. Este trabalho procura avaliar os fatores que irão influenciar os estudantes na sua escolha por um par estabelecimento-curso assim como compreender as diferentes variáveis que estão relacionadas com essa mesma atribuição de influência. Baseou-se num estudo empírico, observacional através da aplicação de questionário, com o respetivo estudo estatístico. Os resultados mostraram uma relação em maior número entre os fatores estudados e o género. Permitiram ainda concluir que os fatores prestígio da instituição, empregabilidade e desenvolvimento intelectual são os mais valorizados pelos estudantes.
- Analysis on the selection of course and institution of engineering studentsPublication . Barros, David; Vasconcelos, Rosa; Costa, António Pedro; Reis, Luís Paulo; Faria, Brígida MónicaEvery year thousands of students apply for access to higher education in Portuguese universities. These students are allocated according to their application, secondary school grades and their preference to distinct establishment-course pairs. Despite official statistics provided by the Ministry of Science, Technology and Higher Education (MCTES), it is not always possible to have the relevant indicators for universities make a good decision concerning courses and vacancies to offer. This study evaluates the factors that influence students in their choice of a pair establishment-course as well as understand the different variables that are related to the same attribution of influence. The study is observational and empirical using questionnaires, with the appropriate statistical analysis. The results showed a relation in greater number among the studied factors and gender. In conclusion the prestige of the institution, employment and intellectual development are the factors most valued by students.
- Perspetiva dos Diretores de Curso sobre a Escolha do Curso e Instituição dos Estudantes da Área de Engenharia em PortugalPublication . Reis, Luís Paulo; Barros, David; Vasconcelos, Rosa; Costa, António Pedro; Faria, Brigida MonicaEm Portugal, o concurso nacional de acesso ao ensino superior, permite, todos os anos, a milhares de estudantes provenientes do ensino secundário ingressar no ensino superior. Estes estudantes são alocados de acordo com a sua nota de candidatura e as suas preferências a um par estabelecimento-curso. Apesar das estatísticas oficiais fornecidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), nem sempre é possível os diretores de curso retirarem os indicadores relevantes para uma boa tomada de decisão relativamente às vagas que o seu curso deve oferecer e respetiva estratégia de divulgação. Este trabalho procura analisar os fatores que os diretores de curso consideram que irão influenciar os estudantes na sua escolha por um par estabelecimento-curso assim como compreender as diferentes variáveis que estão relacionadas com essa mesma atribuição de influência. Usou-se um inquérito por questionário realizado a um conjunto de diretores de curso e respetiva análise de conteúdo. Dos resultados conclui-se que os diretores de curso estão particularmente interessados pelas acreditações A3ES e pela concorrência interna, isto é, cursos pertencentes ao próprio departamento, faculdade ou instituição de ensino superior. No entanto, muitos dos diretores de curso não têm grande preocupação em identificar e se defenderem dos seus concorrentes externos, o que, no entanto, é essencial para garantir um curso que atraia estudantes de elevada qualidade.
- A review in the use of artificial intelligence in textile industryPublication . Pereira, Filipe; Carvalho, Vítor; Vasconcelos, Rosa; Soares, FilomenaThis paper presents an analysis of the state of the art of artificial intelligence applications in the textile industry. A review of the existing literature was performed. This article presents three methods of analyzing textile yarn. Some techniques, used in textile fabric inspection, are presented throughout this paper, as well as the use of artificial intelligence on improving the performance of productive systems using neural networks and artificial vision. The preliminary results demonstrate that the techniques covered are an asset in obtaining defects in textile fabrics at the industrial level. Taking into account the various methods of inspection and analysis of textile yarn, all present pros and cons in applicability in the textile area. In terms of advantages, all allow a better analysis of the textile yarn and defect detection with high quality, but with applicability in more complex systems. As a disadvantage, they present the fact that they do not have an already standardized algorithm that can be used, which makes its use more complex. Some possible future applications are also described.