Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
35.42 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Os ambientes de geometria dinâmica têm desempenhado um papel fundamental no
ensino e aprendizagem da Geometria e no desenvolvimento de outras competências do foro
motivacional. Estes programas constituem uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento
do raciocínio, da capacidade de visualização, da comunicação matemática e, assim, tornar
Geometria menos estática, mais criativa e mais apelativa. Contudo o ensino desta área assume
frequentemente uma forma acabada sem que os estudantes tenham o prazer das suas
descobertas. Nesta comunicação apresentar-se-á o desenvolvimento de uma tarefa de
investigação que teve como objetivo principal predispor os estudantes para criar matemática,
aumentando a sua autoestima nesta ciência, em particular na Geometria. A tarefa consistiu na
descoberta de propriedades em polígonos seus desconhecidos - os polígonos médios -
recorrendo unicamente ao GeoGebra. A metodologia adotada seguiu uma abordagem
qualitativa e interpretativa e a recolha de dados foi efetuada em duas turmas da formação
inicial de professores. Esta experiência promoveu o gosto pela matemática e a Geometria, por
ser uma área particularmente fértil, foi um meio eficaz para atingir esse fim
Description
Keywords
GeoGebra Geometria Tarefa de investigação