Browsing by Author "Almeida, Leandro S."
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- Equivalencia factorial de las versiones en español y portugués de un cuestionario de expectativas académicasPublication . Almeida, Leandro S.; Deaño, Manuel; Araújo, Alexandra M.; Diniz, Antonio M.; Costa, Alexandra; Conde, Angeles; Alfonso, SoniaEste estudio presenta los resultados de una investigación sobre expectativas académicas de estudiantes universitarios de primer año de Enseñanza Superior (ES) pertenecientes al norte de Portugal y noroeste de España. Su objetivo es replicar las propiedades psicométricas del instrumento utilizado obtenidas con una versión anterior del mismo. La muestra está integrada por 1.268 estudiantes de primer año de ES con edades comprendidas entre los 17 y 52 años (Mdn = 18, siendo de más de 23 años el 7.4%). Proceden de la región noroeste de España 413 estudiantes (Galicia, Universidad de Vigo) y 855 de la región norte de Portugal (Minho, Universidade do Minho). El 58.1% del total de la muestra son mujeres. Por ámbito de estudio, el 58.4% cursa titulaciones del ámbito científico-tecnológico y los demás del ámbito jurídico-social. Se aplicó el Cuestionario de Percepciones Académicas-Expectativas (CPA-E), estructurado en siete dimensiones: Formación para el empleo/carrera, Desarrollo personal y social, Movilidad estudiantil, Implicación político/ciudadana, Presión social, Calidad de formación e Interacción social. La invarianza del modelo factorial oblicuo del CPA-E fue testada con el LISREL 8.80 mediante el método bivariado latente normal y la estimación de máxima verosimilitud, con la corrección de Satorra y Bentler (1994). Todos los ítems representaron bien a sus respectivos factores y los factores mostraron una buena validez y fiabilidad para los países y el género. Se obtuvo, por tanto, invarianza factorial del modelo para los países y el género. Se asume una versión final del cuestionario común para España y Portugal, así como para mujeres y hombres.
- Expansão do Ensino Superior: Realidades e significados em alguns países de língua portuguesa e espanholaPublication . Almeida, Leandro S.; Canal, Cláudia Patrocínio Pedroza; Sainz-Gómez, Marta; Romero, Isabel; Campira, Farissai P.; Ordóñez, Graciela; Costa, Alexandra R.; Fior, Camila; Ruiz-Melero, María José; Tumbula, Samuel; Bulaque, Paulo Z.; Alfaro, CarlosNas últimas décadas ocorre uma expansão do ensino superior (ES) na generalidade dos países, traduzida no aumento de número de instituições, de cursos e de estudantes, traduzida numa maior diversificação dos ingressantes. Neste artigo, pretendemos descrever a organização e o processo de acesso ao ES em alguns países de língua portuguesa ou espanhola (Angola, Brasil, Costa Rica, Espanha, Moçambique e Portugal), apontando a legislação e práticas que suportam a sua expansão. Em particular destacamos as políticas que aumentaram a heterogeneidade da população estudantil, favorecendo a igualdade de oportunidades de acesso por estudantes provenientes de grupos socioculturais mais desfavorecidos. As conclusões apontam para a existência de estruturas de ES bastante diferentes nos vários países, contudo em todos eles implementam políticas favoráveis ao ingresso dos novos públicos. Paralelamente as instituições de ensino são incentivadas a implementar medidas que favoreçam a adaptação e sucesso de estudantes que ingressam com perfis diferenciados face aos seus estudantes tradicionais.
- Expectativas académicas e não-tradicionais de engenharia em alunos tradicionaisPublication . Costa, Alexandra R.; Araújo, Alexandra M.; Gonçalves, Paula; Almeida, Leandro S.Neste estudo comparam-se as expetativas académicas iniciais de dois grupos de alunos Portugueses do 1º ano de cursos de engenharia: alunos tradicionais e não tradicionais. Para este estudo considerou-se como alunos não tradicionais todos aqueles que ingressam no ensino superior (ES) com mais de 23 anos de idade. Participaram voluntariamente neste estudo 430 estudantes. Os estudantes responderam a um questionário sobre as suas expectativas em torno da experiência no es versando cinco dimensões: Formação para o emprego/carreira, Qualidade da formação, Integração social, Ajustamento à pressão social, e Envolvimento político e cidadania. Os resultados mostram um padrão de elevadas expetativas nos estudantes mais jovens. Esta diferença é mais expressiva nas dimensões Pressão Social e Interação Social, sendo menos expressivos nas dimensões Envolvimento político e cidadania e Formação para o emprego/carreira. As expectativas em torno da Qualidade da formação não se diferenciam em função dos dois grupos de estudantes.
