Repository logo
 
Publication

e-EMOTION CAPSULE: as artes digitais na criação de emoções

dc.contributor.authorGomes, Paulo Sérgio Machado Veloso
dc.contributor.authorMarques, António da Silva
dc.contributor.authorPereira, Javier
dc.contributor.authorCorreia, António
dc.contributor.authorDonga, João
dc.contributor.authorSá, Vitor J.
dc.date.accessioned2021-10-08T08:55:37Z
dc.date.available2021-10-08T08:55:37Z
dc.date.issued2019-10-23
dc.description.abstractO presente trabalho descreve o processo de criação do artefacto multidimensional “e-EMotion-Capsule” que explora a imersividade para gerar emoções através da criação de ambientes impactantes. A perspetiva multidimensional da e-EMotion Capsule permite ao participante experienciar diferentes ambientes criados recorrendo a tecnologias imersivas como o vídeo a 360, ambientes de realidade virtual e plataformas de realidade mista. O participante coloca os óculos RV para interagir com o artefacto e EMotion-Capsule, passando ele próprio a fazer parte do universo imersivo em que se envolveu. As suas próprias emoções desencadeiam as funções cognitivas de processamento percetivo, simbólico e lógico determinantes para construir a sua interpretação. O artefacto recorre ao inovador conceito de narrativa a 360 em que o movimento do corpo proporciona uma experimentação interativa, autónoma e personalizada, associada a estímulos visuais e sonoros que se fundem com o próprio participante. A arte digital ao incorporar este tipo de narrativa induz o participante a assumir o papel do personagem principal, desencadeando neste a dualidade entre reagir e agir, entre observar e provocar, quebrando a indiferença e gerando inquietaçãopt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGomes, P. V., Marques, A., Pereira, J., Correia, A., Donga, J., & Sá, V. J. (2019). e-EMOTION CAPSULE: As artes digitais na criação de emoções Proceedings of the 9th International Conference on Digital and Interactive Arts, Braga, Portugal. https://doi.org/10.1145/3359852.3359962pt_PT
dc.identifier.doi10.1145/3359852.3359962pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18676
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherACMpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://dl.acm.org/doi/10.1145/3359852.3359962pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAmbientes imersivospt_PT
dc.subjectRealidade virtualpt_PT
dc.subjectRealidade aumentadapt_PT
dc.subjectVídeo 360pt_PT
dc.subjectEmpatiapt_PT
dc.subjectEsquizofreniapt_PT
dc.subjectLiteracia em saúde mental e bem-estarpt_PT
dc.titlee-EMOTION CAPSULE: as artes digitais na criação de emoçõespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage4pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleProceedings of the 9th International Conference on Digital and Interactive Artspt_PT
person.familyNameMachado Veloso Gomes
person.familyNamePereira da Silva Marques
person.givenNamePaulo Sérgio
person.givenNameAntónio José
person.identifierU-7458-2017
person.identifier.ciencia-id9A16-6189-1AE7
person.identifier.ciencia-id8811-40B4-D5FC
person.identifier.orcid0000-0002-3975-2395
person.identifier.orcid0000-0002-8656-5023
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication71e30824-bcc4-48cc-b0fd-6244ba5d1869
relation.isAuthorOfPublicationaf6a03ee-cd62-426a-980a-b5c92c4b46d5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery71e30824-bcc4-48cc-b0fd-6244ba5d1869

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_Paulo Veloso Gomes 2.pdf
Size:
1.27 MB
Format:
Adobe Portable Document Format