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Advisor(s)
Abstract(s)
Todos os anos ingressam nas universidades
portuguesas milhares de estudantes provenientes do concurso nacional de acesso ao ensino superior. Estes estudantes são alocados de acordo com a sua nota de candidatura e as suas preferências a um par estabelecimento-curso. Apesar das estatísticas oficiais fornecidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), nem sempre é possível retirar os indicadores relevantes para uma boa tomada de decisão por parte das Universidades sobre os cursos e vagas a oferecer. Este trabalho procura avaliar os fatores que irão influenciar os estudantes na sua escolha por um par estabelecimento-curso assim como compreender as diferentes variáveis que estão relacionadas com essa mesma atribuição de influência. Baseou-se num estudo empírico, observacional através da aplicação de questionário, com o respetivo estudo estatístico.
Os resultados mostraram uma relação em maior número entre os fatores estudados e o género. Permitiram ainda concluir que os fatores prestígio da instituição, empregabilidade e desenvolvimento intelectual são os mais valorizados pelos
estudantes.
Description
Keywords
Questionários Análise estatística Ensino Superior Universidade Curso
Citation
Barros, D., Vasconcelos, R., Costa, A. P., Reis, L. P., & Faria, B. M. (2014). Analysis on the selection of course and institution of engineering students. 9th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), 1–6. https://doi.org/10.1109/CISTI.2014.6876993
Publisher
IEEE