Browsing by Author "Marques, António da Silva"
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- A-Frame as a tool to create artistic collective installations in virtual realityPublication . Azevedo, João; Gomes, Paulo Sérgio Machado Veloso; Donga, João; Marques, António da SilvaVirtual Reality, due to its complexity and technological requirements, has a set of frictions that hinder its dissemination. The main ones can be summarized in the requirement to learn complex developing environments, like game engines, then we need to install applications, specific to each operating system and according to the means through which they can be accessed.
 - Analysis and definition of data flows generated by bio stimuli in the design of interactive immersive environmentsPublication . Gomes, Paulo Sérgio Machado Veloso; Donga, João; Marques, António da Silva; Azevedo, João; Pereira, JavierThis work focuses on interactivity as one of the essential factors for creating immersive environments, particularly interactivity that generates involuntary responses over which the user does not have conscious control. A dynamic and adaptive model was designed to analyze and define the data flow generated by bio stimuli for the design of interactive immersive environments.
 - Application of adaptive virtual environments through biofeedback for the treatment of phobiasPublication . Donga, João; Gomes, Paulo Sérgio Machado Veloso; Marques, António da Silva; Pereira, Javier; Azevedo, JoãoThis study proposes solutions to help people with phobias through the use of virtual environments that allow a contact between the subjects and these phobias. Using neurofeedback, the systems, depending on the emotional state of the user, adapt the scenarios allowing more or less intensity. The phobias these systems treat are social phobia, entomophobia and claustrophobia. The solutions have been developed using Unity, Muse 2 and Vive HTC.
 - e-EMOTION CAPSULE: as artes digitais na criação de emoçõesPublication . Gomes, Paulo Sérgio Machado Veloso; Marques, António da Silva; Pereira, Javier; Correia, António; Donga, João; Sá, Vitor J.O presente trabalho descreve o processo de criação do artefacto multidimensional “e-EMotion-Capsule” que explora a imersividade para gerar emoções através da criação de ambientes impactantes. A perspetiva multidimensional da e-EMotion Capsule permite ao participante experienciar diferentes ambientes criados recorrendo a tecnologias imersivas como o vídeo a 360, ambientes de realidade virtual e plataformas de realidade mista. O participante coloca os óculos RV para interagir com o artefacto e EMotion-Capsule, passando ele próprio a fazer parte do universo imersivo em que se envolveu. As suas próprias emoções desencadeiam as funções cognitivas de processamento percetivo, simbólico e lógico determinantes para construir a sua interpretação. O artefacto recorre ao inovador conceito de narrativa a 360 em que o movimento do corpo proporciona uma experimentação interativa, autónoma e personalizada, associada a estímulos visuais e sonoros que se fundem com o próprio participante. A arte digital ao incorporar este tipo de narrativa induz o participante a assumir o papel do personagem principal, desencadeando neste a dualidade entre reagir e agir, entre observar e provocar, quebrando a indiferença e gerando inquietação
 - Esquizofrenia, atividades instrumentais de vida diária e funções executivas: uma abordagem qualitativaPublication . Macedo, Mónica; Marques, António da Silva; Queirós, Cristina; Mariotti, Milton CarlosPessoas com esquizofrenia frequentemente apresentam dificuldades na reinserção social e ocupacional, as quais podem estar associadas a problemas na realização das atividades cotidianas. A disfunção executiva é um dos fatores que têm sido relacionados a essas dificuldades. Conhecer e analisar as potencialidades e dificuldades de pessoas com esquizofrenia frente às Atividades Instrumentais da Vida Diária, especificamente os componentes relacionados à disfunção executiva. Participaram da pesquisa pessoas com esquizofrenia, familiares e profissionais inseridos em associações de apoio no Brasil e em Portugal. Para a obtenção dos dados, foram realizados dois grupos focais para cada grupo ‒ usuários, familiares e profissionais ‒, com média de 6,7 participantes (N=40). Os dados foram analisados através da Análise Fenomenológica Interpretativa. Foram identificados três temas principais e seus respectivos subtemas: O (não) fazer na sua essência – falta de significado, insatisfação e falta de autonomia; Impedimentos – diminuição da volição, inflexibilidade de ação e dificuldade de planejar rotinas e tarefas; Fatores Ambientais – família, associação e profissionais. A insuficiência no desempenho ocupacional das pessoas com esquizofrenia que participaram deste estudo, relativamente às Atividades Instrumentais da Vida Diária, está diretamente relacionada aos componentes da disfunção executiva e revela a importância de programas de reabilitação específicos para essa população, visando a melhorias cognitivas e ocupacionais.
