Browsing by Author "Ribeiro, Deolinda"
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- O 1.º Ciclo do Ensino Básico: Que identidade(s)?Publication . Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel; Diogo, Fernando; Fernandes, Dárida; Ribeiro, Deolinda; Costa, José António; Queiroz Canha, Manuel BernardoO presente livro resulta das comunicações apresentadas no seminário O 1.º ciclo do Ensino Básico — Que identidade(s)? | Currículo, práticas e formação docente, que teve como objetivo primeiro a partilha de perspetivas e investigações sobre o currículo, as práticas e a identidade docente, para uma reflexão mais ampla no âmbito do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
- O 1.º Ciclo do Ensino Básico: Que identidade(s)? - Livro de ResumosPublication . Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel; Diogo, Fernando; Fernandes, Dárida Maria; Ribeiro, Deolinda; Costa, José António; Canha, Manuel Bernardo
- Acreditação da formação de professores: um processo suspensoPublication . Ribeiro, Deolinda
- Construções de saberes profissionais pela investigação em contexto da prática: função da biblioteca escolar na perspectiva dos atores de educaçãoPublication . Ribeiro, Deolinda; Mendes, Mariana; Leal, SaraO presente artigo tem como enfoque problematizar a perspetiva dos atores de educação do 1.º ciclo do ensino básico sobre a função da biblioteca escolar. Investigar esta problemática, no estágio de formação profissional docente, foi o objetivo de duas mestrandas e coautoras deste texto que, apoiadas pela docente da unidade curricular “Investigação em Educação” procuraram construir saberes profissionais contextualizados. Esta investigação foi desenvolvida na escola de estágio das mestrandas no distrito do Porto, Portugal, que não tinha biblioteca escolar. Os objetivos de estudo foram: conhecer a influência desta problemática nas práticas docentes, na perspetiva dos professores, e na motivação para a aprendizagem da leitura, na perspetiva dos alunos. A observação direta e indireta, por entrevista e grupo focal, foram as opções metodológicas. Os resultados evidenciaram que uma biblioteca escolar pode beneficiar a prática docente e as aprendizagens dos alunos
- DARDER, ANTONIA (2016). Freireeeducação. Ramada:Edições PedagoPublication . Ribeiro, Deolinda; Darder, Antónia
- DIÁRIOS COLABORATIVOS DE FORMAÇÃO: A CO-CONSTRUÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS PELA PLURALIDADE DE SENTIDOSPublication . Ribeiro, Deolinda; Claro, Luísa; Nunes, Sónia
- A escuta da voz dos atores educativos nos processos de investigação e formação de professoresPublication . Ribeiro, Deolinda; Quadros-Flores, Paula; Sá, SusanaEm educação, são raras as vezes que as crianças e os profissionais em formação inicial são convidados para a investigação conjunta com formadores/investigadores, como se a realidade não fosse percebida do ponto de vista de quem aprende e de quem ensina. Urge a mudança de paradigma para uma visão mais equilibrada, equitativa e democrática da investigação. Esta visão implica escutar as vozes daqueles que fornecem informação credível, e justificativa da transformação dos processos de educação e de formação, com vista à sua melhoria. A investigação em curso, que alimenta esta comunicação, envolve a participação comprometida de formadores de professores, profissionais de educação experientes e em formação inicial, crianças e famílias. Contudo, neste trabalho propomo-nos apresentar a relevância da recolha das opiniões das crianças, e a metodologia da sua participação na investigação, com o objetivo de estudar os seus pontos de vista, sobre a transição da educação de infância para a escolaridade obrigatória. Pretendemos dar voz ao ator central do processo educativo, numa conceção de infância que entende a criança como um indivíduo competente e um ator social de pleno direito.
- A escuta da voz dos atores educativos nos processos de investigação e formação de professoresPublication . Flores, Paula; Ribeiro, Deolinda; Sá, Susana
- A escuta da voz dos atores educativos nos processos de investigação e formação de professores.Publication . Ribeiro, Deolinda; Quadros-Flores, Paula; Sá, SusanaEm educação, são raras as vezes que as crianças e os profissionais em formação inicial são convidados para a investigação conjunta com formadores/investigadores, como se a realidade não fosse percebida do ponto de vista de quem aprende e de quem ensina. Urge a mudança de paradigma para uma visão mais equilibrada, equitativa e democrática da investigação. Esta visão implica escutar as vozes daqueles que fornecem informação credível, e justificativa da transformação dos processos de educação e de formação, com vista à sua melhoria. A investigação em curso, que alimenta esta comunicação, envolve a participação comprometida de formadores de professores, profissionais de educação experientes e em formação inicial, crianças e famílias. Contudo, neste trabalho propomo-nos apresentar a relevância da recolha das opiniões das crianças, e a metodologia da sua participação na investigação, com o objetivo de estudar os seus pontos de vista, sobre a transição da educação de infância para a escolaridade obrigatória. Pretendemos dar voz ao ator central do processo educativo, numa conceção de infância que entende a criança como um indivíduo competente e um ator social de pleno direito.
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