Browsing by Author "Monteiro, Hugo"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- "Aprender a aprender". Estudo sobre a integração e formação de estudantes no ensino superior politécnico: Representações, expetativas e desafios.Publication . Araújo, Maria José; Diogo, Fernando; Diogo, Vera; Monteiro, Hugo; Correia, Mafalda; Sousa, InêsCom este poster pretendemos dar a conhecer um projeto de investigação em curso na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP), intitulado «Aprender a Aprender» integrado no Grupo de Apoio ao Trabalho Académico (GATA). Como o título indica, com este projeto procuramos compreender a multiplicidade de processos que constroem e configuram o fenómeno multidimensional que é a integração dos estudantes no ensino superior. Desde a implementação das diretrizes do processo de Bolonha que tem vindo a ser realizada investigação sobre os estudantes do Ensino Superior, centrada na construção de um saber académico quer sobre a formação graduada e pós-graduada e seus planos de estudo, quer sobre os percursos dos estudantes, para além de outras temáticas como é o caso dos trabalhos de Costa e Lopes (2008), Diniz e Almeida, (2005), Fernandes (2001), entre outros. Numa perspectiva que se quer motivadora da participação, este projeto constituiu-se como um projeto de investigação-ação com os estudantes e não sobre eles, e incorpora preocupações relativamente ao desenvolvimento da consciência cívica e da cidadania, em complemento das formações de caráter académico. Paralelamente ao envolvimento ativo dos estudantes, enquanto investigadores das suas realidades quotidianas no âmbito da academia, pretende-se: a constituição de oportunidades de reflexão interdisciplinar; a contribuição para intervenções concretas nos processos de transição e integração; a criação de estratégias que concorram para a melhoria do desempenho académico, entre outras dimensões que decorrem da dinâmica do projeto.
- Desigualdades sociais e participação educativa dos adultos: Para um programa de pesquisa pluriperspetivada e pluriescalar dos processos sociais do envolvimento dos adultos em práticas educativasPublication . Rothes, Luís; Lopes, Liliana; Queirós, João; Martins, Filipe; Monteiro, Hugo; Moreira, Jorge; Vieira, IsabelNesta comunicação apresentamos as principais linhas estruturantes de uma proposta para um programa de pesquisa, em fase de desenvolvimento, que toma como objeto central a participação educativa das pessoas adultas. Partindo de uma intenção de esclarecimento analítico dos processos de participação educativa num contexto multiforme e multidimensional de políticas, estruturas, práticas e atores sociais, pretendemos reconstituir e analisar os trajetos sociais, educativos e profissionais dos seus protagonistas, bem como as experiências - presentes ou num passado recente – em iniciativas do campo alargado da educação e formação de adultos. Paralelamente, propomo-nos articular as questões da participação educativa com o esclarecimento do modo como esta é condicionada pelos contextos socioterritoriais e organizacionais em que se insere, e pelas circunstâncias de vida que a balizam, contemplando também o enquadramento político das reconfigurações neste setor das políticas sociais, contribuindo assim para o debate em torno da educação de adultos enquanto direito social e vetor de promoção de cidadanias ativas e plenas.
- Do povo à multidão: limites da representação da escola públicaPublication . Monteiro, HugoO presente artigo reflecte sobre a noção de escola pública, incidindo nalguns conceitos-chave que laboram a sua formulação. Pretendendo assumir uma politização do conceito, intenta-se abordar inflexões presentes e ameaças latentes do ensino público, testando os limites das noções mais clássicas.
- Ei! Estudar, investigar e intervirPublication . Araújo, Maria José; Monteiro, Hugo; Bravo, Ana; Uribe, Salomé; Martins, Teresauma publicação que resultou do trabalho desenvolvido com estudantes do Ensino Superior Politécnico, no âmbito do projeto "Aprender a Aprender" organizado pelo Grupo de Apoio ao Trabalho Académico G.A.T.A.
- Enfoque axiológico na formação dos/das estudantes de Educação SocialPublication . Veiga, Sofia; Monteiro, HugoEnfoque axiológico na formação dos/das Estudantes de Educação Social. Nesta investigação foi estudado o desenvolvimento de valores individuais de alunos/as da licenciatura em Educação Social. O Questionário sobre Valores Pessoais de Schwartz foi aplicado a 53 estudantes, no início e final do 2º ano curricular. Os resultados evidenciaram que as diferenças entre as duas aplicações apresentam nos tipos motivacionais: Poder e Estimulação, uma variação estatística altamente significativa; Realização, Hedonismo, Autodirecionamento, Tradição e Segurança, uma variação estatística significativa; Universalismo, Benevolência e Conformismo, uma variação sem significância estatística. Os resultados são discutidos à luz do quadro concetual axiológico que enquadra a formação e a prática profissional dos educadores sociais.
- Procura da Superfície – corpo, artes e [in]visibilidadePublication . Lambert, Fátima; Monteiro, Hugo