Browsing by Author "Lopes, J. Bernardino"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Envolver os alunos produtivamente em aulas de física e química durante uso de simulações computacionais: Dois professores com mediações distintas e uso distinto das simulaçõesPublication . Lopes, J. Bernardino; Cunha, Ana Edite; Santos, Carla A.; Saraiva, Elisa; Cravino, J. Paulo; Dinis, FernandaNeste trabalho, pretende-se identificar e descrever as características da mediação do professor determinantes para promover o envolvimento produtivo dos alunos, durante o uso de simulações computacionais (SC). São apresentados resultados com base no estudo de aulas lecionadas por dois professores de física e química, com a mesma experiência profissional, mas diferente experiência de integração de investigação didática nas suas práticas de ensino. Os resultados permitem compreender as condições fundamentais para os alunos se envolverem produtivamente nas tarefas, as principais diferenças entre a mediação de professores com experiência de integração de resultados de investigação didática nas práticas de ensino. São ainda discutidos os fatores que influenciam o uso de SC em contexto de aula.
- Multimodal Narratives in Research and Teaching PracticesPublication . Lopes, J. Bernardino; Viegas, Maria Clara; Pinto, José AlexandreWhile already validated by the scientific community, multimodal narratives have the potential for a broader application, especially for improved teaching practices from a professional or a theoretical point of view. Applying multimodal narratives within professional development courses creates a focus on the teaching practices rather than the content itself. Multimodal Narratives in Research and Teaching Practices provides educator and researcher perspectives on the use of multimodal narratives as a tool to reflect and improve teaching practices. Covering such topics as professional development, online learning, and teacher education, this publication is designed for educators, academicians, administrators, and researchers.
- Narrações multimodais: o que são e para que servemPublication . Lopes, J. Bernardino; Viegas, Clara; Pinto, AlexandreA melhoria da qualidade das aprendizagens na área das Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, necessita do aperfeiçoamento das práticas de ensino. Estas são em geral difíceis de estudar e aprimorar. Este capítulo apresenta um instrumento que permite estudar em profundidade as práticas de ensino, do ponto de vista do professor, preservando a sua natureza holística, complexa e ecológica. Designámo-la de Narração Multimodal (NM). Neste capítulo apresenta-se o percurso da sua elaboração e explica-se o que são, como se fazem e para que podem ser usadas. As NM podem ser usadas por professores e investigadores com diversas finalidades específicas que globalmente contribuem para a melhoria da qualidade das aprendizagens.
- Narrações multimodais: uma e-ferramenta ao dispor da investigaçãoPublication . Lopes, J. Bernardino; Viegas, M. ClaraAs Narrações Multimodais (NMs) surgiram há mais de uma década, pela dificuldade sentida por um grupo de investigadores em Educação de Ciências em conseguir “entrar” verdadeiramente nas salas de aula. Atualmente, é uma ferramenta validada pela comunidade científica. A NM como ferramenta permite: (a) a estruturação da recolha de dados, (b) a elaboração de uma descrição multimodal de uma prática de ensino com determinadas características, (c) a constituição de um acervo digital e público de NM de práticas de ensino em diferentes contextos. Neste capítulo apresenta-se uma visão geral da investigação já realizada usando NM de práticas de ensino numa perspetiva de OpenScience. Torna-se patente a diversidade de linhas e focos de investigação referindo-se alguns dos principais contributos alcançados. O portal digital “Multimodal Narratives” (acervo e ferramenta NM) constitui-se como uma e-ferramenta ao serviço da melhoria das práticas de ensino e da investigação em Educação, em particular a investigação qualitativa, dada a riqueza dos dados disponíveis. A e-ferramenta NM mostra-se valiosa para ajudar o investigador em educação na recolha de dados, no armazenamento e tratamento de dados, na comparabilidade entre dados de diferentes fontes e na disseminação de resultados.
- Teaching science with experimental work and computer simulations in a primary teacher education course: what challenges to promote epistemic practices?Publication . Pinto, Alexandre; Barbot, António; Viegas, Clara; Silva, António A.; Santos, Carla A.; Lopes, J. BernardinoThe objective of this work is to study how teachers’ mediation can promote the development of students’ epistemic practices (EPs), in a classroom environment, using computer simulations (CS) articulated with experimental work (EW). In particular, we want to explore characteristics of teacher mediation using CS articulated with EW as a didactical approach and what EPs occur when students work in the pathway from theory (T) to the observable-world (OW), and vice-versa. We report a multi-case study with two teachers of a primary teacher education course. We use multimodal narratives (a description of what happens in the classroom, using several types of data collected) to analyse the students’ EPs and the teachers’ mediation. This analysis is made using the qualitative analysis software (NVivo 8®). The results point that the differences in the occurrences and pathways found in students’ EPs can be related to the different characteristics of teachers’ mediation. The results also point to the existence of students’ epistemic practices that were differently promoted depending on the use of CS or EW, which means an interesting complementarity between the two teaching approaches. When teachers’ mediation incorporates the use CSs articulated with EW.
- The Importance of Making Teaching Practices Public, Shareable, and UsablePublication . Lopes, J. Bernardino; Viegas, Clara; Pinto, José AlexandreIt is acknowledged that to improve the value of the learning process and outcomes in areas such as science, technology, engineering and math, the teaching quality needs to be enhanced. Therefore, it is crucial to have access to real teaching practices. The multimodal narrative (MN) tool allows teaching practices to become public, sharable, and usable (open science perspective), preserving their holistic, complex, and ecological nature. This tool has characteristics and a structure that enable an in-depth study of teaching practices, in different contexts, with several purposes (e.g., teacher education, professional development, and research). This chapter presents MNs and the necessary steps involved in collecting multimodal data, structuring the narrative, and validating the document. MNs can be used by teachers and researchers, or other professionals, with multiple specific objectives, globally contributing to improving professional practices.
- Utilização de Sensores e dos Sentidos Humanos no apoio à transição do Concreto para o AbstratoPublication . Silva, Maria João; Lopes, J. Bernardino; Barbot, AntónioApresentam-se e analisam-se os contributos de 4 estudos de caso para a compreensão do potencial da utilização sinérgica dos sentidos e de sensores no apoio à transição do pensamento concreto para o abstrato, em contextos de ensino experimental das ciências no 1º e 2º ciclo do ensino básico. Recolheram-se e analisaram-se evidências de desenvolvimento da abstração sobre tópicos de considerável complexidade, como os de biodiversidade, ser vivo, temperatura e frequência cardíaca.