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Advisor(s)
Abstract(s)
Every year thousands of students apply for access to higher education in Portuguese universities. These students are allocated according to their application, secondary school grades and their preference to distinct establishment-course pairs. Despite official statistics provided by the Ministry of Science, Technology and Higher Education (MCTES), it is not always possible to have the relevant indicators for universities make a good decision concerning courses and vacancies to offer. This study evaluates the factors that influence students in their choice of a pair establishment-course as well as understand the different variables that are related to the same attribution of influence. The study is observational and empirical using questionnaires, with the appropriate statistical analysis. The results showed a relation in greater number among the studied factors and gender. In conclusion the prestige of the institution, employment and intellectual development are the factors most valued by students.
Todos os anos ingressam nas universidades portuguesas milhares de estudantes provenientes do concurso nacional de acesso ao ensino superior. Estes estudantes são alocados de acordo com a sua nota de candidatura e as suas preferências a um par estabelecimento-curso. Apesar das estatísticas oficiais fornecidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), nem sempre é possível retirar os indicadores relevantes para uma boa tomada de decisão por parte das Universidades sobre os cursos e vagas a oferecer. Este trabalho procura avaliar os fatores que irão influenciar os estudantes na sua escolha por um par estabelecimento-curso assim como compreender as diferentes variáveis que estão relacionadas com essa mesma atribuição de influência. Baseou-se num estudo empírico, observacional através da aplicação de questionário, com o respetivo estudo estatístico. Os resultados mostraram uma relação em maior número entre os fatores estudados e o género. Permitiram ainda concluir que os fatores prestígio da instituição, empregabilidade e desenvolvimento intelectual são os mais valorizados pelos estudantes.
Todos os anos ingressam nas universidades portuguesas milhares de estudantes provenientes do concurso nacional de acesso ao ensino superior. Estes estudantes são alocados de acordo com a sua nota de candidatura e as suas preferências a um par estabelecimento-curso. Apesar das estatísticas oficiais fornecidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), nem sempre é possível retirar os indicadores relevantes para uma boa tomada de decisão por parte das Universidades sobre os cursos e vagas a oferecer. Este trabalho procura avaliar os fatores que irão influenciar os estudantes na sua escolha por um par estabelecimento-curso assim como compreender as diferentes variáveis que estão relacionadas com essa mesma atribuição de influência. Baseou-se num estudo empírico, observacional através da aplicação de questionário, com o respetivo estudo estatístico. Os resultados mostraram uma relação em maior número entre os fatores estudados e o género. Permitiram ainda concluir que os fatores prestígio da instituição, empregabilidade e desenvolvimento intelectual são os mais valorizados pelos estudantes.
Description
Keywords
Statistical analysis Access to higher education Course University Questionários Análise estatística Acesso ao ensino superior Universidade Curso
Citation
Barros, D., Vasconcelos, R., Costa, A. P., Reis, L. P., & Faria, B. M. (2014). Analysis on the selection of course and institution of engineering students. 9th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), 1–6. https://doi.org/10.1109/CISTI.2014.6876993
Publisher
Institute of Electrical and Electronics Engineers