Browsing by Author "Barbosa, Pedro Maciel"
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- Fisioterapia na Comunidade: um projeto interdisciplinar - Reflexão crítica de docentes e estudantesPublication . Santos, Paula Clara; Baylina, Pilar; Oliveira, Carla; Barbosa, Pedro Maciel; Mesquita, Cristina; Dores, Artemisa R; Félix, José; Troia, Sara; Moreira, Ana MariaA intervenção comunitária tem crescido de forma relevante, implicando que os curricula académicos se adaptem a esta nova realidade. A unidade curricular (UC) de Fisioterapia na Comunidade, do 3.º ano da licenciatura de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, visa o desenvolvimento de competências de promoção da saúde. Esta UC envolve uma forte articulação com a comunidade, o que promove a aprendizagem em contexto real e potencia a transferência das competências adquiridas. De entre os objetivos desta UC destaca-se o desenvolvimento de um projeto de intervenção comunitária inovador e de aplicação real, suportado na identificação de necessidades emergentes e considerando o ciclo de vida dos indivíduos e de grupos específicos da população. Por outro lado, o modelo pedagógico Problem-Based Learning (PBL), adotado pela licenciatura em Fisioterapia desde 2009, favorece a forte articulação das diferentes áreas técnico-científicas intervenientes (Fisioterapia; Ciências Sociais e Humanas; Biomatemática, Bioestatística e Bioinformática; Gestão e Administração em Saúde e Terapia da Fala), essenciais para a construção da personalidade individual enquanto futuros terapeutas, e confere ao estudante um papel central na aprendizagem. A análise reflexiva de docentes e estudantes desta UC permite concluir que esta metodologia de ensino tem permitido uma excelente articulação do conhecimento das várias áreas técnico-científicas e a aquisição de competências mais completas por parte dos estudantes. Na perspetiva dos estudantes torna-se evidente também o desenvolvimento de diversas competências transversais, nomeadamente a criatividade, liderança, comunicação, gestão do tempo, trabalho de equipa, relações interpessoais, autonomia e capacidade de decisão.
- Fisioterapia na prevenção de quedas do adulto mais velho: Proposta de Modelo de Intervenção nos Cuidados de Saúde PrimáriosPublication . Casaca, Ana Catarina; Silva, Ana Luís; Silva, Ana Rita; Martins, Anabela Correia; Pinto, Bernardo; Melo, Cristina; Silva, Madalena Gomes da; Conde, Monserrat; Santos, Paula Clara; Barbosa, Pedro Maciel; Pereira, Paulo; Moniz, Rubina
- A fisioterapia na promoção da saúde: intervenção na comunidadePublication . Santos, Paula Clara; Baylina, Pilar; Oliveira, Carla; Barbosa, Pedro Maciel; Mesquita, Cristina; Dores, Artemisa RochaA intervenção comunitária tem crescido de forma relevante no nosso país, implicando que os currículos académicos se adaptem a esta nova realidade. A unidade curricular (UC) de Fisioterapia na Comunidade, do 3.º ano da licenciatura de Fisioterapia, da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, visa o desenvolvimento de competências de promoção da saúde pelos seus estudantes. Esta UC envolve uma forte articulação com a comunidade, o que promove a aprendizagem em contexto real e potencia a transferência das competências adquiridas. De entre os seus objetivos destacamos: identificar necessidades emergentes na comunidade de modo a desenvolver e apresentar um projeto de intervenção comunitária inovador e de aplicação real, considerando o ciclo de vida dos indivíduos e de grupos específicos da população. Por outro lado, a própria licenciatura em Fisioterapia assenta no modelo pedagógico Problem-Based Learning, que adotou em 2009. Este modelo favorece uma forte articulação de áreas científicas e confere ao estudante um papel central na aprendizagem. Nesta UC em concreto participam as áreas técnicocientíficas de Fisioterapia; Ciências Sociais e Humanas; Biomatemática, Bioestatística e Bioinformática; Gestão e Administração em Saúde e Terapia da Fala. A avaliação é contínua tendo os estudantes diferentes tarefas ao longo da UC que contribuem para a tarefa final. A análise reflexiva, em torno de 9 anos de implementação da UC de Fisioterapia na Comunidade, permite concluir que esta metodologia de ensino baseada na aprendizagem integrada tem permitido uma excelente articulação das várias áreas científicas e a aquisição de competências por parte dos estudantes mais completas. Na perspetiva dos estudantes torna-se evidente o desenvolvimento de soft skills. O critério de utilidade dos projetos apresenta uma forte possibilidade de implementação imediata na comunidade. A UC tem uma taxa de aprovação superior a 95% e classificações médias acima dos 17 valores. Na perspetiva dos docentes é de realçar também a mais valia sentida na articulação da equipa docente, quer em termos de gestão dos conteúdos quer em termos de linguagem técnica apreendida e utilizada. Este tipo de metodologia incentiva a partilha e replicação desta experiência pedagógica.
- Healthcare, clinical factors and rehabilitation predicting quality of life in first-time stroke patients: a 12-month longitudinal studyPublication . Barbosa, Pedro Maciel; Ferreira, Lara Noronha; Cruz, Vitor Tedim; Silva, Augusta; Szrek, HelenaOne of the long-term rehabilitation goals in stroke survivors is to achieve the best health-related quality of life (HRQoL). This study analyzes the evolution of HRQoL one-year post-stroke to establish the main pre-stroke, clinical, health care and rehabilitation predictors. This study uses patient-level data from a one-year single-center prospective cohort study of first stroke patients, assessed at baseline, 3, 6 and 12 months. A generalized linear model with a linear response determined independent predictors of HRQol with EQ-5D-3L and SF-6D. The model included age, gender, scholarity, monthly income, residence, occupation, National Institute of Health Stroke Scale (NIHSS), Modified Rankin Scale (mRS), Barthel Index (BI), Mini-Mental State Examination (MMSE), length of stay, door-to-neurological examination time, access, frequency, and satisfaction with rehabilitation care. A total of 391 acute stroke patients, with a mean disability of 3.7 and severity of 11.7 participated. A decline of HRQoL was observed from baseline to the first three months in both indexes, with an increase in HRQoL at 3 months until 12 months. Scores were significantly lower compared to corresponding population norms throughout follow-up, mostly affected by stroke severity, disability, rehabilitation access and frequency. Higher HRQoL was associated with lower mRS, NIHSS, age, length of stay, and with higher BI, MMSE, scholarity, occupation, and rehabilitation care. Clinical measures and rehabilitation care were the strongest HRQoL predictors of stroke survivors regardless of severity levels. These findings may contribute to the development of future health policies that focus on post-stroke recovery.
- Stroke rehabilitation and research: consideration of the role of the cortico-reticulospinal systemPublication . Silva, Augusta; Vaughan-Graham, Julie; Silva, Claudia; Pinheiro De Sousa, Andreia Sofia; Cunha, Christine; Ferreira, Rosália; Barbosa, Pedro MacielA cerebrovascular accident, otherwise known as stroke, has the potential to damage multiple areas within the brain affecting descending motor control via a multitude of pathways resulting in a wide variety of movement problems. The cortico-reticulospinal system, one of the largest motor systems, is frequently affected, compromising its output, resulting in postural control deficits. The identification of clinically relevant instruments and scales to document and evaluate recovery in post-stroke patients is vital. However, the availability of such measures and scales which take into consideration the role of postural control as an integral component of functional movement performance are scarce. This paper will critically discuss the importance of integrating current neuroscience and motor control knowledge in order to better understand and describe the clinical presentation of persons post-stroke such that the effectiveness of stroke rehabilitation can be appropriately measured.
- The MOVE.TE falls prevention and management program: lessons learnt in the Portuguese contextPublication . Barbosa, Pedro Maciel; Martins, Anabela C.; Santos, Paula Clara; Dias, Ricardo; Pereira, Paulo; Pinto, Bernardo; Moniz, Rubina; Casaca, Ana C.; Silva, Rita; Melo, Cristina; Silva, Ana L.; Bigode, Maria J.; Mendes, Hugo; Silva, Madalena Gomes daMOVE.TE is a non-profit participatory physiotherapy platform that aims at translating knowledge in the field of physiotherapy and developing freely available evidence-based physiotherapy programmes targeting the primary care services of the Portuguese National Health service. A group of volunteer academics and clinicians collaborated at different stages and time points to create the first ever falls prevention and management programme and guidance for Physiotherapy in primary care, in Portugal. This report describes this seven-step process. In spite of many challenges, this project constitutes an example of advocacy in physiotherapy for the promotion of better healthcare for older adults.