ESE - DPRM - Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico by Author "Barbosa, Luísa Bechara de Lamounier"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- The Role of L1 in the English classroom in the first cycle of Basic Education – a case studyPublication . Barbosa, Luísa Bechara de Lamounier; Canha, Manuel Bernardo QueirozEste relatório de estágio, elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Ensino em Inglês no 1º ciclo da Educação Básica, é o resultado de um estudo de caso realizado em duas escolas básicas no Porto, que teve como objetivo investigar os momentos da utilização da língua materna nas aulas de inglês do 1º ciclo e as funções exercidas dentro da sala de aula, bem como as perspetivas dos alunos e dos professores acerca do papel e da importância do mesmo. O relatório recorreu ao vasto corpo de investigação disponível para examinar os principais argumentos contra e a favor do uso da L1 no contexto EFL (English as a Foreign Language) com o objetivo de delinear as funções estratégicas que o português pode exercer em sala e oferecer uma reflexão mais profunda sobre os diferentes fatores que influenciam a complexa dinâmica do ensino de inglês no 1º ciclo da educação básica em Portugal, como a organização das escolas e a integração do professor de inglês nas mesmas, a gestão e tamanho das turmas, além da idade dos alunos, seus conhecimentos prévios, nível de proficiência e motivação/interesse nas aulas, entre outros. Para fundamentar estes objetivos investigativos e oferecer uma contribuição ao corpo de investigação existente, o estudo de caso recolheu, entre outubro de 2023 e janeiro de 2024, dados qualitativos através de inquéritos por questionário aos alunos, grelhas de observação preenchidas pelos professores, e um inquérito por entrevista realizado junto da professora cooperante do estágio.