ESE - DPRM - Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básico by Author "Capelas, Lisete Ivone de Oliveira Teixeira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O uso de jogos didáticos para a consolidação do vocabulário na aprendizagem da Língua Estrangeira.Publication . Capelas, Lisete Ivone de Oliveira Teixeira; Canha, Manuel Bernardo QueirozUma das técnicas utilizadas pelos professores para ensinar uma nova língua consiste nos jogos didáticos, uma vez que através da sua utilização, os alunos tendem a mostrar-se mais interessados em aprender uma língua estrangeira (LE). De facto, esta técnica não se resume à sua componente lúdica, pois possui inúmeras vantagens. Destas, destaco o facto de ser extremamente motivadora, o que favorece a captação da atenção dos alunos e a colocação em prática dos conhecimentos adquiridos, firmando a aprendizagem da LE. A devida valorização desta temática cabe ao professor, que se torna responsável pela aprendizagem e, por isso, deve promover um crescimento integral para a criança, nomeadamente os aspetos cognitivos, sociais e afetivos. No jogo, o professor encontra um forte aliado para a superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos, melhorando o seu relacionamento com o que os rodeia, a sua autoestima e a sua confiança. Pela variedade de incentivos que oferecem, pelo ambiente que proporcionam e pela presença de regras, os jogos devem fazer parte do quotidiano da escola nas diversas áreas do conhecimento. O aluno a partir do jogo desenvolve a criatividade, a imaginação, o pensamento, a inteligência, as emoções e a consciência de que não se desenvolve sozinho e, portanto, aprende a respeitar e a relacionar-se com os outros. Este relatório final de estágio procura determinar de que modo a utilização de jogos didáticos ajuda na consolidação do vocabulário na aprendizagem de uma LE.