Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
188.14 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Nesta comunicação apresentamos as principais linhas estruturantes
de uma proposta para um programa de pesquisa, em fase
de desenvolvimento, que toma como objeto central a participação
educativa das pessoas adultas. Partindo de uma intenção de
esclarecimento analítico dos processos de participação educativa
num contexto multiforme e multidimensional de políticas,
estruturas, práticas e atores sociais, pretendemos reconstituir e
analisar os trajetos sociais, educativos e profissionais dos seus
protagonistas, bem como as experiências - presentes ou num
passado recente – em iniciativas do campo alargado da educação
e formação de adultos. Paralelamente, propomo-nos articular
as questões da participação educativa com o esclarecimento do
modo como esta é condicionada pelos contextos socioterritoriais
e organizacionais em que se insere, e pelas circunstâncias
de vida que a balizam, contemplando também o enquadramento
político das reconfigurações neste setor das políticas sociais,
contribuindo assim para o debate em torno da educação de adultos
enquanto direito social e vetor de promoção de cidadanias
ativas e plenas.
Description
Keywords
educação e formação de adultos desigualdades sociais participação educativa
Citation
Publisher
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto