ESE - DPRM - Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico by Author "Antunes, Claudia de Sousa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Staging listening: Bridging the gap between the comprehension approach to listening in the young learner classroom and real life.Publication . Antunes, Claudia de Sousa; Ferreira, Ana Patrícia de MagalhãesO presente relatório de projeto visa responder ao importante desafio pedagógico de ajustar os exercícios de compreensão oral realizados em contexto de sala de aula às exigências de compreensão oral da vida real enfrentadas pelos alunos do ensino primário em contextos de EFL. Este estudo utiliza uma abordagem de metodologia mista concebida para avaliar criticamente as práticas de ensino de compreensão oral mais tradicionais e para analisar o impacto da utilização de experiências de compreensão oral da vida real nos currículos. Os resultados indicam que os métodos convencionais precisam de preparar adequadamente os alunos para as complexidades fonéticas e pragmáticas encontradas na oralidade. Este projeto procurou integrar experiências de audição autênticas que contribuíram para uma melhoria significativa das competências auditivas dos alunos em relação à compreensão e à interação com o inglês real, revelando também progressos em termos de consciência fonética e de utilização prática da língua. Este estudo apela à mudança de paradigma no que concerne estratégias de ensino, defendendo compromissos de audição dinâmicos e autênticos que consigam espelhar as interacções linguísticas que ocorrem na vida real. Os resultados sugerem que os decisores políticos na área da educação devem considerar a revisão das normas de aprendizagem de línguas de forma a incluir componentes de audição autêntica obrigatórias, o que poderia transformar o ensino de línguas numa ferramenta mais eficaz para o desenvolvimento multilingue.