ESHT - DSIM - Pósteres, resumos em eventos científicos
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Browsing ESHT - DSIM - Pósteres, resumos em eventos científicos by Author "Fernandes, Paula Odete"
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- Application of factor analysis to produce a multivariate indicator of customer satisfaction in a thermal spaPublication . Silvério, Ana Cristina; Ferreira, Jéssica; Ferreira, Fernanda A.; Alves, Maria José; Fernandes, Paula OdeteTourism per se is a highly relevant sector of economic activity that has been growing steadily. In turn, health and wellness tourism asserts itself as a tourism product with a strong trend in terms of consumption (Baloglu et al., 2019) that is expected to grow continuously in the coming years (Rodrigues et al., 2020). Given this reality, it was found that health and wellness tourism experienced about twice as fast growth when compared to other tourism products - by 2019, it recorded a 6.8% growth while other segments recorded a 3.6% growth (Global Wellness Institute, 2021). As such, it has been confirmed that this tourism product becomes a strategy for destinations (Hartwell et al., 2018; Pyke et al., 2016), the tourism industry, and even the country. However, the pandemic caused by COVID-19, incited a number of reflections about the competitiveness of the tourism industry.
- Construção de um índice de satisfação para o cliente termal = Development of a spa customer satisfaction indexPublication . Silvério, Ana; Ferreira, Jéssica; Ferreira, Fernanda A.; Alves, Maria José; Fernandes, Paula OdeteO turismo de saúde e bem-estar tem sido alvo de uma procura gradual e, por esse motivo, apresenta-se como um produto turístico altamente estratégico para os destinos (Hartwell et al., 2018). À vista disso, num ambiente em que o mercado se encontra cada vez mais competitivo, a avaliação da satisfação tem como premissa ajudar os gestores a analisar o desempenho geral dos estabelecimentos termais tal como lhes permite redefinir prioridades e projetar novas estratégias de forma a interferirem positivamente na satisfação do cliente e alcançarem a sua competitividade (Campón-Cerro et al., 2020; Mi et al., 2019). Ainda, importa referir que estudar e analisar a satisfação do cliente termal considera-se perentório pelo facto de clientes satisfeitos serem mais propensos a desenvolver lealdade (Han et al., 2017; Mi et al., 2019). Neste ínterim, o principal objetivo do presente estudo assentou em construir um Índice de Satisfação do Cliente Termal (ISCT) sustentado na técnica estatística de análise fatorial exploratória tendo por base o grau de satisfação dos termalistas do balneário termal de Chaves. Assim, o conhecimento das determinantes da satisfação vão permitir produzir e analisar uma mensuração de satisfação mais robusta mediante a aplicabilidade de um índice multivariado. Com efeito, procedeu-se à aplicação de um inquérito por questionário no período de 13 de julho a 17 de setembro de 2020, mediante um processo de amostragem probabilístico, no qual se recolheram 107 questionários válidos. Para responder ao principal objetivo do estudo recorreu-se a uma análise descritiva que permitiu caraterizar os inquiridos e objetivar a mensuração do nível de satisfação. Posteriormente, aplicou-se uma análise fatorial exploratória que permitiu produzir fatores de satisfação que foram o suporte para o cálculo do ISCT. Os resultados obtidos demonstraram que os fatores mais determinantes que permitem avaliar a satisfação dos inquiridos são: equipamentos, infraestruturas e equipa técnica. Estes fatores explicam 69,9% da variância total dos dados. O ISCT global apresentou um valor bastante expressivo e satisfatório, de aproximadamente 94%, o que permite referir que os termalistas manifestaram estarem muito satisfeitos. Em epítome, a metodologia permitiu apresentar ao balneário termal de Chaves qual o fator com maior necessidade de ser submetido a melhorias, a fim de gerar um crescimento significativo no índice de satisfação.
- Desenvolvimento de um índice de satisfação do cliente termal através de uma análise multivariadaPublication . Silvério, Ana Cristina; Ferreira, Jéssica; Ferreira, Fernanda A.; Alves, Maria José; Fernandes, Paula OdeteEste estudo tem como principal objetivo construir um índice de satisfação do cliente termal (ISCT), recorrendo à análise fatorial exploratória, sustentado no nível de satisfação dos termalistas do balneário termal de Chaves. Para tal, procedeu-se à aplicabilidade de um inquérito por questionário que decorreu entre julho e setembro de 2020, mediante um processo de amostragem probabilístico, tendo-se recolhido 107 questionários válidos. Para responder ao objetivo do estudo efetuou-se, inicialmente, uma análise descritiva para identificar o perfil dos inquiridos e objetivar a mensuração do nível de satisfação. Posteriormente, aplicou-se uma análise fatorial exploratória que permitiu produzir fatores de satisfação que serviram de suporte para o cálculo do ISCT. Como o ISCT global foi de 93,49% pôde constatar-se que os termalistas se encontram muito satisfeitos. Em compêndio, a metodologia permite apresentar o fator com maior necessidade de se submeter a melhorias para gerar um crescimento significativo no índice de satisfação.
- Monitoring of outdoor tourism demand. North of PortugalPublication . Martins, Oliva M. D.; Nunes, Alcina; Ferreira, Fernanda A.; Veloso, Cláudia M.; Santos, Sónia; Correia, Alexandra I.; Fonseca, Manuel José; Silva, Goretti; Rachão, Susana; Vieira, Elvira Pacheco; Carrança, Paulo; Fernandes, Paula OdeteThe Herfindahl-Hirschman Index (HHI) was used in order to understand the tourism competitiveness of the different sub-regions that make up the North Region of Portugal. This index is a measure which helps to analyse market concentration and at the same time determines the competitiveness of the market.
- Outdoor tourism demand segmentation: a case study from North of PortugalPublication . Scalabrini, Elaine; Correia, Alexandra Lopes; Nunes, Alcina; Miranda, Cláudia; Vieira, Elvira; Ferreira, Fernanda A.; Silva, Goretti; Fonseca, Manuel; Carrança, Paulo; Santos, Sónia; Fernandes, Paula OdeteOutdoor tourism has been practised substantially in the last few years, particularly in the pandemic period when outdoor activities increased considerably (Silva et al., 2021). Outdoor tourism can be understood as the practise of outdoor activities (Ferreira et al., 2021) classified as hard or soft (Tsaur et al., 2020; UNWTO, 2014). These activities often take place in nature, protected areas, urban parks, and rural areas (Derek et al., 2019). Furthermore, outdoor tourism is considered one of the fastest-growing subcomponents of tourism and a trend in line with the principles of sustainability and environmental awareness (Valizadeh & Khoorani, 2020). Demand for outdoor activities encourages innovation, especially during uncertainty. Indeed, practitioners of outdoor activities seek health and have shown a growing interest in different activities and have adopted new behaviours, creating an opportunity for organisations to innovate (Hansen et al., 2019).