Browsing by Author "Silva, Armando"
Now showing 1 - 10 of 25
Results Per Page
Sort Options
- A aprendizagem colaborativa com o SocrativePublication . Jesus, Ângelo; Silva, Armando; Peres, Paula; Oliveira, LinoA inovação pedagógica no apoio ao estudo individual e personalizado dos estudantes, constitui um dos vectores essenciais para garantir a qualidade da oferta educativa. A implementação de um processo de ensino-aprendizagem plenamente interativo no ensino presencial, nem sempre se revela fácil, essencialmente em turmas de grandes dimensões. Na tentativa de ultrapassar alguns dos obstáculos inerentes a esses processos, este artigo apresenta a descrição de uma atividade pedagógica com recurso ao Socrative. Com esta ferramenta o professor pode disponibilizar as atividades ficando imediatamente acessíveis a cada estudante. As respostas podem ser representadas de diferentes formas, permitindo uma leitura rápida, em função do tipo de resposta que pode ser por escolha múltipla, verdadeiro/falso ou respostas curtas. Inicialmente os alunos foram surpreendidos pela utilização do telemóvel na sala de aula. Esta surpresa levou depois ao empenho na resolução dos quizzes e estimulou a discussão de tópicos e conceitos dentro dos diferentes conteúdos.
- Conceção de cursos em regime e/b-learning: uma experiência de formação e tutoria online numa turma de grande dimensãoPublication . Oliveira, Lino; Jesus, Ângelo; Silva, Armando; Peres, PaulaAs competências do professor online são muito diferentes das exigidas a um professor dito “tradicional”. Este artigo relata uma experiência de formação e tutoria de um curso online, com mais de 100 formandos. A dimensão da “turma” exigiu soluções adequadas, nomeadamente a criação de uma estrutura de tutoria dinâmica suportada por uma equipa de quatro tutores. A atuação desta equipa desenrola-se em várias dimensões nomeadamente pedagógica, técnica, social e de gestão. Este artigo descreve a experiencia desenvolvida e termina com algumas recomendações e sugestões de boas praticas na formação e tutoria online.
- Conocimiento y uso de TIC para la innovación en las prácticas escolaresPublication . Rivas, Manuela; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de; Figueira, María; Silva, Armando
- Desafios na integração das tecnologias educativas no ensino superior. Um relato de experiênciaPublication . Jesus, Ângelo; Silva, Armando; Peres, Paula; Oliveira, LinoO processo de introdução de práticas de e/b-learning nas instituições de ensino, nem sempre é formalizado e assumido pela instituição desde o início do processo. Frequentemente, as primeiras práticas de e/blearning surgem como manifestações voluntárias de docentes que têm algum tipo de afinidade ou formação prévia com as tecnologias educativas. O desenvolvimento efectivo de uma política de formação em modalidade de e/b-learning, por parte de uma instituição, implica dar lugar a práticas formalizadas que sejam assumidas como “opção estratégica”, para serem incorporadas, de forma sistemática e sustentada, na prática pedagógica dos seus profissionais. Este trabalho pretende dar a conhecer os desafios da integração das tecnologias educativas numa instituição de ensino superior, mostrando de que forma uma gestão centralizada e uma formação dos docentes pode contribuir para uma integração eficaz de práticas de e/b learning.
- Designing learning paths: Contributions to the organization of b-learning initiativesPublication . Peres, Paula; Oliveira, Lino; Jesus, Ângelo; Silva, ArmandoThis article presents a simple guide that supports the pedagogical planning process. Besides the knowledge that will be shared, structuring an learning unit or a course demands reflection and effort in the teaching/learning development. The work described in this paper proposes a guide that speeds the process of defining online learning strategies by crossing cognitive objectives, pedagogical models, techniques and free web tools. The usefulness of the results obtained can be viewed on the perspectives of both student and teacher, thus it is a mediation instrument among all the players in the learning process. At the same time, it helps the bureaucratic procedures that are usually associated. We conclude this paper by presenting a set of recommendations obtained by the application of the pedagogic planning suggested in an implementation of an online course.
- Do the most productive firms become exporters? Application of a test for the case of PortugalPublication . Silva, Armando; Afonso, Óscar; Africano, Ana PaulaUsing a longitudinal database (1996-2003) at the plant level, this article aims to shed light on the proposition that most productive domestic firms self-select to export markets. Self-selection and learning by exporting are two non-mutually-exclusive theses that attempt to explain the high correlation between firms’ international trade involvement and their superior performance relative to domestic firms. In general, we find evidence of a self-selection to exports. However, there is significant heterogeneity of sales destinations, firm import status before exporting,and the specificities of the sectors firms belong to.
- E-Comunicando: desafios na implementação de uma conferência com emissão streamingPublication . Jesus, Ângelo; Silva, Armando; Oliveira, Lino; Peres, Paula; Castro, António de; Araújo, Maria José; Lima, Vanda; Liberal, Ana; Mesquita, Anabela; Ferreira, RuiA Internet e várias aplicações web são usadas virtualmente em todos os domínios das atividades humanas. A preparação de conferências é um dos exemplos onde a internet é amplamente utilizada para divulgação das informações sobre um evento futuro (através de e-mail e websites), Registo do participantes e submissão e armazenamento de documentos associados ao evento. No âmbito da 1ª Convenção Nacional do Ensino a Distância , o Instituto Politécnico do Porto, propôs-se organizar este evento de forma integrada – presencial e online. Resultando a experiência acumulada da Unidade de e-Learning e Inovação Pedagógica, e com o expertise de técnicos especializados, a C convenção foi realizada no dia 6 de Maio de 2019, envolvendo com cerca de meia centena de participantes online a a distância, e cerca de 30% dos oradores estiveram a distância . Com este paper pretendemos partilhar experiência e conhecimento, focando-nos nos aspetos organizacionais, comunicacionais, tecnológicos , legais e financeiros associados a um evento desta natureza.
- EditorialPublication . Silva, Armando; Silva, DianaDidática é o tema deste novo número da Sensos. Pretende ilustrar a diversidade da investigação em Didática, designadamente quanto a contextos (níveis de ensino, instituições, países), abordagens, temas e conteúdos disciplinares. Foram submetidas para publicação catorze propostas oriundas de diversas comunidades de investigação e inovação em educação quer nacionais, quer internacionais. Do processo de revisão dupla e anónima a que todos foram sujeitos resultou a aceitação para publicação dos sete artigos que compõem este número.
- Experiência de formação docentePublication . Jesus, Ângelo; Silva, Armando; Peres, Paula; Oliveira, LinoAs competências do professor online são muito diferentes das exigidas a um professor dito “tradicional”. Este artigo relata uma experiência de formação e tutoria de um curso online, com mais de 100 formandos. A dimensão desta “turma” exigiu soluções adequadas, nomeadamente a criação de uma estrutura de tutoria dinâmica suportada por uma equipa de quatro tutores. A atuação desta equipa de tutores desenrola-se em várias dimensões - pedagógica, técnica, social e de gestão. Este artigo descreve a experiencia desenvolvida e termina com algumas considerações na transferibilidade de práticas.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »