ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico by Author "Araújo, Inês Magalhães"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Envolver produtivamente os alunos através de jogos e estratégias de gamificaçãoPublication . Araújo, Inês Magalhães; Saraiva, Elisa“Envolver produtivamente os alunos através de jogos e estratégias de gamificação” dá nome ao presente Relatório de Estágio elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este documento apresenta o trabalho da mestranda nos contextos educativos onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada considerando todos os pressupostos teóricos e legais e tendo em conta todas as aprendizagens, emoções, experiências e desafios que contribuíram para a sua formação e evolução. O Relatório de Estágio retrata intervenções realizadas pela mestranda em contexto educativo, ressaltando a utilização de diversas estratégias e recursos, adaptando às características dos alunos. A componente investigativa mostrou-se fundamental para a evolução deste RE e o conhecimento adquirido possibilitou a projeção de situações de aprendizagem importantes e significativas, permitindo construir novos saberes e práticas, enaltecendo a importância da investigação e da reflexão como futura docente. Esta foi desenvolvida com duas turmas de 3.º ano, com o objetivo de avaliar a motivação e o envolvimento produtivo dos alunos através de estratégias de gamificação. De valorizar a constante colaboração com par pedagógico, mas, nomeadamente, com as professoras cooperantes, com os professores supervisores e com toda a comunidade envolvente, permitindo caminhar de mãos dadas até à melhoria da qualidade de ensino.