Browsing by Author "Martins, Dora"
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- A adaptação intercultural da família: como fator de sucesso nas missões internacionais de expatriados portuguesesPublication . Martins, Dora; Sousa, AndréO sucesso das missões internacionais é fortemente afetado pelo ajustamento intercultural da família que acompanha o expatriado. Porém, a família tende a ser neglicenciada, na maioria das vezes, quando as empresas planeiam a expatriação.
- Aprendizagem por projeto: propósito, processos e contextos de transformaçãoPublication . Rodrigues, Ana C.; Martins, Dora; Araújo, Manuel; Meirinhos, VivianaA licenciatura em recursos humanos mobiliza a abordagem da aprendizagem em projeto
- Aspetos críticos da gestão de pessoas para implementação de trabalho remotoPublication . Rodrigues, Ana C.; Lousã, Eva; Martins, Dora; Couto, Ana Isabel2020 foi um ano de transformação no âmbito da gestão de pessoas, em consequência da pandemia de COVID-19. A necessidade de adotar abruptamente modelos de gestão e de organização do trabalho disruptivos com o modelo tradicional exigiu reação imediata para fazer face aos desafios de trabalhar e interagir remotamente. Procurámos investigar como as organizações responderam à imposição do trabalho remoto, em concreto na modalidade do home-office, e os impactos desta modalidade na gestão de pessoas. Foram estudadas quatro empresas de dois setores de atividade económica contrastantes (Indústria e Tecnologias de Informação) durante o primeiro período de confinamento (de marçoa junho de 2020), com base em entrevistas realizadas a 12 gestores (quatro gestores de RH e oito gestores de equipa) e num inquérito aplicado a 128 colaboradores que experienciaram o home-office
- Attraction and Retention Strategies: What Matters to the Millennial?Publication . Martins, Dora; Silva, Susana; Mendes, AureaThe labor market is suffering many changes and transformations putting several challenges to human resources management. One of the biggest challenges is related to the attraction and retention of employees to work in several activity sectors and to retain the talent in the organisations. In particular, hospitality and technology sectors have seen robust growth since the pandemic-induced. This study aims to explore the strategies for attracting and retaining millennials. More specifically, to understand the challenges of multigenerational management, and to understand the strategies used by organisations to meet the needs and interests of the millennial generation. A qualitative exploratory study was conducted using a semi-structured interview with 17 Human resources managers. Data were analysed according to thematic analysis procedures. The results showed that university partnerships are the preferred practice for attracting millennials, work-life balance, benefits, organisational culture, investment in professional development, feedback, and recognition are the main attraction and retention strategies. Participants consider the millennial Generation to be committed, and the biggest challenge in managing generational diversity is linked to the demand and impatience of millennials. In conclusion, human resources managers should consider the generation characteristics to adequate and update their human resources practices.
- Attraction and retention strategies: what matters to the millennial?Publication . Silva, Susana; Martins, Dora; Marques, AureaThe labour market is suffering many changes and transformations putting several challenges to human resources management. One of the biggest challenges is related to the attraction and retention of employees to work in several activity sectors and to retain the talent in the organisations. In particular, hospitality and technology sectors have seen robust growth since the pandemic-induced. This study aims to explore the strategies for attracting and retaining millennials. More specifically, to understand the challenges of multigenerational management, and to understand the strategies used by organisations to meet the needs and interests of the millennial generation. A qualitative exploratory study was conducted using a semi-structured interview with 17 Human resources managers. Data were analysed according to thematic analysis procedures. The results showed that university partnerships are the preferred practice for attracting millennials, work-life balance, benefits, organisational culture, investment in professional development, feedback, and recognition are the main attraction and retention strategies. Participants consider the millennial Generation to be committed, and the biggest challenge in managing generational diversity is linked to the demand and impatience of millennials. In conclusion, human resources managers should consider the generation characteristics to adequate and update their human resources practices.
- Boas práticas de gestão de recursos humanos na hotelaria: um estudo exploratório no contexto portuguêsPublication . Martins, Dora; Silva, SusanaEste estudo caracteriza as práticas de gestão de recursos humanos que são mais comummente promovidas procurando, também, conhecer o grau de intervenção que o gestor de recursos humanos tem na disseminação dessas práticas. Os dados foram recolhidos a partir de inquéritos por questionários realizados a uma amostra de 33 unidades hoteleiras localizadas em Portugal. Os resultados mostram que as práticas de Gestão de Recursos Humanos mais comuns são: contratação; comunicação e partilha da informação; formação profissional; higiene e segurança no trabalho; integração e acolhimento; e recrutamento e seleção. Estes resultados sugerem que as unidades hoteleiras portuguesas estão a utilizar práticas de gestão de recursos humanos congruentes com as que a literatura designa como boas práticas de gestão de recursos humanos. Baseado nos resultados, este artigo discute as principais implicações teóricas e práticas. Sugestões para futura pesquisa são também apresentadas.
- Competências do Gestor de Recursos Humanos em Empresas de Média Dimensão do Distrito de AveiroPublication . Martins, DoraOs contínuos desafios, consequência...
- Competências do gestor de recursos humanos em empresas de média dimensão do distrito de AveiroPublication . Martins, DoraA partir da identificação das práticas de GRH mais comummente desenvolvidas nas empresas objecto de estudo procurar-se-á apresentar uma matriz caracterizadora da actual Função Recursos Humanos. Para o efeito, é analisado o grau de intervenção que o departamento de Recursos Humanos assume no desenvolvimento das práticas de GRH existentes na empresa, medido pela existência de auscultação, poder de decisão e implementação dessas práticas de GRH.
- Competências para a gestão de trabalhadores remotosPublication . Martins, Dora; Sousa, Ana FilipaThe TMS ALGARVE 2022: Sustainability Challenges in Tourism, Hospitality and Management will be held 16-18 November 2022 in the Algarve, Portugal and its main theme (but not restricted to) will be Sustainability. It will be the 7th edition of TMS Algarve conferences. TMS conferences are among the leading Tourism/Management conferences in Europe. The TMS ALGARVE 2022 is jointly organized by: The Tourism & Management Studies journal The School of Management, Hospitality and Tourism of the University of the Algarve, Portugal CinTurs (Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being) The Faculty of Economics of the University of the Algarve The Faculty of Tourism of the University of Malaga, Spain Cátedra de Economía y Finanzas Sostenibles of the University of Málaga, Spain The Faculty of Tourism and Finance of the University of Seville, Spain This conference will focus on a wide variety of topics related to (but not restricted to) Sustainability in Tourism, Hospitality and Management, aiming at encouraging inter-disciplinary and comparative approaches and stimulating research and dissemination of scientific knowledge. It is also our aim to promote scholarly cooperation and collaborative work among researchers from different countries.
- Competências Transversais: expectativas e necessidades no setor do turismo.Publication . Silva, Susana; Martins, DoraEste artigo ajuda a compreender as expectativas que os estudantes de cursos superiores e, turismo possuem relativamente às competências requeridas pelo setor do turismo, ao mesmo tempo que explora a percepção desses estudantes acerca das necessidades deste setor específico, quer no presente quer no futuro.