Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.27 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho descreve o processo de criação do artefacto multidimensional “e-EMotion-Capsule” que explora a imersividade para gerar emoções através da criação de ambientes impactantes. A perspetiva multidimensional da e-EMotion Capsule permite ao participante experienciar diferentes ambientes criados recorrendo a tecnologias imersivas como o vídeo a 360, ambientes de realidade virtual e plataformas de realidade mista. O participante coloca os óculos RV para interagir com o artefacto e EMotion-Capsule, passando ele próprio a fazer parte do universo imersivo em que se envolveu. As suas próprias emoções desencadeiam as funções cognitivas de processamento percetivo, simbólico e lógico determinantes para construir a sua interpretação. O artefacto recorre ao inovador conceito de narrativa a 360 em que o movimento do corpo proporciona uma experimentação interativa, autónoma e personalizada, associada a estímulos visuais e sonoros que se fundem com o próprio participante. A arte digital ao incorporar este tipo de narrativa induz o participante a assumir o papel do personagem principal, desencadeando neste a dualidade entre reagir e agir, entre observar e provocar, quebrando a indiferença e gerando inquietação
Description
Keywords
Ambientes imersivos Realidade virtual Realidade aumentada Vídeo 360 Empatia Esquizofrenia Literacia em saúde mental e bem-estar
Citation
Gomes, P. V., Marques, A., Pereira, J., Correia, A., Donga, J., & Sá, V. J. (2019). e-EMOTION CAPSULE: As artes digitais na criação de emoções Proceedings of the 9th International Conference on Digital and Interactive Arts, Braga, Portugal. https://doi.org/10.1145/3359852.3359962
Publisher
ACM