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Advisor(s)
Abstract(s)
Em Portugal, o concurso nacional de acesso ao ensino superior, permite, todos os anos, a milhares de estudantes provenientes do ensino secundário ingressar no ensino superior. Estes estudantes são alocados de acordo com a sua nota de candidatura e as suas preferências a um par estabelecimento-curso. Apesar das estatísticas oficiais fornecidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), nem sempre é possível os diretores de curso retirarem os indicadores relevantes para uma boa tomada de decisão relativamente às vagas que o seu curso deve oferecer e respetiva estratégia de divulgação. Este trabalho procura analisar os fatores que os diretores de curso consideram que irão influenciar os estudantes na sua escolha por um par estabelecimento-curso assim como compreender as diferentes variáveis que estão relacionadas com essa mesma atribuição de influência. Usou-se um inquérito por questionário realizado a um conjunto de diretores de curso e respetiva análise de conteúdo. Dos resultados conclui-se que os diretores de curso estão particularmente interessados pelas acreditações A3ES e pela concorrência interna, isto é, cursos pertencentes ao próprio departamento, faculdade ou instituição de ensino superior. No entanto, muitos dos diretores de curso não têm grande preocupação em identificar e se defenderem dos seus concorrentes externos, o que, no entanto, é essencial para garantir um curso que atraia estudantes de elevada qualidade.
Description
Keywords
Acesso Ensino Superior Curso Universidade análise de conteúdo
Pedagogical Context
Citation
Reis, L. P., Barros, D., Vasconcelos, R., Costa, A. P., & Faria, B. M. (2014). Perspetiva dos Diretores de Curso sobre a Escolha do Curso e Instituição dos Estudantes da Área de Engenharia em Portugal. http://www.scielo.mec.pt/pdf/rist/nspe2/nspe2a08.pdf, E2, 99–114. https://doi.org/10.17013/risti.e2.99-114
Publisher
AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação