Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Políticas de inclusão, permanência e sucesso académico: os casos de Portugal e Brasil

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CL_AR Costa_CIETI_2024_cap.11.pdf184.87 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

(Excerto da introdução) Anualmente aumenta em quantidade e diversidade a população estudantil que frequenta o Ensino Superior (ES) na grande maioria dos países, nomeadamente nos países em processo mais recente de desenvolvimento social e económico. As instituições sociais, e em particular as empresas, requerem quadros profissionais mais capacitados do ponto de vista técnico e científico, assim como um conjunto mais alargado de competências. Jovens e adultos, muitos destes buscando especialização e atualização, sentem o desafio da qualificação como forma de responderem proativamente a estas demandas atuais e futuras da sociedade. Os governos e as instituições são chamados à definição de políticas e implementação de medidas que favoreçam o ingresso, a permanência, a conclusão dos cursos e a empregabilidade dos diplomados. Neste quadro, o ES se caracteriza como um sistema de ensino complexo na sua missão e práticas. (...)

Description

Keywords

Sucesso académico Ensino Superior Políticas de inclusão

Citation

Marinho-Araujo, C., Almeida, L. S.., Costa, A. R. & Caldeira, A. (2024). Políticas de inclusão, permanência e sucesso académico: Os casos de Portugal e Brasil. In A. R. Costa, A. Caldeira, C. Marinho-Araujo, & L. S. Almeida (Eds.), Sucesso Académico no Ensino Superior (pp. 225-241). ADIPSIEDUC

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue