ESE - DPRM - Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básico by Author "Cunha, Marina Alexandra Moreira da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A exploração didática da canção na aula de língua estrangeiraPublication . Cunha, Marina Alexandra Moreira da; Canha, Manuel Bernardo QueirozO presente relatório assente na prática de ensino supervisionada levada a cabo no âmbito da realização do Mestrado em Ensino de Inglês e Francês/Espanhol no Ensino Básico pretende reconhecer em que medida “A Exploração didática da Canção na aula de Língua Estrangeira”, pode contribuir para a aprendizagem da língua e da cultura na aula de Língua Estrangeira (LE), prática essa assente no desenvolvimento de um ensino motivador, na fundamentação teórica que realizei e na análise dos Programas e Orientações Curriculares de Inglês e Espanhol para o Ensino Básico emanados pelo Ministério da Educação e da Ciência e do Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas (QECR). Deste modo, os objetivos deste relatório são analisar a pertinência da exploração didática da canção subordinada e adaptada aos mais variados temas na aula de LE, promovendo o desenvolvimento dos domínios de referência estabelecidos nas metas curriculares (Compreensão Oral, Leitura, Interação Oral, Produção Oral, Escrita, Domínio Sociocultural e Gramática) simultaneamente. Sendo as canções um material autêntico e flexível, onde se trabalham exemplos reais da língua, ainda mais, se partirmos de uma perspetiva que tende a reforçar o vínculo entre língua e cultura, pode ser um enorme potencial didático. Assim, aprender uma língua recorrendo à canção como ferramenta didática no processo de ensino/aprendizagem de uma LE, quer seja para comunicar, quer seja para expressar emoções ou sentimentos ou mesmo para atuar em diferentes contextos socioculturais, promove aprendizagens motivadoras e enriquecedoras.