Browsing by Author "Maia-Lima, C."
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- Descobrir matemática através do GeoGebra!Publication . Couto, A.; Maia-Lima, C.Os ambientes de geometria dinâmica têm desempenhado um papel fundamental no ensino e aprendizagem da Geometria e no desenvolvimento de outras competências do foro motivacional. Estes programas constituem uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento do raciocínio, da capacidade de visualização, da comunicação matemática e, assim, tornar Geometria menos estática, mais criativa e mais apelativa. Contudo o ensino desta área assume frequentemente uma forma acabada sem que os estudantes tenham o prazer das suas descobertas. Nesta comunicação apresentar-se-á o desenvolvimento de uma tarefa de investigação que teve como objetivo principal predispor os estudantes para criar matemática, aumentando a sua autoestima nesta ciência, em particular na Geometria. A tarefa consistiu na descoberta de propriedades em polígonos seus desconhecidos - os polígonos médios - recorrendo unicamente ao GeoGebra. A metodologia adotada seguiu uma abordagem qualitativa e interpretativa e a recolha de dados foi efetuada em duas turmas da formação inicial de professores. Esta experiência promoveu o gosto pela matemática e a Geometria, por ser uma área particularmente fértil, foi um meio eficaz para atingir esse fim
- Doce MatemáticaPublication . Couto, A.; Maia-Lima, C.; Santos, H.; Ribeiro, A.; Barros, A.A matemática deve ser trabalhada no jardim de infância de uma forma teoricamente fundamentada, aliando o lúdico ao pedagógico. Assim destaca-se a construção do sentido de número, através de experiências significativas que se traduzem em variadas representações, consoante o nível de desenvolvimento da criança. Deste modo implementou-se uma tarefa matemática, com crianças entre os 4 e 5 anos, cujo principal foco foi a concretização de operações numéricas necessárias à execução de uma receita. Ao longo da experiência culinária e dos posteriores registos tornaram-se explícitos diferentes níveis de desenvolvimento e representações gráficas da receita. Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (2016), o desejo intrínseco da criança em aprender impele o desenvolvimento de noções matemáticas precocemente, naturalmente, através do incremento de tarefas significativas, o que pressupõe uma motivação e contextualização. Destaca-se a importância da reflexão sobre a ação para a formação de futuros profissionais, pois é na procura pelo conhecimento e na implementação deste nos contextos que se podem compreender as implicações das tarefas no quotidiano do educador. Como verificado, os problemas apurados assomam não como obstáculos, mas como propulsores de mudança. Portanto, a viagem retrospetiva é fundamental no processo de ensino e de aprendizagem
- Olhar ou ver o consumo e os gastos que os alunos fazem na escolaPublication . Couto, A.; Maia-Lima, C.; Barbot, António; Castro, A.; Pinto, A.O dinheiro influencia fortemente a conduta humana, pelo que é fundamental, desde cedo, ensinar a criança a fazer a sua gestão de uma forma consciente. Este estudo tenta conhecer, no contexto escolar, os consumos e os gastos efetuados pelos alunos de uma turma de 5º ano e perceber se as ações de sensibilização surtem os efeitos desejáveis em matéria de consumo, poupança e saúde. As conclusões obtidas indicam que os participantes fazem uma gestão autónoma do seu dinheiro, mas, o envolvimento neste projeto contribuiu para uma diminuição dos seus gastos e para um consumo de alimentos saudáveis em maior quantidade
- O pássaro não tem boca, tem bico: Um projeto integrador da matemática na crechePublication . Couto, A.; Maia-Lima, C.; Felgueiras, C.; Lousada, C.Os primeiros anos da vida de uma criança assumem-se como fundamentais para o seu pleno desenvolvimento, numa fase em que as interações com o ambiente familiar e educativo podem encorajá-la a explorar as suas próprias aprendizagens e a envolver-se ativamente nelas. Neste processo o papel das famílias, do educador e auxiliares e da própria criança será primordial para que possa desempenhar um papel ativo, criativo, livre e em constante compreensão do espaço que a rodeia. O estudo seguiu a metodologia de trabalho de projeto e foi desenvolvido em contexto de creche, com um grupo crianças com idades compreendidas entre os dois e os três anos. A sala estava organizada por áreas específicas, característica do modelo pedagógico de High/Scope. A criação do projeto foi motivada pela observação de alguns pássaros no espaço exterior e permitiu articular as diferentes áreas do saber e as múltiplas linguagens da criança. Os instrumentos de recolha de dados centraram-se na observação, nas notas de campo, nos registos fotográficos e de áudio. Nesta idade, as ações voluntárias das crianças expressam a sua escolha espontânea, tão importantes para a construção da sua própria identidade e saberes e, por isso, a observação das suas expressões faciais, o seu bem-estar, a autoconfiança, a sua vivacidade, o entusiasmo e a vontade de participar permitiam perceber a existência de uma emersão total no projeto e nas múltiplas aprendizagens que dele decorriam.