- Exploring the long-term associations between adolescents’ music training and academic achievementPublication . Santos-Luiz, Carlos dos; Mónico, Lisete S. M.; Almeida, Leandro S.; Coimbra, DanielaThere is a positive relationship between learning music and academic achievement, although doubts remain regarding the mechanisms underlying this association. This research analyses the academic performance of music and non-music students from seventh to ninth grade. The study controls for socioeconomic status, intelligence, motivation and prior academic achievement. Data were collected from 110 adolescents at two time points, once when the students were between 11 and 14 years old in the seventh grade, and again 3 years later. Our results show that music students perform better academically than non-music students in the seventh grade (Cohen’s d = 0.88) and in the ninth grade (Cohen’s d = 1.05). This difference is particularly evident in their scores in Portuguese language and natural science; the difference is somewhat weaker in history and geography scores, and is least pronounced in mathematics and English scores (η2 p from .09 to .21). A longitudinal analysis also revealed better academic performance by music students after controlling for prior academic achievement (η2 p = .07). Furthermore, controlling for intelligence, socioeconomic status and motivation did not eliminate the positive association between music learning from the seventh to the ninth grade and students’ academic achievement (η2 p = .06). During the period, music students maintained better and more consistent academic standing. We conclude that, after controlling for intelligence, socioeconomic status and motivation, music training is positively associated with academic achievement.
- Perfiles de expectativas académicas en alumnos españoles y portugueses de enseñanza superiorPublication . Alfonso, Sónia G.; Deaño, Manuel D.; Conde, Angeles R.; Costa, Alexandra R.; Araújo, Alexandra M.; Almeida, Leandro S.Las expectativas académicas de los estudiantes son hoy reconocidas como una variable importante en la explicación de su adaptación y éxito académico. Esa importancia es mayor en los alumnos del primer año, ya que, frecuentemente presentan expectativas iniciales muy elevadas que no siempre llegan a concretarse. Con la pretensión de conocer cuáles son esas expectativas iniciales, el trabajo que se presenta analiza el perfil de las mismas en estudiantes de Enseñanza Superior (ES) de primer año. La muestra está compuesta por 719 estudiantes de diversas titulaciones académicas de las Universidades de Vigo-Campus de Ourense y Minho. A los participantes se les aplicó el Cuestionario de Percepciones Académicas (CPA). Los resultados han sido analizados tomando la nacionalidad y el ámbito de estudio (científico, jurídico-social y tecnológico). Los resultados muestran que los estudiantes portugueses tienden a presentar expectativas más elevadas en general, traduciéndose en una valoración superior de su entrada en la Universidad. A su vez, considerando las siete dimensiones de expectativas evaluadas, se comprueba un perfil similar para ambos países en relación a las expectativas más o menos valoradas. Se destacan las expectativas de obtener una formación que permita acceder a un buen empleo o carrera, en primer lugar, y las expectativas de tener en la Universidad oportunidades de desarrollo personal y social, en segundo lugar, como las más valoradas por los estudiantes.
- Políticas de inclusão, permanência e sucesso académico: os casos de Portugal e BrasilPublication . Marinho-Araujo, Claisy; Almeida, Leandro S.; Costa, Alexandra R.; Caldeira, Amélia(Excerto da introdução) Anualmente aumenta em quantidade e diversidade a população estudantil que frequenta o Ensino Superior (ES) na grande maioria dos países, nomeadamente nos países em processo mais recente de desenvolvimento social e económico. As instituições sociais, e em particular as empresas, requerem quadros profissionais mais capacitados do ponto de vista técnico e científico, assim como um conjunto mais alargado de competências. Jovens e adultos, muitos destes buscando especialização e atualização, sentem o desafio da qualificação como forma de responderem proativamente a estas demandas atuais e futuras da sociedade. Os governos e as instituições são chamados à definição de políticas e implementação de medidas que favoreçam o ingresso, a permanência, a conclusão dos cursos e a empregabilidade dos diplomados. Neste quadro, o ES se caracteriza como um sistema de ensino complexo na sua missão e práticas. (...)
- Sucesso académico no Ensino SuperiorPublication . Costa, Alexandra R.; Caldeira, Amélia; Marinho Araujo, Claisy Maria; Almeida, Leandro S.(Excerto da introdução) Nas últimas décadas assistimos a profundas mudanças no Ensino Superior (ES). De entre elas, e em resposta à maior carência de profissionais qualificados por parte das instituições sociais e das empresas, destacam-se o aumento crescente do número de estudantes ingressantes e os seus perfis mais diversificados em termos de idade, origem social, grupo étnico, background académico anterior e projetos de carreira, entre outros. Apesar da sua crescente atratividade, inclusive o reconhecimento que o diploma do ensino superior permanece ainda como um passaporte interessante para um mais fácil acesso ao mercado de trabalho, e ainda a profissões mais bem pagas e socialmente valorizadas, a verdade é que a frequência do ES não resulta em sucesso para todos os estudantes uma vez ingressados. Consoante o país e as formas de organização dos cursos ou das exigências de acesso, as taxas de abandono, tendencialmente mais elevadas logo nos primeiros anos, oscilam na generalidade dos países entre os 10% e os 40% de ingressos. Pensando nalgumas caraterísticas dos próprios estudantes que ajudem a compreender as razões de tal abandono, os problemas na transição do Ensino Secundário para o Superior, as expectativas desfasadas com a realidade, a dificuldades de integração e adaptação e os baixos índices de aprendizagem e de rendimento são alguns dos problemas identificados na literatura e que não favorecem a permanência e a conclusão dos cursos. Por outro lado, considerando variáveis mais contextuais, podemos pensar que a forma de organização do ES, as suas práticas de ensino e de avaliação, ou a própria cultura ou ambiente académico podem não favorecer a integração da diversidade (...).