Publication
e-EMOTION CAPSULE: as artes digitais na criação de emoções
dc.contributor.author | Gomes, Paulo Sérgio Machado Veloso | |
dc.contributor.author | Marques, António da Silva | |
dc.contributor.author | Pereira, Javier | |
dc.contributor.author | Correia, António | |
dc.contributor.author | Donga, João | |
dc.contributor.author | Sá, Vitor J. | |
dc.date.accessioned | 2021-10-08T08:55:37Z | |
dc.date.available | 2021-10-08T08:55:37Z | |
dc.date.issued | 2019-10-23 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho descreve o processo de criação do artefacto multidimensional “e-EMotion-Capsule” que explora a imersividade para gerar emoções através da criação de ambientes impactantes. A perspetiva multidimensional da e-EMotion Capsule permite ao participante experienciar diferentes ambientes criados recorrendo a tecnologias imersivas como o vídeo a 360, ambientes de realidade virtual e plataformas de realidade mista. O participante coloca os óculos RV para interagir com o artefacto e EMotion-Capsule, passando ele próprio a fazer parte do universo imersivo em que se envolveu. As suas próprias emoções desencadeiam as funções cognitivas de processamento percetivo, simbólico e lógico determinantes para construir a sua interpretação. O artefacto recorre ao inovador conceito de narrativa a 360 em que o movimento do corpo proporciona uma experimentação interativa, autónoma e personalizada, associada a estímulos visuais e sonoros que se fundem com o próprio participante. A arte digital ao incorporar este tipo de narrativa induz o participante a assumir o papel do personagem principal, desencadeando neste a dualidade entre reagir e agir, entre observar e provocar, quebrando a indiferença e gerando inquietação | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Gomes, P. V., Marques, A., Pereira, J., Correia, A., Donga, J., & Sá, V. J. (2019). e-EMOTION CAPSULE: As artes digitais na criação de emoções Proceedings of the 9th International Conference on Digital and Interactive Arts, Braga, Portugal. https://doi.org/10.1145/3359852.3359962 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.1145/3359852.3359962 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/18676 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | ACM | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://dl.acm.org/doi/10.1145/3359852.3359962 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ambientes imersivos | pt_PT |
dc.subject | Realidade virtual | pt_PT |
dc.subject | Realidade aumentada | pt_PT |
dc.subject | Vídeo 360 | pt_PT |
dc.subject | Empatia | pt_PT |
dc.subject | Esquizofrenia | pt_PT |
dc.subject | Literacia em saúde mental e bem-estar | pt_PT |
dc.title | e-EMOTION CAPSULE: as artes digitais na criação de emoções | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 4 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | Proceedings of the 9th International Conference on Digital and Interactive Arts | pt_PT |
person.familyName | Machado Veloso Gomes | |
person.familyName | Pereira da Silva Marques | |
person.givenName | Paulo Sérgio | |
person.givenName | António José | |
person.identifier | U-7458-2017 | |
person.identifier.ciencia-id | 9A16-6189-1AE7 | |
person.identifier.ciencia-id | 8811-40B4-D5FC | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3975-2395 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8656-5023 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 71e30824-bcc4-48cc-b0fd-6244ba5d1869 | |
relation.isAuthorOfPublication | af6a03ee-cd62-426a-980a-b5c92c4b46d5 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 71e30824-bcc4-48cc-b0fd-6244ba5d1869 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- ART_Paulo Veloso Gomes 2.pdf
- Size:
- 1.27 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format