- Uma tarefa diferente de OTD para o 1º ciclo do ensino básicoPublication . Couto, A.; Correia, A.; Graciano, A.; Nunes, C.; Monteiro, S.; Maia-Lima, C.Este estudo debruça-se sobre a abordagem da temática da Organização e Tratamento de Dados (OTD) no 1º Ciclo do Ensino Básico, procurando dar a conhecer aspetos relevantes e mostrar uma possibilidade de trabalhar este conteúdo de modo a proporcionar, aos alunos, uma aprendizagem com significado. A tarefa implementada desenvolveu-se numa turma do 3º ano, utilizando-se para tal uma estratégia de ensino e de aprendizagem exploratória, proporcionando-se um trabalho de construção por parte do aluno para a construção do seu próprio conhecimento. Depois da descrição da tarefa implementada apresentaram-se os resultados, analisaram-se os erros e as dificuldades mais comuns na temática mencionada. Com a análise de todo o trabalho desenvolvido verificou-se que uma das maiores dificuldades residiu na representação gráfica dos dados, que pode ter na sua origem um desconhecimento sobre os aspetos importantes que estão subjacentes a esta forma de apresentar os dados. Porém, as fases anteriores à construção foram por norma bem-sucedidas pelos alunos.
- The management of student´s virtual money – sensibilisation and learning for lifePublication . Couto, A.; Maia-Lima, C.; Castro, A.; Aboim, S.; Pinto, A.; Barbot, AntónioThe advanced technological age, marketing and society of the abundance in which we live, have a strong influence on the consumption and eating habits of the children. Every day in schools, these little human beings make autonomous choices and their parents, despite seeking to control and know their actions, cannot do it entirely for many reasons. The study was carried out in a group of the fifth grade and their results were subjected to a descriptive and inferential analysis, in which the purpose was to study the relation of some of the variables in question. The conclusions point for example to the parents' lack of knowledge in what concerns the type of consumption and on how their students spend their money. So it can be said that the role of the school in raising responsible citizens in managing their money is a necessary and continuous learning throughout the school life.
- The Symmetry Concept in the Perspective of Basic Education TeachersPublication . Couto, A.; Maia-Lima, C.The curricular changes that have occurred with the Portuguese Mathematics programme of study of 2007 showed, among other situations, the introduction of new contents and the new concept of symmetry. For the teachers, these changes require scientific updates to be provided so that the outcomes of the mathematics teaching can be guaranteed. In the academic year 2011/2012 a questionnaire was applied to a 142 inservice basic education teachers of a particular region of Portugal, to analyze the content knowledge in this subject (symmetry) and the form of scientific update occurred. The processing of data allowed us to identify inadequate conceptions, beliefs, topics more or less successful in responses and also compare the teacher’s responses of the different teaching groups.