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Abstract(s)
A matemática deve ser trabalhada no jardim de infância de uma
forma teoricamente fundamentada, aliando o lúdico ao pedagógico. Assim
destaca-se a construção do sentido de número, através de experiências
significativas que se traduzem em variadas representações, consoante o nível
de desenvolvimento da criança. Deste modo implementou-se uma tarefa
matemática, com crianças entre os 4 e 5 anos, cujo principal foco foi a
concretização de operações numéricas necessárias à execução de uma
receita. Ao longo da experiência culinária e dos posteriores registos
tornaram-se explícitos diferentes níveis de desenvolvimento e representações
gráficas da receita. Segundo as Orientações Curriculares para a Educação
Pré-Escolar (2016), o desejo intrínseco da criança em aprender impele o
desenvolvimento de noções matemáticas precocemente, naturalmente,
através do incremento de tarefas significativas, o que pressupõe uma
motivação e contextualização. Destaca-se a importância da reflexão sobre a
ação para a formação de futuros profissionais, pois é na procura pelo
conhecimento e na implementação deste nos contextos que se podem
compreender as implicações das tarefas no quotidiano do educador. Como
verificado, os problemas apurados assomam não como obstáculos, mas como
propulsores de mudança. Portanto, a viagem retrospetiva é fundamental no
processo de ensino e de aprendizagem
Description
Keywords
Matemática Infância Sentido de número Representações