Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Narrações multimodais: uma e-ferramenta ao dispor da investigação

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

As Narrações Multimodais (NMs) surgiram há mais de uma década, pela dificuldade sentida por um grupo de investigadores em Educação de Ciências em conseguir “entrar” verdadeiramente nas salas de aula. Atualmente, é uma ferramenta validada pela comunidade científica. A NM como ferramenta permite: (a) a estruturação da recolha de dados, (b) a elaboração de uma descrição multimodal de uma prática de ensino com determinadas características, (c) a constituição de um acervo digital e público de NM de práticas de ensino em diferentes contextos. Neste capítulo apresenta-se uma visão geral da investigação já realizada usando NM de práticas de ensino numa perspetiva de OpenScience. Torna-se patente a diversidade de linhas e focos de investigação referindo-se alguns dos principais contributos alcançados. O portal digital “Multimodal Narratives” (acervo e ferramenta NM) constitui-se como uma e-ferramenta ao serviço da melhoria das práticas de ensino e da investigação em Educação, em particular a investigação qualitativa, dada a riqueza dos dados disponíveis. A e-ferramenta NM mostra-se valiosa para ajudar o investigador em educação na recolha de dados, no armazenamento e tratamento de dados, na comparabilidade entre dados de diferentes fontes e na disseminação de resultados.
Multimodal Narrations (MNs) emerged more than a decade ago, due to the difficulty felt by a group of researchers in Science Education to truly "enter" the classrooms. Currently, it is a tool validated by the scientific community. MN as a tool allows: (a) the structuring of data collection, (b) the elaboration of a multimodal description of a teaching practice with certain characteristics, (c) the constitution of a digital and public collection of MN of teaching practices in different contexts. This chapter presents an overview of research already conducted using MN teaching practices from an Open Science perspective. It becomes evident the diversity of lines and focuses of research referring to some of the main contributions achieved. The digital portal "Multimodal Narratives" (MN collection and tool) is an e-tool at the service of improving teaching practices and research in Education, in particular qualitative research, given the richness of the available data. The MN e-tool is valuable to assist the educational researcher in data collection, data storage and processing, comparability between data from different sources and dissemination of results.

Description

Keywords

Narrações multimodais Portal digital Investigação em educação Ciência aberta Multimodal narrations Digital portal Research in education Open science

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue