ISCAP - Sistemas de Informação - Comunicações em eventos científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISCAP - Sistemas de Informação - Comunicações em eventos científicos by Author "Abreu, António"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Caderneta Electrónica: Visão de Professores e Encarregados de Educação de Alunos do Ensino Básico da GalizaPublication . Abreu, António; P. Afonso, Ana; Rocha, Álvaro; Pérez Cota, ManuelA investigação aqui descrita explora a primeira fase de um projecto de investigação, cujo objetivo é introduzir uma nova forma de colaboração e comunicação entre a Escola Família, através de uma Caderneta Eletrónica (CE), em Espanha, nas escolas da Galiza. A CE surge para dar resposta às crescentes necessidades de colaboração entre a Escola e a Família, promovendo o processo ensino-aprendizagem e o sucesso educativo, tendo como suporte as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Através de um questionário procurámos obter a perceção dos Professores e Encarregados de Educação (EE) relativamente à adoção de uma CE. Ambos os grupos salientaram a importância da comunicação entre a Escola e a Família e manifestaram interesse na CE, enquanto instrumento de comunicação bidirecional.
- eHealth infrastructures and security in portuguese hospitals: benchmarking with european hospitalsPublication . Vidal de Carvalho, Joao; Rocha, Álvaro; Abreu, AntónioThe aim of this study is to describe and compare eHealth Infrastructures and Security in selected European Union (EU) countries. Using data available from the European Hospital Survey (2012/2013), the study reported in this paper analyses the adoption of five eHealth Infrastructures and Security indicators in Portuguese Hospitals, namely: Externally connected; Broadband; Single and unified wireless; Clear and structured rules on access to clinical data; and EAS (Enterprise Archiving Strategy) for disaster recovery in less than 24 hours. The analysis of these eHealth indicators allows us to understand the position of Portugal in relation to the European average. It has been found that the Portuguese Hospitals are well positioned with regard to the adoption of these indicators and in spite of this, remains a permanent concern to raise the eHealth Infrastructures and Security levels through new projects in progress.
- Electronic booklet: vision of teachers and guardians of Basic School Students of GaliciaPublication . Abreu, António; P. Afonso, Ana; Rocha, Álvaro; Pérez Cota, ManuelThis research here described explores the first phase of a research project whose aim is to introduce a new form of collaboration and communication among the Family and School through an Electronic Booklet (EB), in Spain, in the Galician schools. The EB appears to meet the growing needs of collaboration between the school and the family, promoting the teaching learning process and educational success, supported by the Information and Communication Technologies (ICT). Through a questionnaire we sought to obtain the perceptions of teachers and parents regarding the adoption of an EB. Both groups stressed the importance of communication between the school and the family and expressed interest in EB, as bidirectional communication tool.
- Necessidades e expectativas perante a plataforma Moodle e apoio institucional disponibilizado. O caso do ISCAPPublication . Rodrigues, Sónia; Rocha, Álvaro; Abreu, AntónioO facto de alguns investigadores enfatizarem que se verifica uma subutilização das potencialidades dos Sistemas de Gestão da Aprendizagem (SGA) aumentou o nosso interesse em verificar o que se passava na instituição em que lecionamos. O presente artigo tem como objeto a apresentação da forma como os docentes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) usam a plataforma Moodle, os contextos da sua utilização, a relevância que a plataforma tem, as razões que os levam a usá-la, as alterações sentidas na forma como comunicam com os seus alunos, a perceção das suas necessidades formativas, as suas expectativas e a forma como classificam o apoio da instituição em que lecionam a este nível, assim como verificar se existe de facto uma subutilização da plataforma e se esta serve apenas como mero repositório de ficheiros.