 - Facial emotion recognition: virtual reality program for facial emotion recognition—a trial program targeted at individuals with schizophreniaPublication . Souto, Teresa; Silva, Hugo; Leite, Ângela; Batista, Alexandre; Queirós, Cristina; Marques, António da SilvaPeople with severe mental illness (SMI), schizophrenia in particular, show considerable functional impairment in emotional recognition and social perception, which negatively affects interpersonal relationships and social functioning. Owing to its ecological validity, virtual reality (VR) has been observed to improve both assessment and training of emotional recognition skills of people with SMI. This article includes two studies: (a) a descriptive study on the Virtual Reality program for Facial Emotion Recognition (VR-FER) and (b) an empirical study that presents the results of the application of the VR-FER’s first module. For the second study, data were collected using two samples: a group of 12 people with schizophrenia and a reference group of 12 people who were mentally healthy. Data analysis comprised descriptive (mean, standard deviation) and inferential statistics (Mann–Whitney U test). Results showed that the first group presented a lower number of correct answers and a higher number of incorrect answers compared with the second group regarding facial emotion recognition (FER), thereby confirming the need to develop strategies to improve emotional recognition and social perception in people with schizophrenia. VR-FER is regarded a strategic training program for FER, using latest technology and following rehabilitation guidelines for SMI.
 - Hipertermia e intervenção nos estados emocionais: revisão da literaturaPublication . Queirós, Cristina; Oliveira, Simão; Sá, Catarina; Marques, António da SilvaO tratamento de algumas doenças (ex. sífilis, delírios, estados maníacos com agitação motora) foi já efetuado pela Medicina/Psiquiatria com recurso à hipertermia, através de agentes indutores de febre ou banhos de imersão. Atualmente, através de equipamentos sofisticados como a hipertermia de corpo inteiro por infravermelhos, têm sido utilizados na área da dor, em patologias como a fibromialgia, na área oncológica (tumores), verificando-se paralelamente uma melhoria dos sintomas depressivos. Pretende-se apresentar uma revisão da literatura sobre a utilização da hipertermia na depressão e estados emocionais. Método: Pesquisa nas bases Ebsco/Medline/Pubmed, em Setembro/Outubro 2019, com estudos em língua inglesa, analisados em função da amostra, intervenção e principais resultados. Resultados: Encontraram-se 12 estudos elegíveis, publicados entre 2011 e 2019 (embora um em 1992), sendo um com animais, um de descrição histórica do tratamento, um de revisão teórica na aplicação à depressão e três de comentários. Assim, seis estudos analisaram pacientes com sintomas depressivos, encontrando melhorias no estado emocional após a intervenção, nomeadamente com o aumento da temperatura corporal de um grau. Discussão: Os resultados sugerem que a hipertermia parece constituir uma intervenção promissora na melhoria dos estados emocionais e da saúde psicológica, sobretudo nos sintomas depressivos, podendo ser combinada com intervenções farmacológicas ou de outro tipo.
 - Metodologias de reabilitação cognitiva num programa de desenvolvimento pessoal de indivíduos com doença mental e desempregados de longa duraçãoPublication . Marques, António da Silva; Queirós, Cristina; Rocha, NunoA esquizofrenia é uma condição psicopatológica associada a disfunções cognitivas, manifestadas em diferentes dimensões neuropsicológicas (e.g., atenção, funções mnésicas, funções executivas, velocidade de processamento), havendo evidência empírica que permite sustentar uma relação de causalidade entre o funcionamento cognitivo e as competências funcionais dos indivíduos. Este artigo tem como objectivos (1) descrever procedimentos de reabilitação cognitiva com recurso à realidade virtual; (2) caracterizar um programa de intervenção em grupo de desen volvimento de competências cognitivas e sociais, baseado no modelo da Integrated Psychological Therapy de Brenner; e (3) apresentar o impacto inicial da utilização destas metodologias em pessoas com esquizofrenia e desempregados de longa duração, integrados num programa de desenvolvimento pessoal. Este tipo de programas de desenvolvimento de competências, visa aumentar o nível de funcionamento geral e de qualidade de vida de pessoas em situação de exclusão social e dependem, em grande parte, das capacidades de aprendizagem e de generalização dos indivíduos e, consequentemente, das suas capacidades cognitivas.
 - O meu guia para a habitaçãoPublication . Castro, Abigail; Campos, Filipa; Marques, António da Silva; Queirós, C. L.Este manual destina-se a indivíduos com problemas de Saúde Mental, tendo como objetivo promover o desenvolvimento de competências necessárias à aquisição e manutenção de uma habitação, no sentido de favorecer a inclusão dos mesmos na comunidade.
 - Mobile application to support children with anxiety disordersPublication . Fonseca, Nuno; Almeida, Ana; Moreno, Maria; Simões De Almeida, Raquel; Faria, Luiz; Marques, António da Silva; Matos, Paulo; Rocha, Pedro; Martins, ConstantinoThis paper describes WEBECOOL, a hybrid web/mobile application with the purpose of improving the self-management of anxiety disorders. The development of WEBECOOL was driven by a multidisciplinary collaboration between computing engineers, psychologists and psychiatrics. The first stage of the web/mobile application test was performed to assess the satisfaction with the technological proposal. Also, several components were identified as crucial and were employed in WEBECOOL: stress management, problem solving, medication adherence, symptoms monitoring and social interaction. WEBECOOL also pretends to include caregivers in the process, with the purpose of implementing better help therapy strategies.
 
